fbpx Skip to main content

Filmes de empreendedorismo: 11 opções para assistir nas férias

Início » Blog » Filmes de empreendedorismo: 11 opções para assistir nas férias
11 filmes de empreendedorismo

Final de dezembro chegando e com isso o recesso de fim de ano. Muitas pessoas aproveitam para se desligar dos assuntos da empresa, tendo dificuldades depois para voltar à rotina. Mas, você não precisa ser tão extremo! Aproveite esse tempo para assistir filmes de empreendedorismo e até mesmo para aprender técnicas de como driblar a crise que estamos passando.

Você sabia que existe esse tipo de produção? Não estamos falando aqui sobre séries, curtas e demais histórias convencionais, chatas de assistir. Vamos indicar 11 filmes de empreendedorismo que realmente vão complementar tanto o seu lazer como a sua aprendizagem na área.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e descubra quais são essas produções!

Sim, filmes de empreendedorismo existem!

Neste momento você deve estar se perguntando: “Nossa, mas filmes de empreendedorismo existem mesmo?”. Sim, essas produções são comuns e até antigas no meio hollywoodiano. O teor motivacional que eles apresentam é fundamental para que o empresário e demais telespectadores se sintam motivados a continuar nessa carreira.

É importante destacar, contudo, que os filmes não tratam literalmente sobre este assunto. Muitas vezes eles mostram como os empresários cresceram na vida, como o empreendedorismo pode ajudar, entre outros. A temática não é 100% voltada para esse ponto, mas são conteúdos que simulam a realidade desses profissionais e que, por vezes, são inspirados em  situações reais. 

Quais os filmes de empreendedorismo que posso assistir?

Para você que ficou interessado e quer acompanhar filmes de empreendedorismo durante seu período de recesso ou até mesmo em outras datas, separamos uma lista completa. Ela vai ajudá-lo a voltar refrescado após um período de descanso e com muitas ideias para a sua loja física, e-commerce e demais tipos de negócio.

Por isso, pegue uma caneta e um papel para anotar todas as produções a seguir, pois elas são extremamente interessantes para qualquer empresário! 

1. Wall Street

Em primeiro lugar temos o famoso filme Wall Street. Como uma lição para os empresários de todo o mundo, a produção mostra os maiores erros do mercado financeiro e como o personagem Bud Fox usa informações importantes de uma empresa de capital aberto para lucrar em cima disso. Essa é uma ótima discussão sobre a necessidade de ética no empreendedorismo e gestão administrativa nos negócios.

2. Fome de Poder

Logo depois temos a produção Fome de Poder, um filme recente, que se inspira principalmente na história do Mc Donald’s. Durante toda a história é mostrado como pequenos empresários conseguiram comprar negócios e transformá-los em grandes empresas no mercado, usando da analogia “Fome de Poder” para associar a grande marca de fast-foods. 

3. Walt antes do Mickey

Esse longa é um incentivo para os empresários que estão em busca de inspiração. A produção mostra como foi a vida de Walt antes de criar a grandiosa Walt Disney, apresentando como a sua família era contra os desenhos animados e toda a criatividade que surgia em cima disso. Entre os filmes de empreendedorismo, esse é um dos mais influentes. 

4. Coco, Antes de Chanel

Quem nunca ouviu falar sobre a Chanel, não é mesmo? Mas, antes de todo o império construído pela marca, houve uma história muito longa para se percorrer. Essa é uma inspiração para as mulheres que querem liderar um negócio e à frente de sua época. 

 

 

5. À Procura da Felicidade

Este é um dos filmes mais emocionantes de nossa lista! À Procura da Felicidade é uma produção que vai além do estigma de filmes de empreendedorismo, mas uma produção que serve como lição de vida. Após muitas dificuldades financeiras e familiares, o personagem principal Chris Gardner consegue um estágio num mercado de ações e empenha-se o máximo que pode para dar o melhor trabalho. 

6. A Grande Aposta

Essa é uma produção para mostrar aos empreendedores como é importante ter planejamento e organização dentro de seu negócio. A história se passa durante a crise dos Estados Unidos no ano de 2008 e mostra como foi complexa a situação que o país passava no mercado local. 

7. Lobo de Wall Street

O nosso sétimo filme é diferente do primeiro da lista! O Lobo de Wall Street conta uma história de corretor da bolsa de valores que usava todas as formas para ser uma pessoa exagerada, tudo que estivesse ao seu alcance para se destacar em relação aos concorrentes. Essa produção é uma excelente lição de moral para os empresários de todo o mundo. 

8. Steve Jobs

Steve Jobs: quem nunca ouviu falar? A biografia do criador da empresa Apple é um sucesso mundial e uma inspiração entre os filmes empreendedores. A encenação mostra a vida desse empresário enquanto era vivo e todos os desafios que passou até conseguir o ápice de sua carreira. 

9. A Rede Social

Outra produção que fez muito sucesso e que retrata a vida de um empreendedor real é A Rede Social. Inspirado na vida de Mark Zuckenberg, dono do Facebook, a história mostra como surgiu a plataforma e os meios que a fizeram tomar uma grande proporção no mercado. Diferente dos outros, esse não possui um final, deixando a interpretação de que a história ainda continua. 

10. Joy: O Nome do Sucesso

Os filmes de empreendedorismo não focam somente em mercado financeiros e afins. A história de Joy mostra como surgiu o esfregão MOP, muito famoso principalmente no Brasil, e como é importante que o empresário invista naquilo que ele possui domínio. Essa é uma produção inspiradora para quem quer apostar na sua criatividade única.

11. Estrelas Além do Tempo

Por último, mas não menos importante, o filme Estrelas Além do Tempo retrata como existe preconceito racial no mercado mesmo com três jovens talentosas, que trabalhavam na NASA durante o período da Guerra Fria. Essa é uma discussão bastante pertinente, que retrata a realidade de muitas pessoas por todo o mundo.

Conclusão

Até aqui, então, vimos uma lista de filmes de empreendedorismo que você deve assistir durante o recesso e ver como é importante ter atitudes empreendedoras em qualquer lugar. 

Nesse sentido, mesmo que você esteja fora do seu ambiente de trabalho, qualquer informação pode servir como uma lição para a gestão de um negócio. Para você que curtiu o assunto, aproveite para acompanhar o nosso blog e ver outras discussões interessantes!

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *