Homem mexendo no celular e conferindo e-mails

Entre os diversos recursos que temos para trabalhar estratégias de vendas e, com isso, aumentar o faturamento do negócio, está o e-mail marketing no e-commerce. Por meio dessa ferramenta, é possível nutrir o relacionamento com potenciais consumidores da sua loja, até a sua conversão, além de incentivar os seus atuais clientes para novas compras.

Mas engana-se quem pensa que o e-mail marketing só serve para enviar promoções e oferecer descontos para a compra de produtos. É claro que essas ações devem fazer parte do seu planejamento, mas é preciso também levar informação, resolver o problema dos clientes e se tornar uma marca confiável na mente do consumidor.

Você utiliza o e-mail marketing em seu e-commerce? Se sim, está fazendo isso com eficiência? Para tirar todas as suas dúvidas com relação ao assunto, produzimos este artigo com muitas informações para aplicar essa estratégia em seu negócio da melhor maneira possível.

Ao longo deste texto, vamos detalhar a importância do e-mail marketing no e-commerce, trazendo seis dicas valiosas para aumentar suas vendas. Continue com a gente e entenda como usar essa poderosa ferramenta de forma eficaz e com possibilidades reais de trazer retorno ao seu negócio!

Por que dar atenção especial ao e-mail marketing?

Até pouco tempo atrás, era comum ouvir pessoas dizendo que o e-mail marketing era um recurso já ultrapassado, que não trazia resultados para as empresas. No entanto, esse mito nunca ganhou força, uma vez que, na prática, percebíamos o quanto era importante manter o relacionamento com o cliente, fazendo bom uso dessa ferramenta.

Assim, o e-mail marketing vem se tornando ao longo do tempo ainda mais fundamental para qualquer negócio. No e-commerce, esse recurso pode ser útil de diversas maneiras, tanto para conduzir potenciais clientes pelo funil até que se decidam pela compra quanto para trabalhar estratégias de fidelização de pessoas que já compraram em sua loja.

Seja qual for a finalidade, deve haver planejamento e organização na condução dos trabalhos. Isso porque, conforme destacaremos nos próximos tópicos, o e-mail marketing não pode ser usado de qualquer jeito, ou com apenas uma proposta. 

Essa ferramenta é considerada crucial para as empresas justamente por criar conexões profundas com os consumidores, e assim precisa ser compreendida e trabalhada. Caso contrário, seus clientes poderão se irritar facilmente com os conteúdos que receberão no e-mail, prejudicando e muito a imagem da sua loja virtual. Não é o que você quer, certo?

Como usar o e-mail marketing no e-commerce para aumentar as vendas?

E para que você entenda melhor o que pode ser feito para potencializar o uso do e-mail marketing no e-commerce, vamos apresentar algumas dicas a seguir. São sugestões simples e até certo ponto tranquilas de serem aplicadas, mas que raramente são usadas pelas lojas. Por isso, ao utilizá-las, você sairá na frente dos seus concorrentes e terá grandes chances de sucesso no negócio! Confira!

1 – Seja criativo no assunto, para incentivar a abertura do e-mail

Quando recebemos um e-mail de alguma loja ou empresa, geralmente ficamos pensativos se o abrimos ou não. E um dos principais pontos que fazem com que a gente clique e veja o conteúdo do e-mail, é justamente o assunto. Ali, temos a possibilidade de saber algo sobre a mensagem que chegou e o que está por vir, fazendo com que tomemos uma decisão.

Se nessa etapa o lojista não for criativo e não despertar a curiosidade dos clientes, dificilmente eles vão abrir o e-mail. Isso porque, normalmente, as pessoas têm uma rotina agitada, com muitas coisas para resolverem. Então, é preciso convencê-las que sua mensagem é realmente relevante para elas, e uma das formas de fazer isso é logo no assunto.

Portanto, inove, seja criativo, use emojis (dependendo do perfil do seu público) e chame a atenção dos seus clientes no assunto. Reúna sua equipe e defina as melhores maneiras de fazer isso, incentivando os consumidores a, de fato, clicarem e verem o que você preparou para eles.

2 – Segmente seus contatos para os envios das mensagens

Por mais que sua loja virtual venda produtos de um único segmento, seus clientes não são todos iguais. Certamente, eles têm preferências distintas, além de estilos de vida e valores diferentes, entre outras características. Por isso, não é nada recomendável que você envie o mesmo e-mail marketing para toda a sua base de contatos.

