Depois de escolher a plataforma e montar seu e-commerce, você vai lidar com os desafios de gerenciamento de uma loja virtual. Felizmente, esse caminho pode ser facilitado por ferramentas que oferecem suporte. Sendo assim, você precisa conhecer e dominar os principais recursos usados em lojas virtuais. Neste artigo, apresentamos extensões de e-commerce que podem otimizar determinados processos em uma loja virtual.

Se você fez a lição de casa e escolheu a plataforma Magento, começou muito bem. Esta é uma das plataformas mais conceituadas quando se trata do mercado e-commerce. O próximo passo é ampliar as possibilidades, ou seja, aprimorar os resultados da sua plataforma, acrescentando funcionalidades que também ajudam os gestores de e-commerce no dia a dia. 

Quer saber como usar extensões de e-commerce para melhorar o funcionamento da sua loja virtual? Siga a leitura!

Extensões de e-commerce para otimizar a performance

Sim, você pode usar diversas ferramentas para melhorar a performance do seu e-commerce. Focamos, neste artigo, em cinco recursos. São eles:

  • Google Tag Assistant;
  • BuiltWith Technology Profiler;
  • MailTrack for Gmail;
  • Banner Slider;
  • Zopim Live Chat.

Além de conhecer suas funcionalidades, explicamos como eles podem ser usados e o que essas extensões de e-commerce trazem de benefício. Vamos lá!

Google Tag Assistant

A primeira extensão de e-commerce que indicamos é o Google Tag Assistant. Este recurso é usado para validação dos scripts do Google, como Analytics, Tag Manager e Adwords. A função da ferramenta é mostrar se os demais recursos do Google foram instalados corretamente na loja virtual. Para usar, basta acessar o site e clicar na extensão. Em seguida, os resultados serão mostrados.

O esquema de validação do Google Tag Assistant é dividido por cores. O verde indica que os scripts estão funcionando corretamente. O azul indica que melhorias menores podem ser feitas. Quando o Tag Assistant mostra a cor vermelha, significa que a instalação do Script está inadequada. 

Nesse último caso, os dados do Analytics, por exemplo, podem estar errados ou nem são captados. Além das três cores, a extensão pode exibir erro, apontar um problema e a solução de reparo.

BuiltWith Technology Profiler

Você gostaria de saber quais recursos os seus concorrentes estão usando para estruturar o site deles? O BuiltWith Technology Profiler é uma extensão de e-commerce capaz de analisar e informar quais tecnologias são utilizadas em um site. É um excelente método para identificar o que a concorrência está aplicando e avaliar o que pode ser incluído na sua loja.

A ferramenta analisa os sites e, em seguida, mostra todo tipo de tecnologia que foi usada para construí-lo. Pode revelar, entre outros dados, o ano do copyright e os servidores de web usados. Ao abrir a extensão, você tem disponíveis diversas informações. Entre elas:

  • CMS;
  • Mobile;
  • Analytics;
  • Framework;
  • Propagandas;
  • Servidor de web.

Será que o site da loja virtual concorrente usa o Magento? E para medir o tráfego, utilizam o recurso do Google ou Adobe? Essas análises podem ajudar na tomada de decisão e trazer novas tecnologias para seu e-commerce.

MailTrack

Quando você dispara e-mails, sabe se eles foram abertos e lidos pelos destinatários? Utilizando a extensão de e-commerce MailTrack for Gmail, você pode ter a informação de quando e quantas vezes os destinatários leram seus e-mails.

A ferramenta também mostra a localização dos usuários que abriram o e-mail e os  dispositivos nos quais as mensagens foram lidas. Para facilitar o controle, a extensão disponibiliza uma página na web com histórico dos e-mails enviados. 

Precisa cobrar resposta, ou monitorar a performance das campanhas de e-mail marketing? O MailTrack ajuda nesse sentido e, por isso, é uma excelente ferramenta para as estratégias de marketing digital do seu e-commerce.

O sistema tem notificações idênticas ao WhatsApp. Quando mostra um sinal de visto, quer dizer que o e-mail foi entregue. Quando aparecem dois sinais, é porque foi aberto. Você saberá, ainda, o exato horário em que a mensagem foi aberta.

É importante ressaltar que o Mailtrack tem o modelo de negócio freemium. O rastreamento da leitura de e-mails é gratuito, mas determinadas funções estão apenas no plano premium. A versão free tem pequenos anúncios, mas eles podem ser removidos com um simples clique ou com a migração para a versão premium. A extensão pode ser instalada no Chrome, Opera, ou Firefox.

Banner Slider

Muitos e-commerces acabam deixando a experiência do usuário um pouco de lado. É um grande erro! Lojas virtuais não podem abrir mão do aspecto funcional. Além disso, é importante que o tempo de compra do consumidor seja rápido.

Sempre que você acessa um site e visualiza novos conteúdos ou ofertas se alternando, está vendo o trabalho da extensão Banner Slider. Basicamente, essa extensão de e-commerce permite que você inclua e alterne banners para estimular o consumidor. Quando ele clica nas imagens, o caminho até a decisão de compra é facilitado e a loja virtual aumenta as próprias chances de conversão.

A extensão ajuda a adicionar um slider de banner em qualquer página, tanto na home, como nas páginas de categoria ou de produtos. É muito fácil de mexer e você pode definir diferentes temas de controle deslizante e planos de fundo para o conteúdo da faixa. Também pode variar a opacidade do banner, o estilo, a posição e a cor das setas de navegação.

Zopim Live Chat

Por fim, indicamos o uso da extensão de e-commerce Zopim Chat. Seu cliente costuma querer tirar dúvidas rápidas sobre determinado produto? Esta solução possibilita a instalação de um chat com os usuários do e-commerce em tempo real. No contexto da pandemia, em que sair de casa é sempre um risco, a ferramenta facilita bastante a aproximação com o cliente.

O principal benefício é que você consegue dar respostas rápidas aos clientes. Ao falar com algum representante do e-commerce, o público se sente mais confortável para fechar uma compra. Pessoas gostam de comprar com pessoas e essa extensão mostra a verdadeira personalidade do seu e-commerce, podendo deixá-lo mais humanizado.

Diversos recursos podem otimizar sua loja virtual. Se você persegue resultados mais satisfatórios, já conheceu, agora, algumas extensões de e-commerce que podem te ajudar. Seja melhorando o monitoramento dos seus e-mails, ou analisando as tecnologias dos concorrentes, as extensões que apresentamos foram criadas para somar. Aproveite!

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