Notificações push no e-commerce

Você sabe o que é notificação push? Pode ser que o termo não seja familiar, mas com certeza você já foi impactado(a) por essa estratégia.

A ideia dessas notificações é atualizar um usuário sobre todas as novidades de uma marca através do smartphone, tablet ou desktop.

Quer saber mais sobre esse recurso e como ele pode ajudar sua marca a vender mais? Então acompanhe as informações que a JN2 preparou sobre esse assunto!

O que é notificação push?

Notificações push são as mensagens que impactam os usuários pelos aplicativos de smartphone ou quando um site é acessado pelo desktop. Elas aparecem na tela inicial do celular, tablet ou no canto da página de um computador e convida o consumidor a interagir com a marca.

Pode ser uma promoção, um cupom de desconto ou até mesmo uma mensagem de um contato, no caso de aplicativos como o WhatsApp e o Telegram.

No entanto, para receber as notificações, o usuário deve permitir essa ação.

No caso de smartphones e tablets, a opção de envio das notificações push é selecionada após a instalação do aplicativo. No desktop, o usuário que acessa o site recebe uma espécie de pop-up com a opção de receber ou não as notificações.

Como usar as notificações push no seu e-commerce

Para uma loja virtual, as notificações push são mais uma forma de atrair a atenção dos consumidores e aumentar as oportunidades de vendas. Confira a seguir algumas dicas importantes para usar essa estratégia de forma mais assertiva e eficaz:

Ofereça valor

O conteúdo da notificação push pode variar de acordo com o negócio. No entanto, em todos os casos, há o consenso de que essa mensagem deve transmitir valor para o usuário. Isto é: trazer conteúdo relevante e que realmente faça diferença para ele.

Afinal, ninguém quer ser incomodado com notificações desnecessárias, certo?

Por isso, utilize essa estratégia para impactar os consumidores e traga novidades que são realmente interessantes. Pode ser um promoção com frete grátis, a chegada de novos produtos, descontos progressivos para compras e etc.

Você também pode ativar a opção personalizada, com base nas próprias ações do usuário no seu site.

Tome cuidado com a frequência

A tela inicial do celular é um espaço apenas para notificações importantes. E ser bombardeado de mensagens, por mais que sejam atrativas, pode cansar o usuário.

Segundo uma pesquisa da empresa PushCrews, 74% dos entrevistados acredita que receber mais que 5 notificações push por dia é muita coisa. Então, para evitar que o usuário desative a opção, procure dosar a quantidade de envios. A dica é ser ainda mais consciente que a quantidade citada na pesquisa e enviar, no máximo, 3 por semana.

Não exagere no tom

Ao enviar notificações push para o cliente de sua loja, procure ser amigável com a linguagem e não fique desesperado para vender.

É importante frisar que o consumidor que recebe as notificações já permitiu esse contato ao baixar o aplicativo ou solicitando-as pelo navegador. Portanto, ser invasivo ou desnecessário pode acabar com uma oportunidade de venda.

Ao invés disso, busque despertar a curiosidade de forma genuína, com criatividade e até bom humor.

Um ótimo exemplo disso é o iFood. A empresa envia notificações push para noticiar cupons de desconto e utiliza memes, além de linguagem criativa e informal para criar uma espécie de vínculo com os clientes.

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Cuidado com o horário de envio das mensagens

Receber os alertas em horários inapropriados também pode fazer o usuário desistir de recebê-las.

Então, é importante programar os envios em horário comercial, principalmente entre o meio-dia e o final da tarde. É importante entender os hábitos do seu consumidor e para encontrar um equilíbrio de horários entre esses envios.

Procure segmentar as notificações

Uma opção bem legal das notificações push é segmentar o público e enviar as mensagens apenas para determinadas pessoas.

Por exemplo, se a sua loja virtual oferece frete grátis somente para a região nordeste, é possível escolher usuários dessa localização e enviar apenas para eles. Ao apostar em filtros avançados para fazer essa segmentação, as chances da estratégia dar certo são cada vez maiores.

Você pode conhecer muito mais sobre esse assunto no nosso texto Melhore sua loja virtual com filtros avançados.

Analise os resultados

Qualquer estratégia colocada em prática precisa ser mensurada para medir sua eficácia. E com as notificações push, não é diferente.

Por isso, é importante utilizar métricas como taxa de clique e conversão para definir se ela está, de fato, surtindo efeito. Com isso, é possível ter novas ideias e traçar estratégias diferentes para o envio de mensagens por push.

Com as notificações push, sua loja virtual tem tudo para crescer!

A notificação push é um recurso que pode ser muito eficaz para atrair novas vendas e clientes para o seu e-commerce. Para que ela funcione, os profissionais envolvidos nessa estratégia precisam conhecer o perfil do consumidor e trabalhar de forma criativa para surpreender os clientes.

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