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Entenda o que prejudica as vendas do e-commerce e fuja desses erros

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Homem pensativo olhando para notebook

Para que uma loja virtual se mantenha competitiva no mercado e obtenha lucro, uma série de ações devem ser realizadas, além de se evitar vários erros que atrapalham o negócio. Entre essas falhas, estão algumas cruciais e que prejudicam bastante as vendas do e-commerce, sendo fundamental que o lojista fuja delas o quanto antes.

Isso porque esses pontos impactam diretamente no faturamento da loja virtual. Assim, você percebe facilmente essa queda ao notar uma boa quantidade de vendas em um determinado período do ano, e depois uma diminuição brusca desses números. Os motivos podem ser vários, por isso a importância de investigar os processos do e-commerce para encontrar os erros e corrigi-los.

Se você ainda não entendeu como isso pode ser feito, ou o que pode provocar uma queda nas vendas do e-commerce, a leitura deste artigo será crucial. Neste texto, destacamos alguns pontos importantes sobre o assunto, inclusive as principais causas da diminuição de vendas de uma loja virtual.

Além disso, ressaltamos também o que você pode fazer para mudar esse cenário, o que também é essencial. Portanto, continue a leitura deste conteúdo, saiba o que está prejudicando o seu negócio e fuja desses erros o mais rápido possível!

A queda do faturamento nas vendas do e-commerce

Muitos empreendedores usam o faturamento como indicador financeiro do negócio. E com toda razão, já que, por meio dele, é possível obter um certo padrão da loja virtual no que diz respeito à quantidade de pedidos feitos em um determinado período do ano. Dessa forma, quando o faturamento tem uma queda considerável, é sinal de que algo não está funcionando bem no e-commerce.

Na verdade, quando ocorrem perdas menores no faturamento, é até normal. Isso acontece devido a questões sazonais, principalmente envolvendo datas comemorativas em que verifica-se grandes picos de vendas. No entanto, o problema é quando as quedas de faturamento ocorrem de maneira mais brusca, chamando a atenção dos lojistas e evidenciando que algo não está normal.

Nesse cenário, é fundamental investigar o que pode estar acontecendo e isso precisa ser feito o quanto antes. Portanto, reúna sua equipe, faça análises e procure entender o que houve naquele período e o que pode ter influenciado na queda de faturamento do seu e-commerce.

Quanto a essa análise, é fundamental que sua loja virtual possua importantes ferramentas integradas à plataforma de e-commerce. Assim, será possível verificar com mais facilidade e eficiência todos os processos que envolvem o funcionamento do seu negócio, identificando os pontos causadores da alteração nas vendas.

Principais causas da queda de vendas do e-commerce

Como falamos no último tópico, uma análise de todo o funcionamento da sua loja o fará encontrar algumas respostas para seus problemas. Contudo, a seguir, já elencamos alguns pontos importantes e que costumam ser as principais causas da queda de vendas do e-commerce. Confira!

Falta de estoque

Por mais que possa parecer óbvio e que, por isso, não aconteça tanto, a falta de estoque nas lojas virtuais continua sendo uma das principais causas da queda de vendas. Isso ocorre devido a cálculos imprecisos ou sem fundamento feitos no negócio, além da falta de recursos que possibilitem um trabalho mais eficiente e seguro.

Nesse ponto, destacamos mais uma vez o quanto é essencial o lojista contar com uma plataforma de e-commerce integrada a inúmeros recursos. No caso do estoque, por exemplo, um bom CRM seria muito útil, pois avisaria quando determinada mercadoria estivesse acabando. 

Por incrível que pareça, ainda existem diversos comerciantes que usam processos manuais, não aproveitando as vantagens da automatização. Outro recurso que pode ser bem utilizado nesse procedimento é o ERP, ferramenta que possibilita uma gestão eficiente e completa do seu estoque, além de várias outras funcionalidades.

Valor do frete

Mais uma prática que pode prejudicar as vendas na sua loja virtual é o valor do frete. A queda no faturamento de um e-commerce pode ocorrer muito em função de uma loja oferecer frete grátis por um tempo e, depois, passar a cobrar por esse serviço, com um valor mais alto.

Com isso, o valor do frete acaba desestimulando os consumidores a comprar do seu negócio. Se levarmos em consideração que ele pode encontrar valores mais atrativos no seu concorrente, as perdas são ainda maiores, prejudicando bastante o seu e-commerce.

Por isso, é essencial que o lojista faça pesquisas e busque por preços competitivos junto a empresas de logística em todo o país. Nesse cenário, existem plataformas de e-commerce que podem ser integradas aos principais gateways logísticos do mercado, o que conectará o seu negócio às melhores transportadoras do país.

Aumento dos preços dos produtos

Quando se aumenta os preços dos produtos de uma loja virtual, há uma tendência de queda no faturamento. No entanto, mais uma vez, essa queda não pode ser drástica, o que fatalmente será refletido nos resultados do negócio. Caso isso aconteça, é preciso rever o que houve de errado ao longo do processo.

Será que você não aumentou os preços mais do que os praticados no mercado? Quais valores os seus concorrentes estão usando? Talvez os erros possam estar aí. No entanto, se você percebeu que não realizou um aumento tão significativo, e mesmo assim o faturamento caiu, o problema pode ser outro.

Possivelmente sua loja não está entregando valor suficiente para convencer os consumidores a realizar a compra. Portanto, melhore outros pontos essenciais no seu e-commerce e que facilitem a jornada de compra do cliente, como um atendimento de qualidade, entregas rápidas, custo-benefício, valores sociais e ambientais, entre outras questões.

Fim das promoções

Mais uma questão sentida pelos consumidores e que pode afetar diretamente suas vendas é o fim das promoções. Quando se tem uma base de clientes fiéis e que compram sempre do seu negócio, é comum eles se acostumarem com promoções e outros benefícios. Quando esse processo é interrompido, esses consumidores sentem, passando a consumir menos da sua marca.

O que pode ser feito é a oferta de novas vantagens para esses clientes, não necessariamente que envolvam promoções. Você pode diversificar esses benefícios com cupons de desconto, frete grátis, envio de brindes, etc.. O importante são os consumidores entenderem que continuam sendo importantes para sua loja e que, por isso, recebem alguns privilégios.

Problemas de instabilidade do site e outros erros nas páginas

Esse problema desanima qualquer consumidor que acessa um site para fazer compras. É extremamente desagradável encontrar páginas que não abrem, fotos que não carregam e links inexistentes. E, infelizmente, essa situação ocorre em muitas lojas virtuais, prejudicando fortemente as vendas.

Para corrigir esse problema, os comerciantes devem trabalhar com plataformas de e-commerce seguras, que ofereçam de fato qualidade na criação e manutenção da loja virtual. Além disso, é crucial ter à disposição um suporte técnico sempre a postos, uma vez que, por mais que a plataforma seja eficiente e segura, alguns problemas técnicos podem ocorrer.

Nesse caso, é essencial a correção do problema o mais rápido possível, e é isso que um bom suporte técnico pode garantir para o seu negócio.

E então, conseguiu entender os fatores que mais prejudicam as vendas do e-commerce? O importante é você perceber essas e outras falhas que podem acontecer em sua loja e agir o quanto antes para corrigir os problemas e voltar a vender muito. Além disso, contar com uma boa empresa de soluções para e-commerce é fundamental para o sucesso das suas vendas. Você conhece os serviços da JN2?

A JN2 é uma empresa que oferece diferentes soluções para e-commerce, como a criação de plataformas para lojas virtuais, suporte técnico humanizado, personalização de e-commerces, desenvolvimento de softwares, entre vários outros serviços. Quer conhecer mais sobre essas soluções e como elas podem ajudar a aumentar suas vendas? Fale agora mesmo com um especialista da JN2 e transforme o seu negócio!

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