Você pode não saber, mas com certeza já se deparou com um ChatBot ao comprar algum produto pela internet.
Essa ferramenta é uma forma automatizada e atrativa de melhorar seu atendimento online e ajudar seu e-commerce a aumentar as vendas.
Quer saber mais sobre os ChatBots? Então acompanhe todas as informações que a JN2 trouxe para você!
O que é um ChatBot?
O ChatBot é uma espécie de robô conversativo que faz o atendimento online através de uma aba no site. Assim, o cliente que compra em sua loja virtual pode ser atendido em tempo real e tirar todas suas dúvidas facilmente.
É bem simples: quando o usuário manda uma mensagem, o sistema acessa uma base de dados com possíveis respostas para essa pergunta e as envia rapidamente. Esse ChatBot é personalizável e você pode criar um personagem com a identidade da marca para conversar com os clientes.
No geral, o mais indicado é que o próprio site tenha informações bem completas, como descrição do produto, fotos e formas de pagamento.
Já falamos sobre isso no texto sobre como você pode otimizar as páginas de produto do seu site. Para mais detalhes, acesse aqui.
O ChatBot servirá para responder perguntas mais específicas e participar de todo o processo de compra.
Conheça a seguir mais algumas funções e vantagens de usar um ChatBot na sua loja virtual.
Melhora a experiência do usuário
Com um ChatBot em sua plataforma de e-commerce, a experiência do usuário melhora bastante.
Isso porque o atendimento é mais prático e esse assistente virtual está disponível 24 horas por dia. É uma opção vantajosa se levar em conta que o atendimento por telefone, por exemplo, pode demorar bem mais e possui horários restritos.
Além disso, esse recurso também ajuda quem não tem tempo de ir até uma loja e comprar um produto. Assim, o cliente economiza tempo e ainda tem suas dúvidas esclarecidas.
Atendimento personalizado
Sabia que mesmo sendo um processo automatizado, o ChatBot pode oferecer um atendimento mais pessoal?!
Isso porque ao desenvolver seu ChatBot, você pode trazer toda a personalidade da marca e criar uma matriz de comunicação para esse personagem. Ele vai acompanhar todo o processo de compra e ainda divulgar promoções, rastrear pedidos e até mesmo evitar abandono de carrinho.
É uma evolução bem interessante no atendimento online e que tem tudo para agradar os clientes.
Aumento nas vendas
Não é segredo nenhum que o atendimento é um dos fatores determinantes para definir uma compra.
Quando um consumidor não é bem-atendido, ele se sente desmotivado e pode optar por outra loja que ofereça o mesmo produto. Além disso, essa má impressão pode fazer com que esse cliente nunca mais compre em sua loja.
No entanto, com a atenção especial de um ChatBot, esse cliente se sente mais satisfeito e confiante para finalizar uma compra.
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O desafio dos ChatBots
Mesmo sendo um ótimo recurso para aplicar no seu e-commerce, o ChatBot precisa ser muito bem-trabalhado.
Um dos grandes desafios ao usá-lo é acertar na comunicação. Ela precisa ser eficiente e todas as perguntas devem ser respondidas. Também é importante ser claro e assertivo nas palavras para evitar qualquer mal-entendido com o cliente.
Você pode se perguntar “mas, financeiramente, vale a pena usar o ChatBot?”
Essa é uma dúvida bem válida, afinal é um investimento e há um custo envolvido. Mas, ao trabalhar o seu ChatBot da melhor forma e aprimorá-lo sempre que necessário, você pode obter um ótimo retorno.
Modernize o atendimento do seu e-commerce e adote um ChatBot!
Com o ChatBot, sua loja virtual agrega mais valor junto ao cliente e você tem tudo para vender mais. Por isso, procure adotar uma comunicação assertiva e aprimore sempre o seu software para que ele seja o mais eficaz possível.
Já sabe como será o seu ChatBot? Aproveite e continue acompanhando o blog da JN2! Aqui você confere as melhores dicas de e-commerce para alavancar o seu negócio!