As estratégias para ganhar destaque no mercado variam de acordo com a concorrência. Com o aumento de lojas virtuais, por exemplo, é imprescindível adotar métodos que ajudem nas vendas e que gerem tráfego para a sua empresa. Porém, você já parou para pensar o que é pré-venda e como ela pode ser benéfica para este momento?

Portanto, no artigo de hoje vamos discutir sobre um assunto bastante comum no mercado, mas que os lojistas precisam se aprofundar: o que é pré-venda

Entenda como o crescimento das vendas online interfere nessa etapa, além de como colocar essa estratégia em prática dentro de seu e-commerce. Veja também dicas valiosas, que vão ajudá-lo a montar o lançamento ideal para o seu negócio. 

Para você que ficou interessado, continue aqui e entenda mais! Boa leitura. 

Crescimento das vendas online

O final da segunda década dos anos 2000 foi um marco para o mundo inteiro. Devido à pandemia do COVID-19, as relações mudaram e a transformação digital, que já era esperada, acelerou-se ainda mais.

Com isso, houve uma adesão ainda maior da tecnologia. O crescimento de vendas online foi notório, chegando a 56,8% de aumento em relação ao ano anterior (2019). Dessa maneira, percebe-se que é fundamental adotar estratégias que diferenciam a sua empresa de outras, já que o mercado virtual é a nova tendência. 

Quando você pesquisar, então, o que é pré-venda, tenha em mente que essa é uma estratégia que vai além dos conceitos que vemos em lançamentos de músicas, filmes e afins. Esse é um método que pode ajudar na visibilidade de sua empresa!

O que é pré-venda?

A pré-venda (ou pré-lançamento) é uma estratégia criada para chamar a atenção do público em relação a um produto ou serviço que entrará no mercado em pouco tempo. Algumas empresas abrem até mesmo um período extraordinário para venda deste produto, para que os consumidores possam experimentá-lo e para que gere ainda mais desejo no mercado.

Essa é uma metodologia muito comum no entretenimento. Quem nunca ouviu falar, por exemplo, de um artista que lançaria o seu CD para pré-venda? A estratégia faz com que o público aumente a interação e que tenha ainda mais desejo sobre o produto/serviço.

Contudo, não imagine que isso fica apenas no cenário artístico! A sua loja virtual pode, sim, adotar essa medida e utilizá-la como método de marketing. Além de aumentar o tráfego de seu site, o número de vendas também crescerá. 

Como utilizar a pré-venda em um e-commerce?

“Eu sei o que é pré-venda, mas não consigo aplicar na minha loja virtual”. Fique calmo! Sabemos que você ainda tem dúvidas em relação a como colocar essa estratégia em funcionamento. Por isso, desenvolvemos uma pequena lista com 5 passos fundamentais na hora de realizar um pré-lançamento na internet.

Aproveite para fazer anotações, pois as informações a seguir são de suma importância. 

  1. Chamada promocional explicitando qual a novidade e a data de lançamento

Em primeiro lugar, você, empresário, deve criar uma chamada promocional explicitando qual será a novidade de sua loja e a data de lançamento. Por meio dessas informações, o consumidor poderá acompanhar as novidades e ver a pré-venda desde o seu início.

Para isso, construa banners chamativos, divulgue nas redes sociais, crie uma relação de comunicação ativa com os consumidores para que eles fiquem interessados no produto/serviço que será lançado. 

  1. Construa uma base de contatos engajados

Além disso, é primordial que haja a construção de uma base de contatos engajados. Por meio de newsletters, mídias digitais e outros canais de comunicação é possível segmentar o seu público e entender quais são as pessoas que mais estão interessadas no lançamento.

Ao criar uma listagem, envie e-mail marketing para a caixa de entrada desses consumidores, busque manter um relacionamento direto nas redes sociais e também outros comportamentos que coloquem esse cliente em posição de proximidade com a empresa. 

  1. Determine o canal de comunicação

Já que falamos de canais de comunicação, não poderíamos deixar de comentar sobre a escolha ideal do meio de relacionamento. Mesmo que existam inúmeras redes sociais, programas para se comunicar com o consumidor (como chatbots ou atendimento SAC), é fundamental que você, empresário, escolha o que mais se encaixa com o seu perfil.

Mesmo que você entenda o que é pré-venda e faça uma boa promoção, divulgar em todos os canais pode diminuir o alcance, já que você está cansado em desenvolver para todas as mídias e até mesmo não possui conteúdo suficiente para interessar todos os consumidores. Ou seja, opte por poucos meios de comunicação!

  1. Definição do cronograma

Para a pré-venda não pode faltar um cronograma! Essa informação é essencial para que o consumidor se programe em relação aos demais gastos de sua vida, na busca por mais informações sobre o produto/serviço e até mesmo para que chegue na hora certa e adquira de sua empresa.

Uma dica bastante interessante que temos para esse modelo de lançamento é não criar cronogramas extensos, que permitam que o cliente esqueça sobre a data. Além disso, desenvolver gatilhos mentais de urgência são técnicas fundamentais neste momento. 

  1. Elaboração de um plano de divulgação

Por fim, junto ao cronograma deve haver um plano de divulgação. A organização interna da empresa é primordial para que todas as datas sejam respeitadas e que a loja online não frustre o consumidor em relação à entrega e outras situações.

Planejamento sobre divulgação dos produtos, envio de e-mail marketing, postagem nas redes sociais, tudo isso deve estar dentro da elaboração de um plano. Mesmo que você adicione algum ponto no inbound marketing de sua loja virtual, é essencial ter esse manual a ser seguido.

Dicas valiosas para pré-venda

Para você que chegou aqui buscando “o que é pré-venda”, vamos dar ainda um bônus nessa explicação! 

Existem dicas valiosas para o empresário na hora de aplicar as estratégias de lançamento, que vão ajudá-lo a ter sucesso no mercado virtual e fazer com que o seu e-commerce ganhe ainda mais tráfego durante esse período. Algumas delas são:

  • Ofereça uma interlocução nítida e aprofundada;
  • Utilize gatilhos mentais;
  • Planeje o estoque;
  • Crie uma página de pré-lançamento.

Com esses quatro pontos combinados com as aplicações que discorremos acima, seu negócio está a um passo do sucesso!

Conclusão

Para você que chegou até aqui, entendemos juntos o que é pré-venda e como essa estratégia pode ser ideal para a sua empresa. Além das vantagens que citamos, certamente essa é uma metodologia que aumenta a lucratividade de seu negócio e que torna-o visível no mercado. 

Porém, é preciso muito planejamento e dedicação para que tudo ocorra da maneira esperada!

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