No E-commerce Talks 2015,  que ocorreu em Belo Horizonte/MG, foram discutidas as melhores práticas de e-commerce para ter uma operação virtual de sucesso.

Durante o evento, empresas e profissionais da área compartilharam experiências e tendências da área em 2016, com destaque para ferramentas de relacionamento e retenção de clientes, fatores críticos e sucesso de operações virtuais e melhores práticas em backoffice de lojas virtuais.

Samuel Gonsales da e-Millennium, empresa especializada em ERP para e-commerces, expôs a importância da gestão de e-commerce baseado em indicadores e como o ERP auxilia neste processo.

Por melhor que seja a plataforma em performance de vendas, na hora de entregar os produtos, falhas de comunicação podem gerar atrasos e falhas de envio. A prova disto é a quantidade de reclamações no Reclame Aqui relacionadas à entrega de produtos.

Esses problemas acontecem quando o número de pedidos diários começam a crescer, e a gestão da rotina começa a ficar mais complexa, necessitando de um sistema de gerenciamento para auxiliar no trabalho.

Outro ponto de atenção citado para 2016 são as mudanças no ambiente de negócio, em especial as citadas abaixo:


loja virtual de sucesso

Outra apresentação foi a do Diretor de Sucesso do Cliente da JN2, Saulo Cardoso, abordando os desafios de início de uma operação virtual, os erros mais comuns e as boas práticas para tornar uma loja virtual em uma operação virtual de sucesso.

Para se ter idéia da importância desse tema, segundo dados da Camara-e.net, 70% das lojas virtuais brasileiras encerram a operação em até 02 anos.

Se você está dando os primeiros passos no varejo online e não quer fazer parte desta estatística, segue algumas recomendações práticas para considerar no seu planejamento:

  • Busque receitas recorrentes (clientes fidelizados ou mensalistas);
  • Não deixe que a plataforma seja uma barreira entre você e seu cliente: inicie você uma conversa direta e ouça o que o seu cliente quer;

Veja mais dicas simples que irão ajudar no seu planejamento assistindo ao vídeo da palestra em E-commerce que vende muito: fatores de sucesso

Houve ainda a apresentação do Pedro Ivo, apresentando a solução de retenção da Dito, com marketing digital segmentado de forma automatizada. Com a ferramenta, os disparos de e-mail marketing são feitos aos clientes conforme o comportamento de navegação realizado pelos próprios clientes.

Coloque-se no lugar do cliente: de que adianta receber um e-mail promocional sobre alimentos para pássaros ou gaiolas personalizadas, sendo que você sempre comprou produtos para gatos?

Para exemplificar o funcionamento, Pedro apresentou a campanha que a Cativa Store realizou entre as clientes que efetuam compras em tamanhos plus size e as que compram com tamanhos mais padronizados:

cativa store

Em 2016 teremos mais novidades de eventos, informe o seu e-mail para nós (cadastro abaixo!) que você será informado de primeira mão sobre os próximos eventos.

Aguardamos você na próxima.

JN2

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