Para obter sucesso nessa estratégia, é preciso segmentar os seus clientes. Você pode fazer isso separando-os por idade, sexo e renda, por exemplo, e personalizando uma mensagem de acordo com cada grupo. Assim, será possível trabalhar imagens e linguagens diferentes, mas com o mesmo objetivo: comunicar de forma eficiente, resolvendo um problema do consumidor.

3 – Seja objetivo e claro no conteúdo do e-mail

É bastante comum vermos lojistas que “erram a mão” e enviam e-mails longos, enchendo os consumidores com informações desnecessárias. O resultado disso são clientes insatisfeitos, que nos próximos e-mails certamente não farão questão alguma de abrir a mensagem.

Para evitar essa situação, é preciso caprichar no e-mail, produzindo um conteúdo claro e objetivo, indo direto ao ponto. Procure transmitir toda a mensagem em, no máximo, 200 palavras, comunicando tudo aquilo que é necessário para cumprir a finalidade do e-mail. 

Como esse tipo de e-mail é mais curto, escolha com sabedoria cada palavra que será usada, sem “enrolar” o consumidor. Seja estratégico, use uma linguagem amigável e saiba a melhor forma de entregar a sua mensagem, de maneira clara e objetiva. 

4 – Não se esqueça dos testes A/B

Se você já fez (ou ainda faz) o envio de e-mails marketing, talvez saiba que existe uma possibilidade interessante de testar diferentes versões da sua mensagem: trata-se do teste A/B. Basicamente, esse recurso promove uma disputa entre dois modelos de e-mails que você envia para os clientes, com o objetivo de descobrir qual deles obtém melhor resultado.

Dessa forma, você consegue otimizar suas campanhas, entendendo o que funciona melhor para seus consumidores. É possível testar diferentes assuntos de e-mail, conteúdos, CTAs, entre outros itens. Ao final, basta analisar as métricas e conferir qual versão obteve uma performance mais satisfatória, seja por critérios como taxa de cliques ou de aberturas, ou da forma que preferir.

5 – Envie conteúdos informativos e que não sejam apenas para vender

Uma das grandes falhas de comerciantes que já trabalham com e-mail marketing no e-commerce é enviar, em todas as mensagens, conteúdos voltados para venda. Isso inclui o envio de promoções, descontos, lançamento de produtos, entre outros, “bombardeando” os clientes com propagandas da sua loja a todo momento.

Como consequência dessa prática, os consumidores tendem a ficar entediados e até irritados com a sua marca, o que é péssimo para o negócio. Sabemos que seria excelente vender produtos e serviços diretamente pelo e-mail, mas não é enchendo a caixa de entrada do seu público que você vai conseguir êxito nessa estratégia.

É preciso, portanto, diversificar nos conteúdos enviados, com o objetivo de ganhar autoridade e gerar confiança em seus consumidores. Assim, em médio e longo prazos, sua loja se consolidará como uma marca de referência no setor, sendo bastante lembrada pelo público também na hora de adquirir produtos ou serviços.

6 – Defina um bom call-to-action (CTA) para suas mensagens de e-mail

Uma das maneiras mais eficazes de terminar um e-mail marketing é convidando o cliente para alguma ação, o chamado call-to-action (CTA). Por meio dessa estratégia, o leitor da mensagem pode ser incentivado a seguir se relacionando com a sua loja virtual, conhecendo novos produtos, um blog, redes sociais, entre outras alternativas.

Mas atenção: os CTAs devem ser pertinentes ao conteúdo do e-mail, como uma forma de encerrar com chave de ouro o que foi comunicado na mensagem. Por exemplo, se o e-mail enviado foi sobre descontos incríveis na Black Friday, nada melhor do que finalizar o texto com um CTA direcionando o leitor para a página das mercadorias que estão com desconto.

Dessa maneira, o consumidor seguirá um caminho e continuará interagindo com a sua loja, com grandes chances de adquirir cada vez mais produtos e conteúdos.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para aumentar as vendas com o e-mail marketing no e-commerce. E saiba que, por meio de uma plataforma de e-commerce completa e tecnológica, é possível conhecer melhor seus clientes e trabalhar estratégias de e-mail mais assertivas para atingir em cheio esse público. Para isso, conte com a JN2!

Nossa empresa entrega diferentes soluções para e-commerce, como a criação de plataformas, suporte técnico, customização de lojas virtuais, desenvolvimento de softwares, entre vários outros serviços. Fale agora mesmo com um de nossos experts em e-commerce e entenda como podemos potencializar o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *