loja virtual para nichos

O conceito da cauda longa é aplicado pelos estatísticos há várias décadas em suas análises, e agora tem recebido grande atenção dos lojistas virtuais que querem ter sucesso em sua operação e-commerce. Quem popularizou este conceito no mundo dos negócios foi o jornalista Chris Anderson, em um artigo na influente revista Wired, que posteriormente, deu origem a um livro com o mesmo título. Agora vamos te o que é cauda longa e como isto pode te ajudar a aumentar as suas vendas. Confira:

1. O que é cauda longa

Observe esta imagem:

img cauda longa

Imagine que, em diferentes partes do eixo x (horizontal), existem diferentes produtos. Já o eixo y (vertical) mostraria a quantidade vendida desses produtos. O que a parte esquerda do gráfico (verde) está nos mostrando, é que existem alguns produtos que são muito vendidos. Já a parte direita do gráfico (amarelo) mostra que existe uma grande variedade de produtos que vendem pouco. A área verde e a amarela são exatamente iguais. Isso porque o número de unidades vendidas dos poucos produtos com grande saída é o mesmo de todos os pequenos produtos somados.

Na nossa atual economia, especialmente nas lojas virtuais de produtos digitais, a área direita (amarela) tem crescido, e cada vez há mais dinheiro a se ganhar oferecendo esses produtos de nicho. Isso acontece pois, com a internet, é mais fácil produzir e vender produtos de nicho. Diferente do mercado físico, não é preciso mais investir somente nos produtos best-seller. Na internet é mais fácil chegar a grupos pequenos e encontrar nichos.

2.Utilize Palavras-Chave únicas e inusitadas

Todo os dias, cerca de 15% das buscas feitas no Google são inéditas, isto é, as combinações de palavras-chave pesquisadas são novidade. Essa proporção tem se mantido estável ao longo últimos 15 anos. Portanto, produzir páginas, posts ou mesmo oferecer produtos digitais com palavras-chave muito específicas, do tipo que ninguém ainda oferece, não é uma má ideia.

Talvez você também ache inusitado oferecer, fantasias de urso panda. Contudo, considere que as pessoas também estão buscando no Google “fantasia panda criança”, “fantasias panda tamanho grande”, “fantasia kung fu panda” e assim por diante. Seja você o primeiro a oferecer conteúdo e produtos para as pesquisas realmente específicas.

3. Invista em palavras-chave específicas

Pesquisas mostram que o primeiro resultado no Google recebe 33% do tráfego da busca, e essa mesma pesquisa mostra que mais de 90% dos internautas não passam da primeira página. Neste cenário, existem dois caminhos possíveis:

  • Investir tempo e recursos em SEO para brigar com os grandes pelas melhores palavras-chave.
  • utilizar o conceito da cauda longa, trabalhar para ser o primeiro lugar para algumas combinações específicas de palavras-chave.

A quantidade de buscas feitas no Google com um agrupamento em torno de quatro palavras é menor e menos concorrido. Em termos práticos, é a sua loja virtual na primeira página da busca orgânica do Google, ou melhor ainda, na primeira posição!

4. Busque termos relacionados à sua palavra-chave

Existem diversas ferramentas disponíveis que podem te ajudar nesse processo. Quando estamos definindo palavras-chave, passamos por dois momentos diferentes:

  • Selecionar o grupo de palavras-chave mais relevantes para a loja virtual. Neste momento, utilizamos o planejador de palavras-chave do Google Adwords. Se você ainda não tem uma conta lá, sugerimos que faça. É simples e gratuito.
  • Buscar as variações das palavra-chave localizadas, com base na relevância das buscas atuais. Para tanto utilizamos o Ubersuggest. Digite palavras-chave e ele vai mostrar termos relacionados que as pessoas estão buscando no Google.

Assim, sua loja virtual estará no caminho para descobrir algumas da inúmeras jazidas inexploradas na cauda longa.

5. Identifique os nichos e venda para eles

Vender para a cauda longa é mais do que vender para um nicho, às vezes, trata-se de vender para o nicho do nicho. Uma forma de encontrar e engajar esses consumidores é nos fóruns, comunidades e grupos de discussão da internet. Existem fóruns para absolutamente qualquer coisa: admiradores de arquitetura antiga, homens que trocam dicas de paquera, amantes de gatos persa, etc. Com ações voltadas para esses grupos, sua loja virtual ganha ainda mais visibilidade no Google.

DICA BÔNUS

Normalmente, um usuário que está buscando por uma palavra-chave de cauda longa está mais propenso a comprar o seu produto do que outro que não está fazendo essa busca. Vamos para um exemplo prático: um usuário que busca no Google por “iphone 6 32Gb comprar”, e outro que busca apenas por “iphone”. A chance do primeiro usuário se tornar um cliente é maior do que a do segundo.

Porque? Pense que, neste último caso, o usuário pode estar procurando outra coisa que não seja comprar iphone, como por exemplo uma imagem para colocar na sua apresentação, curiosidades do aparelho, a história do iphone, ou qualquer outra informação que não seja comprar. Portanto, garimpar clientes dentro usuários que não estão na cauda longa é uma tarefa árdua e cara. Prefira o caminho mais suave, ele vai te levar ao mesmo lugar.


Qual o produto ou busca mais específicos que a sua loja virtual oferece? Alguma dúvida de por onde começar? Conte nos comentários. Forte abraço e boas vendas!

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