fbpx Skip to main content

Magento Commerce x Open Source: qual é o melhor para sua loja virtual?

Início » Blog » Magento Commerce x Open Source: qual é o melhor para sua loja virtual?
Homem se mostrando com dúvidas sobre: Magento Commerce x Open Source

Saber escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua loja virtual é um fator decisivo para o negócio. É por meio dessa solução que você montará toda a estrutura do seu comércio eletrônico, e, nesse cenário, o Magento é uma das melhores opções. Contudo, ao escolher essa solução, o lojista ainda precisará definir qual é o modelo ideal para o seu negócio: Magento Commerce x Open Source.

Isso porque existem versões distintas dessa tecnologia para o lojista escolher, visando o melhor para a plataforma da sua loja virtual. E para que você entenda o que será mais viável para o seu e-commerce, trataremos sobre o assunto neste artigo.

A seguir, falaremos sobre Magento Commerce x Open Source, mostrando as principais diferenças entre eles. Assim, você poderá optar com mais certeza pelo melhor modelo para sua loja virtual. Boa leitura!

Importância de uma plataforma Magento

Antes de mais nada, é importante ressaltar o quanto uma plataforma Magento está à frente das demais. Só para você, caro lojista, ter uma ideia da qualidade dessa solução, ela é muito usada em todo o mundo. Inclusive, trata-se da escolha de 1 a cada 4 e-commerces existentes no planeta.

Por isso, ao optar por trabalhar com o Magento, você dará um importante passo rumo a um negócio de sucesso. No entanto, é bom ficar atento, pois o mercado oferece diversas outras opções que até podem parecer atrativas no início, mas, a longo e médio prazos, não ajudarão em nada para que sua loja cresça e prospere.

Para quem ainda não sabe, o Magento possui o código-fonte aberto. Mas o que isso significa? Isso quer dizer que essa solução recebe colaborações de vários profissionais em todo o mundo, permitindo adaptações de acordo com o que o lojista deseja para seu e-commerce.

Mas voltando ao tema central deste texto, existem duas versões disponíveis para a plataforma. A seguir, você entenderá melhor sobre o Magento Commerce x Open Source, podendo decidir de acordo com o que achar melhor para o seu negócio.


Open Source

O Magento Open Source, como o próprio nome indica, carrega consigo softwares open source, permitindo que qualquer pessoa baixe o código-fonte e o modifique conforme aquilo que deseja. Existe um fórum, no site da comunidade, em que profissionais compartilham adaptações que fizeram no código, tudo de forma gratuita e bem acessível. 

Inclusive, esse fórum é um espaço em que desenvolvedores trocam dicas, solicitam ajuda e colaboram entre si. Portanto, é uma solução mais em conta no início, mas que depende de outros fatores que podem gerar altos custos no final.

Necessidade de mão de obra especializada

Como falamos, é possível baixar de forma gratuita o software, tendo acesso ao código-fonte. Contudo, não é qualquer pessoa que possui a expertise de fazer esse trabalho, tornando crucial que a empresa tenha uma estrutura ou um setor da área de tecnologia, desenvolvimento e manutenção de softwares.

Geralmente, muitas lojas virtuais não contam com essa estrutura e nem com esses colaboradores em suas equipes. Por isso, será preciso investir em programadores e outros profissionais  para fazer esses serviços, ou então contar com empresas que oferecem suporte e consultoria para o que você precisar.

Funcionalidades limitadas

Além da necessidade de mão de obra, o Magento Open Source também deixa a desejar com relação a funcionalidades na plataforma. Não que essa solução não ofereça nenhum recurso para os comerciantes, mas são em quantidades muito menores do que o Magento Commerce.

Além disso, o Open Source está com bem menos recursos nativos do que o Magento Commerce, além de não ter suporte fornecido pelo Magento. Portanto, é preciso pensar bastante e avaliar esses fatores no momento de escolher (ou não) essa plataforma.

Magento Commerce

Essa solução é mais completa e simples de implementar, além de oferecer mais segurança para o lojista. Outro ponto positivo é que ela vem com recursos integrados adicionais, aumentando assim as chances de acelerar as vendas do negócio.

Suporte Magento

Com o Magento Commerce, o lojista tem à sua disposição o suporte de profissionais do Magento. Inclusive, eles desenvolveram essa edição e a atualizam de forma frequente, fazendo com que o e-commerce trabalhe sempre o que há de mais moderno e atual no mercado.

Nesse modelo de plataforma, o lojista paga pela licença do serviço de maneira anual. Trata-se de um ótimo custo-benefício, que o empresário pode sentir logo nos primeiros meses de uso.

Muito mais recursos para sua loja virtual

Além de contar com o suporte dos profissionais do Magento, os lojistas que optam por essa solução também têm à disposição inúmeros recursos para seus e-commerces. São módulos exclusivos para esse tipo de plataforma, existentes em quantidade bem maior do que nos modelos Open Source.

Podemos dizer que o Magento Commerce é uma solução completa para o comerciante, e que torna possível o crescimento da loja virtual sem qualquer limitação. Além disso, o fato de ter sempre profissionais Magento por perto traz mais segurança e confiança para tocar o e-commerce, sem se preocupar com a parte tecnológica do negócio.


Magento Commerce x Open Source: qual escolher?

Uma vez detalhadas as principais diferenças entre Magento Commerce x Open Source, você pode se perguntar: afinal, qual é o melhor para a minha loja virtual? Como falamos no início, o lojista precisa ter cuidado e planejar bem seus objetivos, buscando entender aonde quer chegar.

O Open Source é mais indicado para e-commerces que já têm uma estrutura em tecnologia e que possuem profissionais aptos para esse tipo de demanda. Caso contrário, o empresário terá de contratar serviços de consultoria ou de outras empresas. Outro ponto a se pensar é a quantidade mais limitada de recursos para a plataforma, que pode interferir no dia a dia do negócio.

Já o Magento Commerce, se mostra uma solução mais completa e voltada à grande parte dos e-commerces, por estes não contarem com profissionais nas equipes que conheçam o código-fonte do Magento. 

Além disso, como dissemos, essa plataforma conta com mais recursos, inclusive alguns específicos, que podem turbinar as vendas de uma loja. Portanto, é crucial que o empresário avalie o melhor cenário para sua loja virtual e opte pela melhor solução. 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre Magento Commerce x Open Source e tenha entendido qual é o melhor para sua loja virtual. Caso queira mais informações sobre o assunto, conte com a JN2 para te ajudar também nesse processo. Fale agora mesmo com um de nossos experts e faça a escolha certa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *