fbpx Skip to main content

Empresa x freelancer: qual é o melhor para sua loja Magento 2?

Início » Blog » Empresa x freelancer: qual é o melhor para sua loja Magento 2?
Mulher em dúvida - loja Magento 2

Entre as diversas dúvidas que passam pela cabeça dos donos de e-commerces, está uma relacionada à contratação de profissionais para o negócio. Em nosso caso, estamos falando dos serviços ligados ao desenvolvimento da plataforma e à manutenção de toda a estrutura do e-commerce. Diante disso, o que é melhor para sua loja Magento 2: contratar uma empresa especializada ou um freelancer? 

De fato, essa é uma decisão fundamental e que precisa ser muito bem pensada. Afinal, você confiará serviços essenciais da sua loja virtual a outra empresa ou profissionais freelancer, e nada mais importante do que saber quem está melhor preparado para trabalhar em seu negócio.

Por isso, vamos falar sobre esse assunto em nosso texto. No decorrer deste artigo, você verá as vantagens e desvantagens de contratar um freelancer e uma empresa especializada para sua loja Magento 2. Assim, ao final da leitura, será possível definir o que melhor se encaixa em seus objetivos para a loja virtual. Acompanhe!

Vantagens de contratar um freelancer

Para começar, vamos falar sobre o freelancer. Para quem ainda não sabe, esse profissional atua de forma independente, sem ter vínculo formal com empresas. Conhecido também como profissional autônomo, ele normalmente realiza serviços por projeto ou demanda, com prazo estabelecido para término.

Veja a seguir as principais vantagens de se contratar um freelancer.

Preço

Um dos grandes atrativos do freelancer é o valor cobrado pelos seus serviços. Isso porque, na maioria dos casos, por se tratar de apenas um profissional envolvido, o preço acaba saindo mais barato, o que chama a atenção de muitos lojistas.

Comunicação

Mais um ponto que conta a favor dos freelancers diz respeito à comunicação durante a realização dos serviços. Muitos donos de e-commerces reclamam do atendimento de algumas empresas, ressaltando a dificuldade em se comunicar com seus profissionais.

No caso do freelancer, a comunicação tende a ser mais fácil e rápida, já que há somente um profissional responsável por todo o trabalho. No entanto, é preciso destacar que existem empresas que também mantêm uma comunicação eficiente com os lojistas, respondendo sempre de forma rápida e objetiva às solicitações.

Desvantagens

Após vermos alguns benefícios dos freelancers, chegou a hora de conferirmos as principais desvantagens desses profissionais. Acompanhe.

Falta de conhecimento sobre o Magento

Quando o lojista decide contratar um freelancer para sua loja Magento 2, ele precisa ter em mente que o Magento não é um sistema tão simples, e, por isso, é necessário conhecimento para operá-lo. Muitos freelancers oferecem serviços nessa área e sequer possuem habilidades necessárias para fazer todo o trabalho.

Por isso, é preciso ficar atento e pesquisar bastante antes de fazer uma contratação. Afinal, a tecnologia Magento agrega bastante ao seu negócio e potencializa as vendas, mas também exige conhecimento avançado para sua implementação e manutenção.

Prazos nem sempre respeitados

Uma outra situação que acontece muito com alguns freelancers diz respeito aos prazos estabelecidos. É bastante comum que vários desses profissionais acumulem trabalhos diversos, resultando em grandes dificuldades de organização e entrega dos serviços no prazo combinado. 

Inexperiência em projetos mais complexos

Como já mencionamos anteriormente, a tecnologia Magento 2 exige conhecimento técnico avançado. Por mais que existam freelancers que sejam bons programadores e desenvolvedores, muitos não têm experiência em projetos mais complexos, como é o Magento.

Dessa forma, todo o funcionamento da sua loja virtual poderá ser comprometido. Daí a importância de conhecer bem quem você está contratando e que garantias terá.

Falta de garantia nos serviços prestados

Por falar em garantia, essa é outra desvantagem dos serviços prestados por freelancers. Grande parte desses profissionais, após a realização dos serviços, não dá qualquer tipo de garantia pelo que foi feito. O resultado disso, caso surjam novos problemas, são mais gastos que o lojista terá, já que será preciso corrigir o que foi feito.

Vantagens de contratar uma empresa para sua loja Magento 2

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o trabalho do profissional freelancer, chegou o momento de ver as vantagens e desvantagens de se contratar empresas especializadas. Confira, inicialmente, as principais vantagens!

Infraestrutura

Para começar, um dos grandes benefícios de se contratar uma empresa para sua loja Magento 2 é contar com a sua infraestrutura. Os profissionais que vão atuar em seu negócio trabalham em modernos computadores, com plataformas, componentes e sistemas altamente tecnológicos.

Tudo isso possibilita um trabalho mais ágil, flexível, confiável e seguro. Por isso, quando o lojista contrata uma empresa especializada, ele ganha muito mais do que somente o serviço que será prestado.

Profissionais especializados

Ao contratar uma empresa para sua loja Magento 2, você já contará com o trabalho de profissionais especializados, prontos para fazerem o melhor para o seu negócio. Sabe quando falamos que o Magento exige conhecimento técnico avançado para sua operação? Então, saiba que nas empresas você encontrará programadores com essas habilidades.

Além disso, é preciso destacar que sua loja Magento 2 precisará de serviços relacionados ao back-end, front-end e infraestrutura. Em uma empresa, você conta com o conhecimento de profissionais diversos, que atuam em todas essas áreas. 

Se o lojista contratar um freelancer, por exemplo, dificilmente ele conseguirá trabalhar, sozinho, em todas essas áreas do seu e-commerce. Já pensou nisso?

Experiência no desenvolvimento de projetos

Contar com o trabalho de quem tem experiência no assunto, e sabe o que está fazendo, é fundamental. Quando se contrata uma boa empresa especializada, as chances disso acontecer são enormes, já que os serviços oferecidos são embasados por anos de trabalho e muitos projetos desenvolvidos com sucesso.

Por isso, uma outra grande vantagem de se contratar uma empresa é ter à disposição todo esse know-how, que sem dúvida alguma traz mais segurança e tranquilidade para os lojistas.

Suporte e acompanhamento constantes

Quando se contrata um freelancer para determinado serviço, como falamos, não há garantias ou qualquer tipo de suporte. No caso de empresas, essa preocupação não existe, já que os profissionais envolvidos oferecem todo o suporte necessário para sua loja Magento 2 continuar funcionando e vendendo muito.

Desvantagens

No trabalho das empresas, há também alguns pontos que podem ser considerados como desvantagens para alguns lojistas. Contudo, é preciso avaliar bem o que se pode conseguir a médio e longo prazos e, assim, entender se de fato são mesmo desvantagens. Veja a seguir.

Investimento

Ao contratar os serviços de uma empresa para sua loja Magento 2, o lojista precisará de um investimento maior do que na contratação de um profissional freelancer. Isso porque, como mencionamos ao longo deste texto, o comerciante contará com uma série de benefícios e garantias oferecidos pelas empresas.

Muitos donos de negócios agem pensando apenas no curto prazo, buscando soluções mais baratas e que os atendam naquele momento. Contudo, esse barato pode sair muito mais caro, dependendo do tipo de serviço que será feito e por quem será realizado. Pense bem nisso e procure enxergar o que será mais vantajoso para seu e-commerce a médio e longo prazos.

Tempo de entrega dos serviços

Outro ponto que também exige reflexão diz respeito ao tempo de entrega dos trabalhos. Em muitos casos, o lojista tem pressa e quer todo o serviço realizado “pra ontem”. Em boa parte das empresas, as demandas são analisadas e é passado para o comerciante o prazo em que tudo pode ser feito e entregue, com qualidade, eficiência e segurança.

Muitas vezes, esse prazo não agrada ao lojista, que prefere procurar outras formas de ter suas demandas atendidas, como os próprios freelancers. No entanto, é fundamental que o empreendedor entenda que agilidade não significa correria e desorganização, mas sim o trabalho realizado com qualidade e no melhor tempo em que pode ser feito. E é isso que uma boa empresa faz.

Conclusão

E então, conseguiu entender as vantagens e desvantagens de freelancers e empresas para sua loja Magento 2? Após a leitura deste artigo, pode ser constatado que a contratação de empresas traz mais segurança, confiabilidade e qualidade para o negócio, principalmente quando falamos de e-commerces que trabalham com a tecnologia Magento.

Portanto, quando for contratar serviços para sua loja virtual, lembre-se dos pontos abordados neste artigo e tome a melhor decisão. Por falar nisso, você conhece a JN2? Nossa empresa é especialista em soluções para e-commerce, atuando no desenvolvimento de plataformas Magento 2, customização de lojas virtuais e vários outros serviços.Quer saber mais sobre como podemos potencializar o seu negócio? Fale agora mesmo com um de nossos experts e faça a escolha certa para sua loja Magento 2! Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Como Abrir uma Loja Virtual