fbpx Skip to main content

O que é e-business e quais as diferenças com relação ao e-commerce

Início » Blog » O que é e-business e quais as diferenças com relação ao e-commerce

Com o desenvolvimento cada vez maior do mercado digital, empresas têm buscado se adaptar a essa realidade, revendo seus processos ou até mesmo já sendo criadas nesse formato. Dessa forma, o e-business surge como um modelo de negócio bastante procurado por organizações em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Você conhece esse termo? Muitas pessoas confundem e-business com e-commerce, mas são conceitos distintos embora guardem consigo uma relação muito próxima.

Neste texto, vamos falar sobre o e-business, suas vantagens e as principais diferenças com relação ao e-commerce. Você terá compreendido, ao final do texto, que empresas que aderem a esse modelo de negócio se destacam muito mais do que as outras.

Confira!

O que é o e-business?

De forma resumida, podemos definir e-business (electronic business ou negócio eletrônico) como a integração de atividades da empresa feita com o auxílio de sistemas de informação, usando a internet como meio de comunicação. Assim, trata-se de um termo que se refere a empresas cujos processos são todos digitais, ou que eram do mundo físico e migraram para o digital. 

Outra abordagem que se faz com relação ao e-business é que, para fazer parte desse modelo de negócio, as empresas precisam ter suas estruturas baseadas em tecnologia. É aí que os sistemas de informação, mencionados no parágrafo anterior, entram como um grande agente do processo.

Para não restar mais dúvidas, e de forma bem simples, qualquer negócio que funciona tendo como base a internet, é um e-business. 

Qual a sua importância para as empresas que o aderem?

Como vimos, o termo e-business diz respeito às tarefas de uma empresa que acontecem no ambiente digital. Dessa maneira, levando em conta todos os benefícios que a internet pode gerar, os negócios também conseguem aproveitar essas vantagens, melhorando seus processos e deixando mais fácil a comunicação de uma forma geral.

Por exemplo, uma organização pode usar ferramentas digitais para melhorar várias condutas da empresa, como atendimento ao cliente, transações eletrônicas e colaboração com parceiros de negócios. Sem dúvida alguma, contar com esses recursos trará muito mais eficiência para a sua empresa.

Se compararmos com os processos feitos no ambiente off-line, a diferença fica ainda mais nítida. Seu negócio terá ganhos em todas as etapas e setores, e para demonstrar um pouco do que estamos falando, no próximo tópico vamos apresentar algumas vantagens do e-business.


Quais são suas principais vantagens?

São vários os benefícios que um negócio tem com o e-business. Separamos, a seguir, as principais vantagens que ele pode oferecer para sua empresa. Acompanhe!

Tomada de decisão mais ágil

A internet chegou para tornar a nossa vida mais ágil, entre diversos outros proveitos. Com isso, as informações transitam de forma mais rápida, fazendo com que as tomadas de decisões do negócio fiquem mais fáceis.

Como consequência, sua empresa obtém outro importante ganho, que é a redução da burocracia envolvida nesses processos. E isso ocorre tanto nas relações internas, quanto nas externas.

Maior integração entre os setores e rapidez nos processos

Com o e-business, a integração entre as áreas da empresa é uma das principais características. Isso porque, no ambiente digital, as ferramentas disponíveis funcionam também com esse objetivo, de promover maior conexão entre os setores e otimizar as demandas.

Além disso, os processos internos são trabalhados de maneira muito ágil, uma vez que os sistemas de uma empresa podem conversar entre si. Assim, há uma economia expressiva de tempo, fazendo com que todos saiam ganhando.

Redução de custos

Em tempos de crise como a que estamos vivendo, reduzir custos na empresa é algo crucial, não é mesmo? Com o e-business, você consegue poupar bastante, já que tudo é feito online.

Não que você não terá gastos, mas, comparados ao modelo off-line, trata-se de uma economia e tanto.

Comunicação mais direta, ágil e eficiente

Este é outro importante ponto, que só é possível por causa da internet. Por esse meio, empresas de todo o mundo, sejam pequenas, médias ou grandes, podem promover uma comunicação muito mais direta, ágil e eficiente. 

E isso pode ocorrer com todos os seus públicos, internos e externos, com toda a rapidez que seu negócio precisa. Mais uma vez, há economia de tempo e ganhos para a corporação.

Mais transparência nos procedimentos da empresa

Com o e-business, todas as atividades feitas, por meio dos sistemas, podem ficar disponíveis para que os gestores verifiquem e façam seus controles. Essa ação traz mais transparência e segurança aos processos, o que aumenta também a qualidade nos serviços.

Qual a diferença entre e-business e e-commerce?

Agora, vamos explicar um ponto que confunde bastante os lojistas e outros profissionais do mercado de trabalho. Afinal, por mais que muita gente acredite que e-business e e-commerce sejam a mesma coisa, os conceitos são distintos.

E-commerce é o comércio realizado pela internet é uma loja online onde é possível vender e comprar produtos. Embora tenham definições distintas, há uma relação muito forte entre os dois. Isso porque o e-commerce faz parte do e-business; este último, por sua vez, é mais amplo e abrange muito mais processos do que vender pela internet.

Portanto, todo e-commerce é um e-business, mas nem todo e-business é um e-commerce, entendeu? Normalmente, as duas grandes áreas do e-business são o e-commerce e o e-service. A primeira, como dito, é o comércio feito pela internet. Já a segunda, são serviços prestados pela web, como: sites de busca, home banking, agências de informação online, entre outros.

O mais importante é que você entenda que os conceitos são diferentes, mas que ambos os termos fazem parte do mesmo universo: o ambiente digital, muito favorecido pela internet. Portanto, você que tem um e-commerce talvez até não saiba, mas já possui um negócio no modelo e-business, e sua empresa pode se beneficiar muito com isso.

Esperamos que tenha compreendido o que é o e-business e suas principais diferenças com relação ao e-commerce. Se você tem uma loja online e quer saber mais sobre plataformas de e-commerce, conheça nosso produto lendo o artigo: Nova plataforma JN2: conheça as funcionalidades e tecnologias. Até o próximo post!

One thought to “O que é e-business e quais as diferenças com relação ao e-commerce”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *