De forma básica, o inbound commerce pode ser definido como uma estratégia de marketing com foco no digital.
Contudo, esse é o conceito simplório, e por trás dessa estratégia existem etapas, ferramentas específicas e, para as empresas que o incorporam, resultados exponencialmente melhores.
Você quer saber, com mais profundidade, sobre a estratégia e como utilizá-la no seu e-commerce? É muito simples! Continue a leitura!
O que é inbound commerce
O inbound commerce é uma adaptação do inbound marketing para a realidade das lojas virtuais. Ou seja, as estratégias são bastante parecidas, mas o inbound commerce visa a atração do público para um estabelecimento virtual.
Além da atração, o inbound voltado para e-commerce possui outros dois pilares: conversão e fidelização do cliente.
Como funciona
O inbound commerce é dirigido ao consumidor online, ou seja, aquele acostumado a fazer compras em outros sites.
Assim, para começar, o empreendedor deve definir seu público-alvo. Essa segmentação facilita a busca de potenciais clientes e delimita as ações de marketing aos canais onde eles estão.
Além de atrair o consumidor para o site, o inbound commerce é usado para extrair informações desses potenciais clientes e facilitar a movimentação deles no funil de vendas: da atração até a fidelização. Ou seja, a estratégia ajuda a transformar visitantes em compradores e, mais tarde, em clientes fiéis.
Vale ressaltar que muitas transações online começam em pesquisas nos sites de busca, principalmente no Google. Por esse motivo, é fundamental que as páginas do e-commerce atendam aos mecanismos de SEO. Se possível, também é interessante algum investimento em publicidade online.
Como utilizar o inbound commerce nas suas estratégias
Nos tópicos seguintes, exemplificamos como o inbound commerce pode ser aplicado nas estratégia de marketing de uma loja virtual. As dicas estarão separadas em: atração, conversão e fidelização. Confira!
Como melhorar a atração
Alguns donos de e-commerce cadastram seus produtos com pressa, ansiosos para vender o quanto antes. Por isso, é necessário sempre priorizar uma boa descrição dos produtos.
Nesse sentido, é importante valorizar a qualidade e os benefícios oferecidos, sempre se atentando para eventuais erros e organizando bem as informações.
Uma estratégia de inbound bem aplicada ao e-commerce pode colocar os produtos da sua loja virtual nas primeiras páginas dos buscadores, quando usuários estiverem pesquisando. A melhor parte é que tudo acontece de forma orgânica, sem mídia paga.
Mas, para isso, existe uma retaguarda e as descrições fazem parte do jogo. Não cometa o erro, por exemplo, de copiar a descrição do fabricante, pois o Google irá priorizar o conteúdo original. Elabore um texto diferente, completo e com boas práticas de SEO. Além disso, tenha cuidado com termos técnicos que podem dificultar a compreensão.
Outro ótimo caminho para a atração, e demais fases da jornada de compra, é a criação de um blog vinculado a loja virtual.
Nesse caso, o empreendedor adota uma estratégia de criação de conteúdos para o blog, que podem ser úteis por um longo período de tempo, ajudando a mover os usuários no funil e gerando mais vendas.
Como aumentar a conversão
Para aumentar a taxa de conversão, um dos melhores e mais consolidados caminhos é a estratégia de email marketing.
Para isso, você irá precisar do blog para começar a capturar e-mails. Nele, espalhe CTA’s de captura de e-mail na loja e no blog, oferecendo um desconto na primeira compra, por exemplo.
Depois que o usuário iniciar o vínculo e fizer a primeira compra, tudo fica mais fácil. Porém, a próxima compra poderá depender de um empurrãozinho. Por isso, logo depois do cadastro, envie um e-mail para os contatos capturados, se possível, utilizando ferramentas de automação.
Comece a se comunicar por e-mail de forma recorrente, mas tenha o cuidado de não exagerar na quantidade de mensagens. Além disso, é interessante intercalar divulgação de produtos e de conteúdo no blog.
Como atingir a fidelização
Nesta fase, o inbound commerce funciona fazendo a verdadeira magia: transformando clientes em promotores da marca. E, depois que a marca ganha um novo cliente, por que não seguir fazendo ofertas com produtos relacionados a ele?
Na fidelização, algumas ferramentas costumam ajudar, garantindo novas vendas. Entre elas estão:
- blog;
- mídias sociais;
- email marketing com automação.
Novamente, o e-mail marketing será usado para dar sequência a comunicação com o cliente. No entanto, agora, é preciso segmentar a base de contatos com eficiência.
O mesmo e-mail não pode ser enviado para a base inteira. Para realizar essa tarefa com precisão, o ideal é recorrer a uma ferramenta capaz de automatizar os envios.
Medindo o desempenho
Acompanhar o desempenho, saber o que está funcionando e o que precisa de melhoria também é uma tarefa importante. Esse é o melhor jeito de conferir se as ações adotadas realmente estão atraindo visitantes para a loja.
A taxa de abertura e a quantidade de cliques nos e-mails, além dos acessos e conversões pelo blog são números que devem ser sempre acompanhados. Procure insistir nas ações que mostram acerto e reveja aquelas que não estão trazendo resultados satisfatórios.
Todos os recursos SEO no seu e-commerce
Assim como o uso de extensões para otimizar sua loja virtual, é importante adotar o inbound commerce e as técnicas de SEO.
Na JN2, sua loja virtual tem à disposição recursos avançados de otimização SEO para melhores resultados nos mecanismos de busca, como o Google. Além disso, há a facilitação no envio de e-mails para seus clientes, integrando a loja à plataforma de e-mail marketing.
A melhor plataforma para e-commerce do mercado também permite a criação de um blog para a sua loja e a integração das suas vendas por meio das redes sociais. Tudo para que o seu e-commerce tenha sucesso na estratégia de marketing e nas vendas online.
E então, será que o inbound commerce é capaz de fazer sua empresa vender mais na internet? Nós sabemos que sim! Além de atrair e fidelizar, essa estratégia pode melhorar a experiência do cliente e, com isso, transformar pesquisadores em clientes fiéis e propagadores da marca.
Entre em contato com a JN2 e converse com um dos nossos experts sobre o futuro da sua loja!