fbpx Skip to main content

O que esperar dos meios de pagamento no e-commerce em 2022

Início » Blog » O que esperar dos meios de pagamento no e-commerce em 2022
Mulher fazendo pagamento via qr code em um notebook

Com a chegada de um novo ano, é comum os lojistas elaborarem estratégias e definirem o planejamento para os próximos meses nas lojas virtuais. Devido ao grande crescimento do comércio eletrônico e ao avanço da tecnologia, diversos processos precisam ser aprimorados, e não é diferente com os meios de pagamento no e-commerce. Você já pensou sobre isso em seu negócio?

A cada ano que passa, diferentes produtos são criados no mercado, aumentando o leque de possibilidades para o pagamento das compras online. Acompanhando essas inovações, os consumidores seguem antenados, ainda mais que boa parte desses novos produtos são pensados para promover mais facilidades para os clientes em suas jornadas nas lojas virtuais.

Por isso, os empreendedores precisam ficar atentos e saber o que é tendência para o ano que se inicia, em especial com relação aos meios de pagamento no e-commerce. Para auxiliar no trabalho dos lojistas, criamos este artigo falando mais sobre o assunto e detalhando o que podemos esperar de novidades sobre as formas de pagamento nas lojas virtuais.

Boa leitura!

O desenvolvimento dos meios de pagamento no e-commerce

Antes de falarmos sobre o que devemos ter de novidade nos meios de pagamento para 2022, vamos lembrar um pouco da evolução desses recursos. Se olharmos para trás, veremos que há alguns anos os processos eram bastante limitados, com pouquíssimas opções para os consumidores realizarem os pagamentos.

Para compras parceladas e a prazo, por exemplo, os consumidores usavam cheques nas lojas físicas, além do cartão de crédito. Muitas pessoas saíam de casa levando um talão de cheques para que, se necessário, pudessem pagar por um produto ou serviço. Essa alternativa também era bastante usada para a aquisição de mercadorias com um valor bem mais elevado, evitando assim de se andar com dinheiro em espécie.

Se uma pessoa precisasse pagar contas ou fazer transferências, era preciso ir presencialmente a algum banco ou lotérica e enfrentar, muitas vezes, filas enormes. Se pensarmos que, atualmente, essas e outras tarefas podem ser feitas em poucos minutos, só com alguns cliques no celular ou computador, veremos o quanto os pagamentos se modernizaram.

Portanto, o mercado de e-commerce e, sobretudo, a sua loja virtual precisam acompanhar essa evolução. Ficar antenado às tendências do ano é importante para avaliar o que seu negócio pode oferecer para os consumidores, já que estes mudaram os seus comportamentos de compra e querem cada vez mais comodidade para adquirir um produto ou serviço.

O que esperar desses recursos para este ano

Depois de entendermos um pouco mais sobre a evolução dos meios de pagamento no e-commerce, vamos agora falar sobre o que podemos esperar desses recursos para 2022. Conheça a seguir as principais tendências referentes às ferramentas de pagamento nas lojas virtuais e saia na frente da concorrência!

Mais variedade

A variedade de formas de pagamento oferecida por um e-commerce tende a ser algo ainda mais aproveitado no comércio eletrônico neste ano. Foi-se aquele tempo em que as lojas disponibilizavam apenas boleto bancário e cartão de crédito para os consumidores que quisessem adquirir seus produtos.

O lojista que ainda pensar dessa maneira, estará sujeito a grandes perdas no negócio. Lembre-se que é preciso oferecer facilidades para os clientes, e tudo isso passa pelas formas de pagamento que são oferecidas a eles. Portanto, diversifique e aumente as possibilidades de compras dos consumidores em seu e-commerce.

Consolidação e fortalecimento do PIX

O PIX completou, no fim do ano passado, um ano de existência no Brasil, com grande aderência da população e enorme sucesso. Afinal, não há nada mais prático para o consumidor do que pagar por produtos e serviços por meio desse recurso, além da possibilidade de transferência imediata de valores para outras contas.

Além disso, para os comerciantes, trata-se de um grande benefício, uma vez que não há o pagamento de tarifas (e mesmo nos casos em que há, ainda é muito vantajoso) e o dinheiro cai na conta na hora. No entanto, apesar de tudo isso, existem lojistas que não aderiram ao PIX e não contam com essa funcionalidade em seus negócios.

Não é preciso nem falar o quanto esses empreendedores estão perdendo com essa atitude, não é mesmo? Se esse é o seu caso, abandone já essa ideia e ofereça o PIX! Em 2022, essa modalidade virá bem mais forte e com recursos adicionais, que prometem facilitar ainda mais as transações financeiras.

Automatização de processos financeiros

Mais uma importante tendência para este ano é a automatização dos processos financeiros do mercado. Com o desenvolvimento cada vez maior e mais rápido da tecnologia, será mais viável essa prática, tornando os procedimentos que envolvem os pagamentos mais ágeis, seguros e eficientes.

E isso, sem dúvida alguma, traz excelentes benefícios para as lojas virtuais. Primeiro que você contará com recursos modernos, sujeitos a menos falhas e que agregam à jornada de compra dos clientes. Depois, com processos automatizados e mais ágeis, você economizará bastante o seu tempo e o da sua equipe, podendo direcionar esforços para outras áreas da empresa.

E tudo isso sem falar da enorme credibilidade que seu negócio transmitirá para os consumidores. Dessa forma, eles terão prazer em comprar na sua loja, retornando várias outras vezes para a aquisição de novos produtos.

Aumento de estratégias como o Embedded Finance

Você já conhece esse termo? O Embedded Finance é quando uma empresa incorpora alguns serviços financeiros às suas atividades. Um bom exemplo disso são organizações que oferecem cartão de crédito para seus clientes, para que eles o utilizem tanto nas compras de produtos nas suas próprias lojas, quanto fora delas.

O grande objetivo dessa estratégia é disponibilizar aos consumidores uma experiência mais completa e satisfatória com a sua loja. Dessa maneira, essas empresas conseguem agregar valor à marca e, assim, cativar o cliente. 

Avanços importantes trazidos pela tecnologia 5G

A tecnologia 5G não é diretamente um meio de pagamento, mas deve promover importantes melhorias para essas ferramentas em 2022. Isso porque, com a sua implantação, o 5G influenciará bastante na velocidade e qualidade das transações, sobretudo em dispositivos móveis.

Considerando que grande parte dos acessos à web é feito via mobile, trata-se de algo que tende a gerar valiosas mudanças para as compras online. E isso sem falar de maior segurança nos processos, além de melhorias na estabilidade e eficiência das conexões.

E então, gostou de saber das tendências dos meios de pagamento no e-commerce em 2022? Não perca mais tempo, trabalhe com uma plataforma para lojas virtuais que possibilite a seu negócio a integração com o que há de mais moderno em meios de pagamento. Estamos falando da plataforma da JN2 E-commerce!

Desenvolvida com a tecnologia Magento 2, a melhor e mais usada no mundo, nossa plataforma é robusta, completa e com inúmeros recursos para sua loja vender muito. Saiba mais conversando agora mesmo com um de nossos especialistas e ofereça as melhores formas de pagamento em seu e-commerce! Aguardamos seu contato!

Deixe um comentário

Conectado como Elder Oliveira. Sair?

E-book Como Abrir uma Loja Virtual