Todo mundo sabe que a internet é um mar de possibilidades e oportunidades. A cada dia surge uma novidade e isso se aplica também às estratégias de marketing, que podem ser utilizadas para otimizar os resultados da sua loja virtual. E para ajudar, hoje existem diversas ferramentas para e-commerce.
Há ferramentas que disparam e-mails marketing, algumas que auxiliam na análise de tráfego do site, do blog e das redes sociais da sua empresa e outras que possibilitam a descoberta de palavras-chave — utilizadas na estratégia de SEO (Search Engine Optimization) —, para intensificar a busca orgânica, ou seja, espontânea, até as páginas de seu negócio.
Que tal descobrir quais ferramentas podem auxiliar na otimização de seu empreendimento? Continue a leitura e fortaleça as estratégias de marketing digital do seu e-commerce! Confira!
1 – Google Analytics
O Google Analytics é um sistema de monitoramento do desempenho de um site, incluindo aqui, blogs e e-commerces.
Por ele, você descobre a quantidade de pessoas que acessaram o site da sua empresa, quantos internautas adquiriram ou mostraram interesse em determinados produtos ou serviços, quantos usuários chegaram ao site por meio das redes sociais, dentre outros detalhes importantes.
Essa ferramenta do Google é gratuita, basta colocar em seu site o código gerado. Apesar de ser gratuita, não se engane quanto à qualidade, é umas das principais ferramentas de análise, utilizada por grandes empresas, agências e profissionais de marketing digital.
2 – Adbeat
O Adbeat é uma ferramenta que permite acesso aos anúncios feitos pelos anunciantes particulares, inclusive, seus concorrentes, o que pode ser muito útil para planejar suas campanhas. Uma ótima forma de verificar se você precisa rever as suas estratégias de marketing!
Há duas formas de utilizar a ferramenta: gratuitamente por 30 dias ou adquirindo o pacote inicial no valor de US$ 99 mensais. No entanto, com esse valor, o usuário apenas monitora anúncios do Google.
3 – KeywordSpy
O KeywordSpy é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. O diferencial é a possibilidade de ver quais palavras seus concorrentes estão utilizando e quais as mais competitivas no ramo do seu negócio.
4 – Mailchimp
Se você utiliza o e-mail como estratégia de marketing digital, saiba que existe uma ferramenta muito eficaz de disparo de e-mails marketing para os seus clientes. Trata-se do Mailchimp, que possui recursos gratuitos e pode ser utilizado por quem envia um número pequeno de e-mails.
É uma ferramenta bastante simples de usar, intuitiva e com recursos que aumentam a funcionalidade. Ela coloca à disposição, de forma gratuita, 12 mil mensagens. Além disso, por mês, é possível adicionar dois mil novos contatos à lista de disparos.
5 – Alexa
Se você deseja descobrir como as pessoas interagem com os websites de seus concorrentes, o Alexa pode te ajudar! Pois trata-se de uma ferramenta que estima uma amostragem de todos os sites que estão na internet.
Apesar de não ser totalmente específico e trabalhar com estimativas, é uma ferramenta utilizada por muitas agências ao elaborarem suas estratégias de marketing digital.
É possível, por meio desse software, descobrir a segmentação de tráfego de qualquer site. Além disso, mostra um ranking de websites em uma escala global, com base em classificações para cada país.
6 – Fanpage Karma
O Fanpage Karma é uma ótima ferramenta para redes sociais, pois, dentre suas funções, avalia a quantidade de seguidores no Facebook e o crescimento do seu negócio na rede social.
Além disso, também é possível analisar uma série de métricas de desempenho de uma forma diferenciada diante os relatórios analíticos fornecidos pelas próprias redes. A versão de avaliação gratuita pode ser utilizada por 14 dias. Com o pacote premium é possível monitorar o Twitter também.
7 – Buzzsumo
O Buzzsumo é muito utilizado por especialistas em marketing digital e, principalmente, mídias sociais para descobrir conteúdos virais que estão em alta na internet.
A busca é feita por palavras-chave, e você consegue encontrar quais são os artigos de maior interesse e mais compartilhados nas redes sociais.
8 – Google Trends
Com o Google Trends, que é gratuito, você encontra quais palavras-chave são mais buscadas pelos usuários e, por meio dessas informações, pode criar uma estratégia para conseguir mais visualizações e acessos em suas campanhas.
Por meio dessa ferramenta também é possível descobrir as palavras-chave mais utilizadas por região e comparar quais estão sendo mais procuradas. Tendo as palavras certas em mãos, suas estratégias de marketing digital se tornam mais assertivas e com melhores resultados.
9 – Buffer
O Buffer auxilia no agendamento do conteúdo publicado nas páginas do seu negócio: Facebook, LinkedIn e Twitter. A postagem ocorre simultaneamente, o que possibilita uma melhor resposta do público-alvo.
A ferramenta também ajuda a descobrir quais são os melhores horários para a publicação de conteúdo em cada rede social. Aumentando as chances de conversão.
10 – SEMRush
O SEMRush é uma ferramenta bastante completa e utilizada por muitos especialistas em marketing digital, tanto para saber o desempenho de seus próprios sites, como de concorrentes.
A ferramenta monitora palavras-chave orgânicas, além das expressões combinadas para as campanhas de Pay Per Click (PPC). Esse recurso também conta com ferramentas de SEO e uma rica quantidade de dados buscados na pesquisa livre na homepage de seu site.
Há muitas funcionalidades possíveis de forma gratuita, no entanto, para ter acesso a mais recursos e pesquisas mais completas, você precisa adquirir o pacote premium, no valor de US$ 69,95 mensais.
11 – Social Rank
A principal função do Social Rank é identificar quais são os seguidores mais engajados no Twitter e no Instagram. Essa ferramenta ajuda a compreender que tipo de conteúdo mais agrada esse público, com base no que eles estão falando.
12 – Hotjar
Com o Hotjar, você descobre como os leitores se comportam no seu site. Esta ferramenta mostra o comportamento do usuário, onde eles clicam, para onde rolam a página e qual foi o motivo do mouse nesse percurso. Há planos grátis e pagos, a partir de US$ 29 mensais.
13 – Unbounce
Com o Unbounce a criação de landing pages responsivas fica ainda mais fácil, pois não é necessário ter conhecimento algum de programação. Essa ferramenta coloca à disposição 85 templates gratuitos e centenas de outros à venda.
As páginas podem ser customizadas de acordo com o seu gosto e para atender às suas necessidades específicas. Há planos pagos a partir de R$ 49 mensais.
14 – Teamwork
O Teamwork é uma ótima ferramenta para que você planeje os seus projetos. Com ela, você organiza todas as suas tarefas, com datas de início e término, tags de prioridade e atribuição de atividades para pessoas específicas da equipe.
O chat pode ser utilizado para deixar a comunicação mais organizada. Todos os membros da equipe têm acesso às tarefas em andamento, finalizadas e previstas, além de um calendário com todos os dados e prazos. Com essa ferramenta o planejamento de marketing digital da sua loja virtual ficará muito mais organizado!
15 – Canva
O Canva é uma plataforma online de design gráfico que ajuda na criação de materiais visuais promocionais de forma simples e rápida. Com ele, é possível criar imagens para redes sociais, logotipos, etiquetas, infográficos, banners, cartazes, montagem de fotos etc. intuitivamente, usando imagens próprias ou alguns dos cerca de 3 milhões de elementos gráficos disponíveis na plataforma, entre ícones, vetores e ilustrações.
A ferramenta oferece modelos gratuitos de design que podem ser facilmente editáveis por meio do recurso de arrastar-e-soltar. Dessa forma, qualquer pessoa pode criar um material com cara profissional em poucos minutos.
E você? Quais estratégias de marketing utiliza no seu e-commerce?