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Influenciadores digitais: a estratégia de marketing em ascensão

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Você pode até não saber o que é um influencer digital, mas certamente já foi impactado(a) por essa estratégia de marketing.

Essa forma de trazer reconhecimento para uma marca tem se mostrado cada vez mais popular entre as empresas no meio digital e promete crescer ainda mais.

Quer entender melhor sobre os “digital influencers” e seu impacto no mercado? Então confira todas as informações que a JN2 preparou para você!

O que é a estratégia com influenciadores digitais?

Influenciadores digitais são produtores de conteúdo que usam seus perfis nas mídias sociais para ditar tendências, comportamentos e opiniões.

Para receber esse título de “influenciador”, é preciso ter credibilidade no meio online e servir como uma referência para os seguidores, seja em um assunto específico ou no geral.

Ao criar conteúdo e expor detalhes da rotina e do estilo de vida, essas personalidades geram empatia e ganham a confiança das pessoas. Assim, o público passa a seguir, acompanhar e ter suas ações influenciadas – tanto dentro como fora da internet – por esses perfis.

Ou seja, a matemática perfeita para ajudar as marcas a expandirem seus negócios.


Quais os benefícios dessa estratégia para as marcas?

Então, quais são os impactos de realizar parcerias com influenciadores digitais? Abaixo listamos alguns benefícios de utilizar essa estratégia de marketing. Confira:

Proximidade com o público-alvo

Ao trabalhar com alguém que possui uma rede de seguidores com perfil semelhante aos consumidores da marca, a segmentação fica muito mais fácil.

Afinal, esse possível cliente poderá entender melhor a mensagem e as chances de vendas podem aumentar significamente.

Portanto, fica a dica: a escolha deve ser feita com cuidado e não somente pensando na quantidade de seguidores. É preciso fazer um estudo mais profundo e analisar métricas – falaremos disso adiante -, a partir disso, escolher com qual influenciador trabalhar.

Credibilidade revertida em vendas

A autoridade de um influenciador deve ser relevante não só no assunto que ele se propõe a falar, mas de forma geral. Ao contratar uma pessoa com esse perfil para divulgar uma marca, toda a credibilidade passa a ser transferida para a empresa.

Por exemplo, um digital influencer que divulga uma marca de cosméticos e faz questão de usar o produto mostra que ele é de qualidade. Ao gravar esse produto sendo recebido e retirando-o da embalagem, os seguidores sentem-se atraídos. A partir disso, cria-se uma confiança na qualidade desse produto.

Então, com essa base de influência estabelecida, fica muito mais fácil apresentar-se ao público e criar novas oportunidades de negócio.

Você pode entender muito mais sobre o poder de uma embalagem de produto no nosso texto Por que investir na embalagem de produtos personalizada.

Posicionamento de marca e branding

Posicionar a marca também é outro fator que pode trazer ótimos resultados para a empresa.

Isso porque o trabalho de um influenciador digital é conquistar, manter e expandir a confiança do público naquilo que ele diz e faz. Quando esse trabalho é bem-feito, tudo o que ele anuncia ganha credibilidade.

Sendo assim, ao atribuir sua marca a esse indivíduo, ela passa a ganhar empatia imediata das pessoas, que cogitam consumir o produto ou serviço com muito mais facilidade.

Ou seja, é uma ótima oportunidade de posicionar uma marca, aproximá-la das pessoas e transmitir a mensagem desejada.

Métricas que devem ser analisadas no planejamento com influencers

Uma campanha de marketing com influenciadores, assim como qualquer outra, deve ser planejada previamente para definir métricas de análise. Afinal, é preciso saber se essa será, de fato, uma estratégia efetiva e vantajosa para a empresa. Para isso, devemos considerar:

Alcance: Até onde o influenciador digital pode levar sua mensagem? É importante mensurar se a quantidade de seguidores é relevante para a contratação ou se vale a pena apostar em um perfil menor, de nicho específico, mas que atingirá seu público em cheio. Deve ser analisado perfil, localização e de onde são os seguidores desse influencer;
Relevância: O quanto esse influenciador traz de conteúdo relevante para seus seguidores? Não é obrigatório que ele tenha milhões de seguidores, mas sim que seja visto como um especialista no que diz, garantindo respeito e admiração pelo que produz. Aqui é interessante analisar o conteúdo postado e entender se ele de fato é capaz de informar e ajudar os seguidores;
Engajamento: Quanto o público interage com o influenciador? Ele está realmente engajado no seu conteúdo? Isso pode ser mensurado através das curtidas, comentários e compartilhamentos de links, fotos e etc.

Mas essa é uma estratégia realmente viável?

Pense da seguinte forma: organicamente, atingir o seu público é uma tarefa que demanda bastante tempo e dedicação. Com a ajuda de um influenciador digital, que possui uma base de seguidores já pré-estabelecida, essa “atração” torna-se mais fácil.

Com credibilidade, esse influencer possui em mãos o poder de interferir em um processo de compra e conduzir um possível cliente até seu produto.

Por isso, é tão importante que o profissional seja escolhido através de estudos e análise de perfil: com a pessoa errada, sua marca poderá gastar dinheiro sem obter resultados.

Aos usar influenciadores digitais como estratégia de marketing, seu negócio só tem a crescer

Parcerias com digital influencers são uma tendência forte no mercado e que têm tudo para expandir e crescer cada vez mais.

No entanto, é preciso estudar com calma essa estratégia e procurar por perfis que possam se comunicar da forma mais direta possível com seu público. Assim, o seu negócio pode alcançar mais pessoas.

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