Com o mercado de trabalho cada vez mais escasso, uma opção viável que as pessoas encontram é abrir a sua própria loja virtual e usar o trabalho autônomo para se sustentar. Contudo, uma grande dificuldade nessa relação é como escolher um fornecedor de qualidade, que realize uma parceria estável e benéfica para o seu negócio.

Por isso, decidimos construir este artigo para você! Aqui mostraremos a importância de contratar boas parcerias neste momento, além de como escolher um fornecedor que seja ideal para a sua empresa. Como bônus, apresentaremos também algumas dicas para que você não caia em golpes e apenas opte pela melhor parceria de compra de mercadorias.

Ficou interessado no assunto? Continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

A importância de bons fornecedores para loja virtual

O ano de 2020 foi um marco para a transformação digital. No Brasil, a Ebit Nielsen registrou um crescimento de 47% em abertura de e-commerces somente no primeiro semestre. Essa porcentagem revela a quantidade de pessoas que optaram por esse modelo de trabalho e realmente estão aderindo ao mundo virtual. 

Contudo, nem tudo são flores! Novos empresários sempre possuem alguma dificuldade, principalmente na hora de encontrar um fornecedor. Caso você decida pela parceria errada, muitos problemas podem surgir, como custos altos e até mesmo escassez de alguns produtos fundamentais para a sua loja.

Por isso, é fundamental separar tempo de qualidade para analisar como escolher um fornecedor confiável e que atenda a todas as suas necessidades.

Como escolher um fornecedor para o meu e-commerce?

Imagine que você tenha uma loja virtual de roupas. Para que a sua vitrine esteja sempre repleta de modelos e que você tenha variedade na empresa é necessário realizar uma boa parceria com os fornecedores e sempre guardar um plano B caso aconteça algum imprevisto.

Nesse sentido, existem técnicas essenciais na hora de procurar o braço direito para a sua loja, que nós vamos mostrar aqui.  

Com o fabricante

Em primeiro lugar, se você não faz a menor ideia de como escolher um fornecedor, busque pelos próprios fabricantes. Além de oferecer melhor custo/benefício, já que você irá pagar o valor de fábrica, as chances de cair em um golpe são menores.

Porém, é importante destacar que nem todas as fabricantes fazem negócios pequenos. Se você estiver em busca de uma grande compra e as suas contas forem compatíveis com esse volume de compras, essa parceria pode acontecer. Mas, se for um número pequeno de produtos, muito provavelmente não aceitarão a sua encomenda. 

Pesquisando online

Se antigamente o dicionário era o “pai dos burros”, hoje em dia o Google é o nosso verdadeiro pai. Por meio de apenas um clique nesse grande site é possível encontrar diversas opções de fornecedores até mesmo próximos de você.

Ou seja, cabe avaliar qual a melhor parceria para a sua loja virtual e levar em consideração alguns pontos importantes, como preço, qualidade e tempo de entrega na hora de pensar em como escolher um fornecedor.

Engenharia reversa

Essa é uma forma de não muito indicada, mas que devemos falar caso seja de seu interesse. A engenharia reversa é uma maneira de buscar pelo fornecedor e analisar o processo de produção do produto para que você replique sozinho.

A metodologia reversa é muito comum entre empresas de engenharia, por isso foi denominada desta forma. Mas, é preciso cuidado: em algumas situações essa atitude pode ser ilegal (e soar como plágio).

Feiras 

Quem nunca ouviu falar das famosas sacoleiras? Por mais que essa seja uma atitude comum principalmente entre pessoas que vendem roupas, uma maneira de escolher um fornecedor (e que poucos colocam em sua lista) é buscando em feiras, atacadões e demais tipos de mercados em atacado. 

Além de ser um ótimo custo/benefício, as opções são variadas e você consegue até mesmo trocar os produtos de acordo com a estação/moda de determinada época. 

Catálogos

Os fornecedores que oferecem catálogos físicos ou virtuais também são excelentes opções para a sua loja virtual. Além de repaginar o seu e-commerce a cada período (seja por estação, venda sazonal, entre outros), você consegue sempre trazer novos clientes para a sua página.

É importante destacar que nem todos os tipos de empresas podem optar por esse modelo de fornecimento. Se você vende peças de carro, por exemplo, torna-se difícil mudar nesse ritmo. 

Mercado fixo

Por último, o mercado fixo é uma excelente opção para quem busca estoque cheio, mas não se importa em variar nos produtos. Ruas como 25 de Março, em São Paulo, ou Saara, no Rio de Janeiro, são lugares que sempre possuem bons vendedores e que se encontram sempre no mesmo lugar.

O que pode ocorrer, no entanto, é não encontrar as mesmas peças depois de um tempo. A depender de cada loja, isso pode ser um problema ou não. 

Dicas para escolher um fornecedor confiável

Agora que você já sabe como funcionam as vendas online e como escolher um fornecedor, vamos mostrar algumas dicas essenciais sobre como encontrar um parceiro que seja confiável e que possa ter um relacionamento duradouro para a sua empresa. 

Aproveite também e leia o nosso artigo sobre tipos de plataforma e-commerce para desenvolver a sua loja virtual. 

Qualidade do produto

O primeiro ponto que você precisa analisar ao pensar em como escolher um fornecedor é a qualidade do produto. Mesmo que o preço seja em conta, revender mercadorias que irão estragar facilmente sujam a sua imagem no mercado digital. 

Preços e formas de pagamento

Além disso, é importante buscar fornecedores que aceitam diversas formas de pagamento e que façam preços interessantes para você. 

Muitas pessoas iniciam no ramo digital com pouco dinheiro e precisam de um cartão de crédito, PicPay e demais ferramentas para pagar os produtos (sem contar que não é possível gastar valores exorbitantes em determinadas mercadorias). 

Distância do fornecedor

Na hora de pensar em como escolher um fornecedor, uma dica fundamental é procurar por aqueles que são próximos de sua casa ou do local em que você irá trabalhar. Realizar parcerias e buscar mercadorias longe faz que você tenha um custo mais alto, além de perder tempo de qualidade nesse deslocamento. 

Capacidade de fornecimento

Uma análise muito importante neste momento de escolha é sobre a capacidade de fornecimento. Você está com uma demanda alta? Busque por empresas que consigam entregar a quantidade necessária. Nunca espere que os fornecedores se desdobrem para produzir a sua mercadoria, pois isso pode ser uma grande dor de cabeça. 

Prazo de entrega

E, por fim, o prazo de entrega precisa estar de acordo com o tempo de envio do produto para o cliente. Caso o fornecedor demore para entregar a mercadoria, isso irá atrasar o seu processo e somente o nome de sua empresa ficará sujo. Portanto, busque por empresas mais ágeis. 

Conclusão

Concluímos ao final deste artigo que as formas de como escolher um fornecedor para sua loja online estão em duas mãos. Cabe a você realizar uma pesquisa e eleger as melhores opções, que são ideais para o seu negócio. 

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