Como divulgar sua loja online nas redes sociais

O alcance das redes sociais cresce ano após ano e o impacto de plataformas como Facebook e Instagram é cada vez maior em nossas vidas.

Por isso, faz todo o sentido que sua marca esteja presente na internet. Afinal, este é o local ideal para ganhar visibilidade, divulgar seus produtos, interagir com o cliente e saber o que ele diz sobre sua empresa.

No entanto, é preciso ter uma estratégia bem amarrada e que faça toda essa divulgação nas redes sociais da melhor forma possível. Pensando nisso, a JN2 trouxe um guia prático para você divulgar seu e-commerce e ampliar as oportunidades de negócio no meio digital. Confira!

O impacto das redes sociais em sua loja

Você já ouviu a expressão “a propaganda é a alma do negócio”? Mesmo sendo antiga, ela ainda faz todo o sentido.

Afinal, mesmo com a melhor plataforma de e-commerce, uma gestão de estoque excelente e uma equipe que faz um ótimo atendimento, a divulgação continua sendo muito importante para atrair novos clientes.

A divulgação é parte fundamental para o sucesso do negócio, além de ser responsável por atrair potenciais clientes para sua loja e também fidelizar esse público. Ignorar ferramentas como as redes sociais é como parar no tempo e desperdiçar ótimas oportunidades de vendas.

Portanto, é preciso analisar as especificidades de cada rede e usar estratégias que ajudem a potencializar os resultados não só comerciais, mas também institucionais.

Confira a seguir algumas estratégias que irão te ajudar divulgar o seu e-commerce nas redes sociais e aproveitar todo o seu potencial na internet!

Crie conteúdos integrados

As redes sociais são meios por onde as pessoas consomem e compartilham conteúdo. Então, por que não aproveitar essa oportunidade para divulgar sua marca e fazer com que ela seja vista?

Ao criar conteúdos integrados, ou seja, que levam da rede social para o site ou blog, você tem a chance de apresentar melhor a sua empresa, o produto que está sendo vendido e ainda se posicionar como marca.

Para isso, é importante criar um conteúdo de qualidade e que faça sentido para quem ver. Ao produzir esse conteúdo, o próprio usuário terá a iniciativa de propagar sua mensagem, muitas vezes sem a necessidade de incentivar ativamente o compartilhamento.

Assim, novas pessoas terão contato com sua marca e poderão conhecê-la melhor, o que talvez não seria possível de outra forma. Para integrar seu conteúdo e fazer com que ele chegue mais longe, você pode:

– Utilizar hashtags para aumentar a visibilidade dos posts;
– Usar serviços de encurtamento de URL, como o bitly;
– Fazer um planejamento das categorias e postagens que serão compartilhadas;
– Acompanhar e fazer o monitoramento de quais postagens tiveram melhor desempenho para desenhar novas estratégias.

Se o seu objetivo é aprender estratégias de Marketing Digital e incorporá-las ao seu e-commerce para vender mais, sugiro que faça o download grátis do nosso material:

Faça um planejamento de pautas detalhado

Quem é o seu consumidor e o que ele deseja ver nas redes sociais?

Essas são perguntas muito importantes para descobrir qual e como deve ser feito o seu conteúdo. E a escolha das pautas é um trabalho bem relevante nesse processo. É importante saber que as pessoas compartilham conteúdo por diversos motivos:

– Mostrar quem elas são para as outras pessoas;
– Como forma de entretenimento e diversão;
– Posicionar-se diante de um assunto específico;
– Manter e desenvolver relacionamentos;
– Disseminar algo que seja importante ou que tenha causado comoção.

Então, invista tempo e dedicação para fazer um bom planejamento de pautas e crie seu conteúdo baseado no comportamento do seu público nas redes sociais.

Invista em imagens de qualidade

Após segmentar o público e criar pautas capazes de engajar, é preciso pensar no apelo visual do seu post. Afinal, somos extremamente visuais e o impacto de uma boa imagem é imediato.

Geralmente, fotos de baixa resolução são ignoradas pelos usuários, mesmo que a mensagem e o texto sejam relevantes. Por isso, é preciso pensar em boas imagens, com tamanho e resolução adequados e que chamem atenção de quem vê.

Além disso, de acordo com sua estratégia, também vale a pena investir em outros formatos como gifs e vídeos. Essa variação de conteúdo é importante para não cansar o público e trazer sempre novidades para sua página, seja qual plataforma for.

Utilize o Instagram Stories

Recurso disponível desde 2016 no Instagram, o Stories virou uma ferramenta de divulgação das mais vantajosas para se trabalhar.

Com o intuito de trazer vídeos instantâneos e transmissões ao vivo, hoje ele pode ser usado de diferentes formas para engajar o público e criar novas oportunidades de negócio.

É possível, por exemplo, divulgar o seu produto e criar um link direto para o site ao apenas arrastar o dedo para cima da tela, mostrar os bastidores e dia a dia da empresa, fazer lives para mostrar produtos, realizar sorteios e muito mais.

Além disso, o Stories ainda permite diversos truques para edição de imagem, como uso de gifs e também compartilhamento de música e etc.

Hoje também disponível no Facebook e YouTube, o Stories é uma estratégia bem interessante e que sua empresa não deve ignorar de forma alguma se quiser se diferenciar dos concorrentes.

Faça vendas pelo Instagram Shopping

Outra forma de facilitar a divulgação de um produto e aumentar as chances de vendas é o uso do Instagram Shopping.

Essa ferramenta permite a marcação de produtos dentro do Instagram e leva o usuário diretamente para a página de produto do site, facilitando a compra. Para isso, é preciso configurar sua conta para um perfil comercial e atrelar a ferramenta à sua loja online.

Para saber em detalhes sobre como utilizar esse recurso, leia nosso texto Instagram Shopping, a vitrine para sua loja virtual.

Com as redes sociais, sua loja virtual tem muito mais chances de crescimento!

Dar atenção especial às mídias digitais deve ser uma prioridade para o seu e-commerce. Para isso, é importante estudar seu público, analisar como cada plataforma funciona e dedicar um bom tempo para o planejamento de cada uma delas.

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