fbpx Skip to main content

O que é ERP e por que ele é essencial para sua loja virtual

Início » Blog » O que é ERP e por que ele é essencial para sua loja virtual
Imagem de um bloco de anotações com a sigla ERP

A gestão de um e-commerce, assim como em qualquer negócio, precisa ser feita com dedicação e atenção aos detalhes. Para que todos os processos funcionem em harmonia, o lojista tem de acompanhar tudo de perto, o que pode não ser uma tarefa tão simples. Por isso, entender o que é ERP e como ele pode ajudar a sua loja virtual nesses procedimentos é fundamental para uma gestão de sucesso.

Se você não conhece esse sistema ou tem pouco conhecimento sobre ele, este artigo vai te auxiliar bastante. Por meio deste conteúdo, será possível entender o que é ERP e por que ele é tão crucial para a gestão eficiente do seu e-commerce.

Além disso, falaremos sobre a importância de contar com uma plataforma de loja virtual que tenha possibilidades de integração para essa ferramenta. Você vai perceber o quanto sua empresa pode ganhar com a implantação desse sistema. Acompanhe!

O que é ERP?

Para quem ainda não conhece o termo ERP, trata-se de uma sigla da língua inglesa, que significa “Enterprise Resource Planning” — na tradução para o português: Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Por meio desse sistema, o lojista pode administrar praticamente todos os processos do seu e-commerce em uma única ferramenta, de forma prática e ágil.

Na gestão de uma loja virtual, um sistema ERP pode agregar bastante ao trabalho diário. Rotinas como o controle de estoque, emissão de notas fiscais, entre outras tarefas, podem ser feitas de forma simples, garantindo a você e a sua equipe uma economia considerável de tempo e dinheiro.

Além do mais, com a implantação desse sistema em sua loja, você também garante uma redução drástica de erros no negócio. Isso porque todos os processos passam a ser integrados, conversando entre si e otimizando as tarefas da empresa.


Por que esse sistema é tão importante?

Para responder melhor a essa pergunta, vamos elencar a seguir algumas vantagens que o sistema ERP vai trazer para a sua loja virtual. Dessa forma, sua gestão se tornará mais eficaz, possibilitando que você tome decisões mais certeiras (e rápidas) com relação ao negócio. Confira!

Mais precisão no controle do estoque

Controlar o estoque de uma loja virtual não é tarefa fácil, não é mesmo? Se o seu modelo de negócio ainda contar com loja física e virtual, a gestão pode ser ainda mais complexa. No entanto, com um sistema ERP tudo pode funcionar de maneira mais fácil e organizada.

Por meio da integração dessa ferramenta com a sua plataforma de e-commerce, você consegue, por exemplo, emitir relatórios de vendas, identificando as mercadorias que mais saem da loja. Assim, é possível organizar de maneira mais eficiente o seu departamento de compras, que saberá quando adquirir os produtos que vendem com mais frequência.

Além disso, fazendo uma boa gestão do seu estoque, você evita aquela situação desagradável, em que o cliente faz a compra e só no final fica sabendo que o produto está indisponível. Portanto, além de facilitar a gestão do seu estoque, o ERP ainda te ajuda a promover a satisfação do seu consumidor.

Agilidade na emissão de notas fiscais

Outro grande auxílio que o sistema ERP proporciona aos e-commerces é quanto à emissão de notas fiscais. Isso porque esse processo é feito de forma automática, contribuindo para maior agilidade nas vendas e na liberação dos pedidos de entrega. 

De outro modo, uma loja virtual que não conta com um bom sistema ERP, integrado ao negócio, fica mais sujeita a erros humanos pelo fato de os processos não serem automatizados. Além disso, outros procedimentos como a emissão de notas fiscais acontecem de maneira mais demorada, prejudicando toda a operação.

Maior facilidade para cadastrar produtos

Sabia que o sistema ERP pode auxiliar bastante na hora de cadastrar os seus produtos? Isso porque as informações sobre as mercadorias, vindas das empresas quando os produtos dão entrada no estoque, podem ser integradas a essa unidade de manutenção e também ao cadastro deles no site. 

Dessa forma, informações como fabricante, marca e características, entre outras, são unificadas, possibilitando uma gestão muito mais ágil e simples. 

Permite o monitoramento e a análise de KPIs

Você sabe o que é KPI? A sigla inglesa, que significa Key Performance Indicator (Indicadores-Chave de Desempenho), dá nome a uma ferramenta de gestão que analisa os indicadores mais importantes de um negócio. Para fazer essa análise, é preciso acompanhar tudo o que acontece em sua loja virtual, e é aí que o ERP entra como grande aliado.

Como o ERP armazena todas as informações importantes de um e-commerce, ele contribui bastante para que seja feita essa análise. Assim, o lojista pode mensurar resultados e tomar decisões, com o objetivo de corrigir erros ou aperfeiçoar processos. 

Auxilia sua loja a ficar em dia com as obrigações fiscais 

Não é segredo para ninguém que a legislação do nosso país exige muito dos empresários brasileiros, no que diz respeito a obrigações fiscais. Por isso, é crucial que todos os documentos sejam entregues nos prazos, a fim de que não haja prejuízos para as empresas.

Desse modo, quando o lojista tem a sua loja virtual integrada a um ERP, ele obtém importantes benefícios. Isso porque é possível, por meio do sistema, emitir e entregar documentos obrigatórios, como CT-e, MDF-e e as notas fiscais eletrônicas. Os processos acontecem todos de maneira automatizada, sendo que os dados ficam armazenados no sistema.

Assim, sua loja virtual fica em dia com as obrigações fiscais, e você consegue se dedicar mais a outras questões relacionadas ao negócio.

Como uma plataforma de loja virtual, com integração a um ERP, pode ajudar o seu negócio?

Ao longo deste texto, mostramos a importância que o ERP tem para o e-commerce. É quase impossível imaginarmos o funcionamento de uma loja online sem um sistema como esse para controlar os processos. Por isso, o lojista precisa contar com uma plataforma que tenha integração ao ERP.

Somente com um sistema como esse, é possível gerenciar a quantidade de informações de uma loja virtual. Além disso, o ERP também permite o crescimento do seu negócio sem qualquer tipo de limite, devido a automatização e integração dos procedimentos.

Conseguiu entender o que é ERP e por que ele é tão essencial para o seu negócio? Saiba que a plataforma Boost Commerce, da JN2, conta com integração a vários sistemas ERP. Desenvolvida com a tecnologia Magento 2, nosso produto permite que você faça uma gestão eficiente do seu negócio, com todas as vantagens mencionadas neste artigo.

Quer saber mais detalhes? Solicite agora mesmo o contato de um dos nossos especialistas e conte com a JN2!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *