O número de lojas virtuais no Brasil tem crescido bastante nos últimos tempos, e, segundo o Sebrae, o segmento de moda está entre os seis melhores nichos de mercado do setor de e-commerce no país. Se você está planejando montar uma loja virtual de moda, o momento é bastante favorável.
De acordo com a E-bit — empresa especializada em avaliar a satisfação de consumidores de serviços on-line no Brasil — mesmo em meio a dificuldades econômicas no país, o faturamento com vendas via internet, só no 1º semestre de 2016, atingiu a impressionante marca de R$ 19,6 bilhões. E mais: 43% dos brasileiros já fizeram pelo menos uma compra via internet, segundo dados da Mintel.
Diante de um cenário promissor como esse, preparamos algumas dicas para você que está planejando montar uma loja virtual de moda. Confira!
1. Utilize imagens otimizadas e de alta qualidade
A importância de utilizar fotos atrativas, otimizadas e adequadamente redimensionadas é muito grande ao montar uma loja virtual de moda. As imagens influenciam completamente na decisão do cliente que pretende comprar roupas e acessórios, o que faz desse aspecto algo até óbvio em uma loja virtual de moda.
Otimize
Isso ajuda a atrair mais visitantes para a sua loja por meio das buscas orgânicas. Uma das estratégias mais eficazes é renomear as imagens de forma descritiva. Fazendo a otimização adequadamente, as imagens contidas na sua loja virtual de moda terão muito mais chances de aparecer nos resultados de buscas, atraindo assim, maior número de visitantes propensos a fazer compras.
Mas atenção: para que a otimização seja mais eficiente, ela deve ser aplicada, também, nas Alt Tags — o texto alternativo que surge quando paramos o cursor sobre uma imagem. Em suma, elas devem estar alinhadas com o conteúdo da foto e também devem conter uma descrição simples.
Redimensione
Alguns dados alertam sobre o alto grau de exigência dos consumidores na internet. Sabe-se, por exemplo, que os consumidores costumam aguardar apenas 3 segundos para uma página carregar em desktops, e 5 segundos em dispositivos móveis. Caso leve mais tempo do que isso, a tendência é que visitantes comecem a abandonar a página e você perca dinheiro, consequentemente.
Para evitar esse problema, ao montar sua loja virtual de moda, o ideal é que todas as imagens sejam redimensionadas, de forma que carreguem mais rápido no site — sem que percam a qualidade, evidentemente. Você pode fazer estes ajustes usando um editor de imagem como o Photoshop, por exemplo.
Gere perspectiva
Como o negócio envolve roupas, é recomendado que as fotos dos produtos deem uma perspectiva aos consumidores. Portanto, em vez de fotografar a peça sobre uma superfície ou manequim, considere usar modelos reais, dessa forma, seu cliente terá uma noção de como a roupa lhe cairá.
2. Toda loja virtual de moda precisa de uma logística eficiente
Ao montar uma loja virtual de moda, um aspecto que deve ser muito bem observado é o sistema de logística, tanto para garantir um bom serviço quanto para calcular os custos com frete e fazer o envio.
Como o cliente não pode experimentar o produto antes de comprar em uma loja virtual, é fundamental que a logística reversa funcione bem nas trocas e devoluções. Isso transmite muito mais segurança ao consumidor, que se sentirá tranquilo em comprar sabendo que, caso não fique satisfeito com o produto, a troca será ágil e descomplicada.
3. Fique sempre atento ao estoque
Uma outra preocupação que se deve ter ao montar uma loja virtual de moda é assegurar-se de que você só vai oferecer produtos que já estão em estoque. Isso se torna ainda mais essencial quando se pretende trabalhar com links patrocinados, como o Google AdWords, pois anúncios desatualizados podem direcionar o visitante à página de um produto esgotado, gerando prejuízos com os custos por clique.
4. Pense em vender mais do que roupas e acessórios
Isso não significa dizer que a sua loja virtual de moda precisará investir em produtos inovadores, mas no que o site proporcionará aos consumidores. Para uma loja que está iniciando no mercado digital, é muito importante buscar meios de se diferenciar da concorrência em termos de interação com o público.
A melhor maneira de fazer isso é investir no que empresas de todos os demais segmentos fazem: conteúdo. Logo, além de belas e atraentes peças de roupas, o que tornará sua e-commerce cativante é a venda de uma grande experiência para seus clientes. Mas, por onde a sua loja virtual de moda deve iniciar?
Conheça o perfil do cliente e invista no relacionamento
O perfil do consumidor do mercado da moda é bem diferente daqueles que simplesmente querem comprar roupas. No caso deste último, a abordagem pode ser muito mais simples, focada em prestar um bom serviço de entrega e voltada para produtos mais convencionais — peças trabalhadas pensando em conforto e bom preço.
Quando o negócio é realmente moda, a construção da marca passa a ser um fator muito mais relevante. É por isso que o conteúdo se configura como uma grande arma para conquistar esse espaço, pois essa estratégia estimula a criação de valor; ou seja, criar uma ótima relação para fazer com que esses clientes voltem a comprar.
Explore ao máximo os recursos digitais
O aproveitamento dos recursos digitais mais utilizados pelo internauta, como o e-mail e as redes sociais, é imprescindível para que a sua marca definitivamente “entre na moda” no mundo digital. É importante levar em conta tudo que explicamos sobre investir na relação com os clientes.
A grande maioria dos clientes online estão sempre em busca de informações. Sendo assim, uma assinatura de newsletter com dicas de moda, sugestões de looks conforme o seu perfil, novas tendências, entre outros conteúdos e presentes, pode engajar — e muito! — os seus consumidores.
Agora que você já sabe nossas dicas de como montar uma loja virtual de moda, que tal conferir as estratégias incríveis que separamos para você aplicar em sua loja?