Homem pensativo, em frente a um notebook

Um dos grandes desafios dos donos de e-commerce é levar tráfego aos seus sites, para que, então, as vendas sejam realizadas. No entanto, uma situação que tem se tornado comum é uma loja virtual com muitos acessos, mas com pouquíssimas conversões. Afinal, por que isso acontece? Como mudar esse cenário e fazer o site vender?

De fato, casos como o descrito acima chamam muito a atenção e causam confusões na cabeça dos lojistas. Se você tem levado bastantes usuários ao seu site de compras, seria natural que houvesse um considerável número de vendas. Mas quando isso não ocorre, o problema pode estar em alguns outros pontos da sua loja virtual, que precisam ser revistos.

Para te auxiliar a identificar esses fatores, produzimos este artigo com dicas valiosas para serem analisadas e aplicadas em seu negócio. Assim, será possível entender os motivos pelos quais a sua loja virtual não converte, corrigir esses pontos e, finalmente, fazer o site vender.

Boa leitura!

Investir somente em tráfego não é o suficiente

 

Antes de entrarmos direto no que deve ser feito para aumentar suas vendas, é fundamental falarmos da importância do tráfego para um e-commerce. Isso porque, quando uma loja virtual investe na atração de novos usuários e isso não se consolida em vendas, é comum pensar que o investimento em tráfego não é uma boa estratégia.

Trata-se de um grande engano, já que essa técnica é bastante usada não só no e-commerce, mas em diversos outros setores, com excelentes resultados. O que precisa ser compreendido pelos lojistas é que não basta só investir em tráfego e está tudo resolvido. Não existe uma receita de bolo pronta para uma loja virtual usar e começar a vender.

Aliás, muito pelo contrário. Cada negócio tem suas particularidades e suas estratégias de vendas. No entanto, no e-commerce, temos um ponto em comum entre todos os segmentos, que é o site utilizado para vender os produtos e serviços. Ele é o principal ponto de contato entre suas mercadorias e os potenciais clientes, exigindo, portanto, cuidados essenciais para uma boa jornada de compra dos consumidores.

Mas é nesse ponto que, infelizmente, muitos lojistas pecam. Quando não se tem um site atrativo, que ofereça boa navegabilidade e usabilidade, os usuários não pensam duas vezes para abandonar a página. Não importa a quantidade de pessoas que está acessando a sua loja virtual; se não sentirem confiança em navegar no site, elas vão procurar outro e-commerce para adquirir o que precisam.

O que mais é necessário para fazer o site vender

Portanto, já entendemos que somente o tráfego não é suficiente para fazer o site vender. Como destacamos no tópico anterior, é necessário aplicar algumas estratégias em sua loja virtual, antes de investir na atração de novos consumidores para o negócio. Veja a seguir como isso pode ser feito!

Conheça e entenda o seu público

Saber bem as preferências e necessidades do seu público é crucial para oferecer uma boa experiência em seu site de compras. Esse conhecimento acerca dos seus potenciais clientes vai te auxiliar na definição das imagens dos produtos, na linguagem utilizada, nas descrições dos itens, entre várias outras possibilidades.

Quando um lojista conhece e entende o seu público, ele sabe o que é preciso para reter esse consumidor em seu site, conduzindo-o por uma jornada agradável e oferecendo atrativos que o levarão à conclusão da compra. E quando o tráfego no site é alto, a possibilidade de vendas é ainda maior, fazendo a combinação perfeita que todo comerciante almeja.

Seja claro e objetivo na comunicação do seu site

 

Uma das principais causas da insatisfação de clientes no e-commerce se refere à comunicação disponibilizada no site. Por exemplo, é comum navegarmos em páginas de lojas virtuais com informações confusas sobre produtos, que nada auxiliam os usuários na decisão de compra. 

Outro exemplo que vemos bastante são descrições de produtos longas, muitas vezes copiadas do fabricante e até de outros sites. Quando um potencial cliente se depara com algo desse tipo, é natural que ele perca a confiança em sua loja e não queira finalizar o pedido.

Por isso, seja o mais simples e objetivo possível na comunicação do seu site. Use imagens com boa resolução, que de fato sejam atrativas, e vídeos curtos mostrando a aplicabilidade do seu produto, por exemplo. Lembre-se que a maior parte dos acessos a e-commerces é feita por celulares, então, ofereça uma navegação responsiva e que se adapte perfeitamente a esses dispositivos.

Ofereça todas as formas de pagamento possíveis

Mais um ponto que costuma afastar consumidores dos sites diz respeito às formas de pagamento oferecidas pelas lojas. Por incrível que pareça, é possível encontrar por aí e-commerces que disponibilizam apenas uma ou duas maneiras de pagar uma compra, o que, é claro, acaba afastando o consumidor da loja virtual.

O momento em que vivemos, com tantas tecnologias disponíveis e que facilitam tanto as nossas rotinas, exige inúmeras possibilidades de pagamento. Quais os meios de pagamento que o seu negócio oferece? Se possível, ofereça todos!

Seja cartão de crédito, boleto, transferência bancária, Pix, cartões de cashback, entre outras, esteja sempre disponível para as vendas! Afinal, você não vai querer perder um cliente simplesmente por não oferecer uma forma de pagamento que ele prefira, certo? Daí a importância de conhecer bem o seu público (conforme já ressaltamos), para ser mais assertivo também nessa etapa da compra.

Tenha diferenciais que conquistem os clientes

Apostar em um ou mais diferenciais é essencial para fazer o site vender. Você já parou para analisar quais são os seus? Os consumidores atuais buscam constantemente por condições mais vantajosas para adquirir produtos e serviços, e sai na frente os e-commerces que oferecem mais incentivos para a compra.

Por exemplo, várias lojas virtuais costumam apostar no frete grátis como um diferencial do negócio. Outras empresas oferecem cupons de desconto; e há ainda os e-commerces que disponibilizam parcelamentos maiores, incentivando fortemente a compra de um produto. Seja qual for o seu diferencial, é preciso utilizar bem essa estratégia, fazendo com que o cliente que acesse o seu site seja motivado a fechar negócio.

Cuidado com os custos do seu frete

 

Já que mencionamos o frete no tópico anterior, vamos falar mais um pouco dele. Isso porque essa etapa na jornada de compra se consolida como uma das principais causas do abandono de carrinho no e-commerce. Segundo uma pesquisa feita pela Melhor Envio (em parceria com o E-commerce Brasil), para 62% dos lojistas brasileiros, o frete é o fator que mais impacta negativamente uma venda.

E se analisarmos todos os pontos abordados neste texto, de nada adianta otimizar o seu site e deixá-lo impecável, se no final o valor do frete vai assustar o consumidor. Portanto, procure fazer boas negociações com transportadoras, oferecer locais para a retirada dos produtos (alternativa bastante usada atualmente), entre outras possibilidades. Só não deixe que o valor do seu frete seja muito alto, fazendo com que o cliente abandone a sua loja.

E então, conseguiu entender como fazer o site vender mais e, assim, converter boa parte das visitas que recebe? Analisando e aplicando as dicas acima, será possível promover uma ótima experiência de compra para os clientes, aliada a estratégias de tráfego para o seu site de compras.

E por falar em tráfego, quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o artigo que produzimos: 6 plataformas de tráfego pago para você usar em seu e-commerce agora

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