Com as vendas online cada vez mais em alta, administrar todos os processos que envolvem uma loja virtual não é uma tarefa simples. Por isso, os comerciantes precisam de alternativas que os auxiliem nessas demandas, como a integração de sistemas no e-commerce. Seu negócio já conta com essa ferramenta?
Por meio de importantes integrações em uma loja virtual, é possível fazer uma gestão mais ágil e eficiente, facilitando diversos procedimentos. Além disso, existem outras integrações que auxiliam o cliente no processo de compra, resultando em uma jornada bastante satisfatória e que o fará ter uma ótima impressão do seu negócio.
Neste texto, falaremos mais sobre a integração de sistemas no e-commerce, mostrando sua importância e como os lojistas podem aproveitar essa ferramenta. Apresentaremos, também, cinco tipos de integrações que farão a sua loja virtual otimizar diversos pontos do trabalho diário, além de contribuir para o aumento das vendas em seu e-commerce.
Acompanhe!
Qual a importância da integração de sistemas no e-commerce?
Como destacamos na introdução deste artigo, existem diversos tipos de integrações que podem ser feitas em uma loja virtual. Quando falamos em gestão, essas ferramentas visam automatizar vários procedimentos e otimizar o trabalho como um todo, resultando em ganho de tempo e economia de esforços para serem aplicados em outras demandas.
O sucesso de um e-commerce começa na forma como ele é administrado, e a integração de sistemas é peça fundamental para isso. Além de toda essa importância para a gestão do negócio, não podemos esquecer que as integrações são também cruciais para o aumento das vendas, pois são úteis em diversas etapas da jornada de compra do cliente.
Por exemplo, as formas de pagamento que um e-commerce disponibiliza são essenciais para a decisão de compra do consumidor. O tempo de entrega, valor do frete e outros pontos relacionados a isso também influenciam nas vendas. Portanto, contar com integrações que auxiliem nesses processos será determinante para o aumento do seu faturamento.
Mas quais os tipos de integração que podem ser úteis para seu e-commerce? No próximo tópico, falaremos mais sobre isso, dando algumas dicas dos principais recursos que devem ser aplicados em sua loja virtual.
Quais integrações podem ser importantes para meu negócio?
A seguir, listamos algumas integrações que avaliamos ser fundamentais para um e-commerce de sucesso. Isso não quer dizer que não existam outras, muito pelo contrário; são diversas as ferramentas que podem ser aplicadas em uma loja virtual para seu melhor funcionamento e performance.
O que apresentaremos a seguir são apenas cinco das principais integrações de sistemas no e-commerce, para que você compreenda o quanto seu negócio pode evoluir com essas ferramentas. Mas entrando em contato com uma boa empresa que trabalha com soluções para e-commerce, é possível encontrar exatamente o que você quer e precisa para o sucesso da sua loja virtual.
1 – ERP
Muitos lojistas já utilizam essa integração, mas há outros que ainda não a conhecem. Por isso, é importante ressaltar que o Enterprise Resource Planning (ERP), ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é uma poderosa ferramenta para administração de um e-commerce. Por meio dela, é possível ter maior controle sobre diversos pontos do negócio, aperfeiçoando bastante seu trabalho.
Só para você ter uma ideia, com um bom ERP é possível otimizar as tarefas da sua equipe, como rotinas fiscais e contábeis, gestão eficiente e completa do seu estoque, além de várias outras atividades diárias. Com maior controle do seu negócio, você pode agir com propriedade e conhecimento e tomar decisões mais acertadas, contribuindo para o sucesso da loja virtual.
2 – Ferramentas de marketing digital
Obter investimentos para o marketing digital, ou saber bem como usá-los, é uma das grandes dores dos donos de e-commerces. E não é para menos, afinal o seu público certamente está no meio digital, pesquisando, interagindo ou comprando produtos. Só aí já podemos perceber o quanto uma integração com ferramentas de marketing digital pode ser útil para seu negócio.
E para que haja um excelente custo-benefício para sua loja, além da agilidade e praticidade, existem plataformas de e-commerce já integradas a várias ferramentas de marketing digital. Por exemplo, você pode contar, nessas integrações, com o Google Analytics (ferramenta fundamental para analisar as métricas do negócio); Instagram Shopping e Facebook Shopping; Mail Chimp; Google Shopping; entre várias outras.
Assim, é possível fazer um planejamento sólido e eficiente de marketing digital, colocando em prática ações que, de fato, podem trazer mais clientes para sua loja virtual.
3 – Marketplaces
Por falar em trazer mais clientes para seu negócio, a integração com marketplaces é uma grande aliada para isso. Isso porque, além da loja virtual, você venderá seus produtos e serviços em grandes players do mercado, como Amazon, Americanas, Magalu, Mercado Livre, entre outros.
Isso significa que sua marca chegará a um número muito maior de consumidores, podendo resultar em um aumento considerável das vendas. E sabe o que é melhor? Existem empresas que desenvolvem plataformas de e-commerce já integradas de forma nativa com os maiores e melhores marketplaces do país. Dessa maneira, todo o processo é otimizado, te poupando tempo e dinheiro.
4 – Meios de pagamento
Não há nada mais desagradável do que navegar em uma loja virtual, escolher produtos e, na hora do pagamento, não encontrar a opção que melhor lhe atenda, não é mesmo? Por isso, um e-commerce precisa estar sempre disponível para vendas, oferecendo várias opções de pagamento para os consumidores.
E a maneira mais fácil de fazer isso é com a integração de importantes meios de pagamento do mercado. Existem diversos intermediadores de pagamento, gateways e outros serviços que podem contribuir para uma venda mais rápida e cômoda para os clientes.
Dessa forma, seu e-commerce estará ligado a grandes instituições bancárias, financeiras e operadoras de cartões de crédito do país, o que tornará a aprovação dos pagamentos mais rápida e de maneira que agrade aos consumidores. O resultado disso é a compra concluída e o cliente saindo satisfeito com sua marca.
5 – Logística para entrega de produtos
Mais um grande desafio para os lojistas de todo o país — o maior deles segundo uma pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil — diz respeito à logística de entrega dos produtos. Trata-se de uma grande preocupação dos comerciantes e que, portanto, precisa de uma atenção especial.
Ao investir em uma integração que te possibilite boas soluções de logística para o negócio, você garante que seus produtos cheguem ao destino com segurança, em perfeito estado e no tempo combinado. E a boa notícia é que no mercado existem plataformas que conectam o seu e-commerce às principais transportadoras do país, além dos Correios.
Mais uma vez, seu cliente ficará satisfeito e com ótima impressão da sua loja virtual. Lembre-se que a chegada dos produtos é o momento mais aguardado pelo consumidor, e não decepcioná-lo nessa etapa é fundamental para o sucesso do negócio.
Viu só como a integração de sistemas no e-commerce é a solução ideal para aperfeiçoar seu trabalho e aumentar as vendas? Como falamos no decorrer deste texto, todo esse processo pode ser facilitado se você contar com uma plataforma de e-commerce que possibilita todas essas integrações. Você conhece a plataforma da JN2?
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