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Magento 2 – Principais diferenças entre Upsell, Cross-sell e produtos relacionados

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Mão empilhando bloquinhos de madeira, simbolizando crescimento - upsell

Para aumentar suas vendas no mercado digital, muitos donos de e-commerces fazem bom uso de valiosas estratégias de marketing. Entre elas, estão o upsell, cross-sell e produtos relacionados, capazes de influenciar a jornada de compra do consumidor e mostrar a ele outras opções de mercadorias, ampliando as vendas. Você conhece essas ferramentas?

Neste post, vamos falar sobre o assunto. Traremos o conceito de cada uma dessas estratégias e daremos alguns exemplos. Pode até ser que você não tenha ouvido falar desses nomes, mas possivelmente já viu algum desses recursos em uma compra que fez pela internet.

Por isso, continue a leitura do nosso artigo, entenda as principais diferenças entre upsell, cross-sell e produtos relacionados e saiba como alavancar as vendas da sua loja virtual!

Aumentando suas vendas com o Upsell, Cross-sell e produtos relacionados

Antes de falarmos sobre os conceitos de cada uma dessas estratégias, é importante destacarmos que é preciso planejamento e bom senso para aplicar essas ações. Isso porque não basta somente implantar as ferramentas na página da sua loja virtual e pronto. É necessário que o lojista se prepare e, de fato, entenda como usar da melhor maneira possível esses grandes aliados.

Portanto, é crucial entender a fundo os seus produtos e as dores dos seus clientes, para que então você ofereça outros itens complementares à compra. Isso sem contar na possibilidade de sugerir a mercadoria que o consumidor está procurando, mas de uma outra marca, de melhor qualidade e com o preço mais alto. Suas vendas podem aumentar bem e, como consequência, o seu lucro.

Contudo, lembre-se de trabalhar sempre com bom senso; afinal, ninguém gosta de ser forçado a fazer uma compra daquilo que não estava planejado anteriormente. Por isso, jamais force o cliente a levar mais produtos. Deixe-o no comando das ações e apenas sugira outros itens que podem agregar bastante ao que ele está querendo.

Sem mais delongas, vamos entender melhor como o Upsell, Cross-sell e produtos relacionados podem aumentar as vendas do seu negócio. Acompanhe!

Upsell

Esta estratégia consiste em influenciar o cliente a fazer uma compra diferente daquela que ele estava disposto a fazer quando acessou o seu site. Não que esse consumidor comprará outro produto, totalmente diferente; mas o objetivo é que ele adquira a mercadoria que procura, mas com qualidade superior e com o preço mais alto.

Dessa forma, o upsell visa persuadir os clientes a gastarem mais em sua loja virtual. Possivelmente, você já viu na prática como funciona essa ferramenta. Ela fica na mesma página de informações do produto que o consumidor está pesquisando, um pouco mais abaixo. Se o cliente, por exemplo, está querendo comprar um celular da marca x, que custa R$ 1.000, é apresentado a ele um modelo com mais recursos, mais moderno e que custa R$ 1.500.

Assim, ao abrir a página de um determinado item para saber mais informações sobre o produto, o cliente pode ver facilmente outros tipos de mercadorias mais abaixo. Estas, por sua vez, mais caras e de qualidade bem superior, podem encher os olhos do comprador e fazê-lo mudar de ideia.

Cross-sell

Já o cross-sell, também chamado de venda cruzada, tem objetivos um pouco diferentes do que vimos no tópico anterior. A ideia é semelhante e tem relação com o produto que o cliente está comprando, mas aqui o intuito é que o consumidor acrescente, no carrinho de compras, outros itens complementares ao que já está sendo comprado.

Para facilitar o seu entendimento, vamos a um exemplo. Suponhamos que a sua loja vende computadores e outros produtos de informática, e o cliente quer comprar um notebook. Nesse caso, o cross-sell entraria com sugestões de outros produtos relacionados, como uma impressora, um mouse, fones de ouvido, entre outros.

Dessa forma, o consumidor fica motivado a fazer uma compra maior, de maneira mais prática, e que agregará bastante ao produto principal que ele quer comprar. No entanto, é importante que o lojista se atente a um detalhe que pode fazer total diferença no final das contas.

O cross-sell pode ser usado tanto na página do produto (como o upsell) quanto no carrinho de compras, na hora de finalizar o pedido. Contudo, é aconselhável que se utilize a segunda opção, com o intuito de persuadir o cliente a adquirir mais itens por impulso, na hora de fechar a compra. É semelhante ao que vemos em drogarias, lojas físicas e supermercados, em que são colocados diversos produtos próximos ao caixa, justamente com esse objetivo.

Produtos relacionados

Os produtos relacionados funcionam de forma parecida ao cross-sell, mas são apresentados na mesma página do produto pesquisado pelo cliente. A ideia aqui é trazer uma sequência de produtos que guardam relação com o que o consumidor quer inicialmente.

Dessa forma, o objetivo dessa estratégia é promover um bom aumento de itens por pedido, uma vez que as mercadorias têm relação entre si e oferecem mais praticidade ao comprador. Muitos clientes aproveitam essas chances e adquirem verdadeiros combos de produtos, contribuindo bastante para o faturamento dos e-commerces.

Por exemplo: uma loja que vende sapatos sociais pode oferecer, nos produtos relacionados, itens como meias e cintos. Uma loja que vende celulares pode sugerir também a compra de capinhas e outros acessórios para esses aparelhos. São inúmeras possibilidades para os lojistas aproveitarem e aumentarem suas receitas.

Conclusão

Para finalizarmos este artigo, é importante destacarmos que o upsell, cross-sell e produtos relacionados possuem diferenças entre si, como vimos, mas todos são ótimas estratégias para turbinar suas vendas. Seja qual for a escolha da sua loja virtual — ou até mesmo todas as três, em conjunto — você dará grandes passos para aumentar o ticket médio do seu e-commerce.

E então, gostou de conhecer as principais diferenças entre upsell, cross-sell e produtos relacionados? Caso você não saiba, a plataforma Magento da JN2 possui integração nativa com todos os três recursos vistos neste artigo. Assim, ao adquirir a nossa plataforma de e-commerce, você já conta com todas essas estratégias a favor do seu negócio.

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