Um pesadelo que atinge diversas lojas online, independentemente de seu segmento, é o abandono de carrinho. Não sabe o que isso significa? É quando o seu consumidor encontra o produto desejado e por algum motivo ele encerra a página.
Por esse motivo, a JN2 vai te dar 5 dicas para diminuir o abandono de carrinho. Confira!
1. Retargeting
O retargeting, também conhecido como remarketing, é uma tecnologia bastante importante para o seu e-commerce. Através de um cookie instalado no navegador do usuário mediante permissão, é possível impactá-lo com anúncios do produto que ele deixou no carrinho.
Assim, você tem uma forma direta e eficaz de lembrar o consumidor do item “esquecido” e oferecer condições especiais. Alguns exemplos são frete grátis, descontos exclusivos, entre outros, a fim de que ele efetive a compra.
Essa é uma prática bastante comum entre as empresas. Você com certeza já foi impactado por um anúncio de “5% para concluir sua compra”, não é mesmo?!
2. Alerta de Saída de Página
Uma das opções para diminuir o abandono de carrinho é a utilização de alerta de saída de página.
Essa estratégia funciona assim: quando o usuário indica que está saindo do site, perto de clicar na barra de fechamento, ferramentas de mapa de calor são ativadas e ele recebe uma mensagem. Ela pode ser a informação de que um produto está na promoção por tempo limitado, que poucos itens estão em estoque, e etc.
Todas essas ações são necessárias para que o usuário crie o senso de urgência e saiba a importância de finalizar a compra naquele momento.
3. Simplificação de cadastro
Uma das possíveis causas do abandono de carrinho pode ser os formulários gigantescos que o usuário precisa preencher. Por isso, tornar esse processo menos burocrático pode ser uma ótima opção.
Um cadastro mais simples, que colete apenas os dados mais relevantes de seu consumidor agiliza a compra e ainda auxilia na redução de abandono de carrinho.
4. Frete
Compare e faça as contas se o frete cobrado em seu site é um valor justo comparado aos seus concorrentes. Afinal, se um consumidor ver que o seu site tem um valor acima comparado aos demais, existe a grande possibilidade de desistência da compra.
Uma estratégia para atrair a atenção de seu consumidor é oferecer frete grátis para compras acima de valores determinados pela sua loja online.
5. Formas de pagamento
Disponibilizar mais de uma forma de pagamento em sua loja virtual é fundamental. Afinal, os consumidores querem ter o poder de escolha em suas mãos, seja por boleto ou cartões.
Quando você possibilita diversas formas de pagamento a chance de efetivação da compra é ainda maior. No entanto, lembre-se sempre de verificar o que é viável ou não para o seu negócio.
Você deseja uma compra efetiva? Conte com a JN2!
Apesar do abandono de carrinho ser uma dor para muitas lojas online, com as dicas de e-commerce acima você consegue diminuir essa taxa e garantir compras efetivas em seu e-commerce.
E lembre-se: para entender mais a fundo e aprender como otimizar suas vendas, conte com a JN2. Somos experts em e-commerce e estamos prontos para te ajudar!