O isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus fez com que o mercado virtual crescesse ainda mais. Somente no primeiro trimestre de 2020 houve um aumento de 39% nos e-commerces em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, a criticidade dos usuários também aumentou, sendo essencial investir na Customer Experience (CX) e no sistema de ecossistema colaborativo.

Tendo em mente essa mudança, neste artigo discutiremos a importância de entender as alterações que a transformação digital trouxe para a sociedade, além da necessidade de se adotar otimizações pautadas na CX e no ecossistema colaborativo. Vamos aproveitar também e mostrar quais são os benefícios dessa nova metodologia de trabalho.

Para você que ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

A competição no mercado brasileiro

O mercado brasileiro se encontra em um cenário de alta competitividade. Até o mês de agosto de 2020, o país bateu o faturamento de 41,92 milhões de reais somente com as vendas em lojas virtuais. Essa estatística mostra que os empresários devem cada vez mais investir nas melhorias de suas empresas. 

E com tantos negócios disponíveis na internet, a expectativa do consumidor também cresce. Por isso, os empresários que não adotarem otimizações relacionadas ao ecossistema colaborativo, customer experience e à transformação digital no geral estarão fadados à falência. 

Assim, é imprescindível que o mercado brasileiro se adapte às novas relações e entenda que a exigência dos usuários é um fator primordial para converter um lead em verdadeiro consumidor de sua loja virtual. Quanto melhor for a experiência, maior a chance dessa relação!

Quais os pontos comuns no ecossistema colaborativo?

Um ecossistema colaborativo se trata de redes de apoio, que funcionam como parceiras de uma empresa. A centralização de todos os serviços não é mais uma opção viável para os negócios e a transformação digital indica que esse novo modelo de trabalho em conjunto colabora principalmente para otimizar um produto/serviço. 

Imagine, por exemplo, que para construir um notebook no Brasil sejam necessárias 10 peças. Infelizmente, a sua empresa não possui recursos suficientes para produzir todos esses materiais, sendo viável realizar um sistema de ecossistema colaborativo para que outros negócios de fora do país participem dessa criação e entreguem os materiais que faltam na produção. 

A metodologia de ecossistema colaborativo serve também para todos os serviços que cercam uma empresa, como fornecedores e clientes, além de permitir que o empresário foque mais tempo no desenvolvimento da customer experience.

Nesse sentido, existem pontos comuns dentro deste modo, que mostram como funciona essa relação inter-empresa. Confira:

  • Linearidade na rede de valor: cada empresa na relação traz o seu valor ao produto/serviço comercializado;
  • Canalização: existe uma plataforma em comum para unir os colaboradores envolvidos neste ecossistema;
  • Descentralização: a metodologia não é controlada e funciona de acordo com as demandas do mercado. 

Benefícios do ecossistema colaborativo para empresas

Para você, empresário, que está interessado em adotar o método de ecossistema colaborativo para a sua empresa, podemos afirmar que existem muitos benefícios nesta relação. Além de auxiliar o seu tempo para desenvolver uma customer experience melhor para o consumidor, também facilita muitos processos internos de seu negócio.

Por isso, listamos aqui 4 das principais vantagens de adotar essa metodologia de parceria no mercado atual! 

  1. Melhorar custos com logística

Em primeiro lugar, adotar o ecossistema colaborativo é uma maneira de melhorar custos com logística.

No exemplo que demos sobre a construção de um notebook dentro do Brasil, viu-se inviável construir uma determinada peça no território nacional. Com isso, a importação desta peça ajudou não somente na produção, mas também na redução de gastos com a elaboração de uma ferramenta que não é comum aqui. 

Outro exemplo que pode ilustrar esse benefício é sobre o desenvolvimento de smartphones. A empresa Apple precisa da Samsung como fornecedora de chips de processamento, mesmo que elas sejam concorrentes no mercado. Isso mostra que o processo de colaboração pode ocorrer em qualquer mercado. 

  1. Ampliar o alcance de público

Além disso, com o relacionamento direto com outra empresa é possível aumentar o alcance/retenção de públicos e até mesmo fazer o número de vendas da sua loja crescer no mercado.

Dessa forma, por meio do ecossistema colaborativo pode-se firmar parceria diante dos concorrentes e mostrar que ambas as marcas andam lado a lado para a produção de determinado produto/serviço. Isso faz que novos consumidores se sintam atraídos e que os nichos segmentados de cada empresa busquem saber mais sobre a nova parceria. 

  1. Melhor compreensão dos processos

Não poderíamos deixar de falar, é claro, sobre a melhoria na compreensão dos processos internos de uma empresa. Muitas vezes a logística não é bem detalhada e faz com que o seu negócio tenha perdas econômicas pela falta de explicitação sobre os gastos com produção.

Contudo, com o ecossistema colaborativo é mais fácil entender qual a função de cada negócio. 

Pense que você possui a sua loja virtual e que apenas faça o processo de venda. A fornecedora é responsável pela construção do produto e mostrar a você todos os gastos para produzir aquela mercadoria. Com isso, fica mais claro onde estão os gastos e todo o ciclo de vendas.

  1. Colaboração na captação de dados

Por fim, a colaboração entre empresas para a captação de dados também é outro ponto muito benéfico nessa metodologia. A parceria pode aumentar o número de consumidores de um negócio e fazer com que mais informações sejam coletadas para entender sobre o público-alvo, desejos desse cliente e até mesmo feedbacks sobre os produtos. 

Além disso, existem várias formas de colher esses dados, seja pelos cookies de uma loja virtual ou até mesmo com as informações armazenadas sobre os usuários de cada empresa.

Conclusão

Portanto, entendemos até aqui que o ecossistema colaborativo é uma excelente técnica para o mercado e uma forma de se destacar na concorrência. 

Com o aumento da competitividade entre empresas, aderir à transformação digital e buscar cada vez mais entregar uma excelente customer experience ao consumidor é uma ótima maneira de se sobressair.Para você, empreendedor, que está em busca de apoio no mercado, conheça a JN2! Oferecemos apoio a você no mercado digital por meio de uma plataforma bem elaborada e de qualidade. Conte com a gente!

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