É verdade que o comércio eletrônico oferece um mundo de oportunidades para os lojistas que decidem vender seus produtos online. No entanto, como praticamente tudo na vida, existem obstáculos que precisamos vencer, a fim de alcançarmos bons resultados. Nesse cenário, é necessário entender, portanto, o que se deve fazer para superar os principais desafios do e-commerce.
E se considerarmos os pequenos e médios empreendedores do varejo, que constituem a maior parcela do segmento de comércio eletrônico, os desafios são ainda maiores. Somados a tudo isso, ainda temos os desdobramentos da pandemia de Covid-19, que embora tenha acelerado o varejo digital, também trouxe mudanças importantes no comportamento dos consumidores.
Mas nada de abaixar a cabeça e desanimar diante das dificuldades, certo? Da mesma forma que o mercado apresenta seus desafios, ele também mostra oportunidades únicas para chegar ao sucesso. E é sobre isso que vamos falar neste artigo!
No decorrer deste texto, você vai saber o que deve ser feito para vencer os principais desafios do e-commerce. Vamos falar sobre obstáculos comuns para empreendedores de lojas virtuais, e apresentar excelentes estratégias para passar por cima de tudo isso e alavancar as vendas do seu negócio. Acompanhe!
As peculiaridades do comércio digital
Um fato que acontece bastante com lojistas, em especial aqueles que começam a vender online, é serem surpreendidos com alguns processos do varejo digital. Isso porque muitos desses comerciantes imaginam que as vendas acontecem de forma semelhante às lojas físicas, com procedimentos e estratégias iguais. Quando eles percebem que não é assim que funciona, se frustram e acabam perdidos, sem saber o que fazer.
Por isso, é fundamental compreender as peculiaridades do e-commerce. Uma loja virtual de sucesso precisou antes trabalhar na construção da sua marca e na reputação da loja, ganhando assim autoridade sobre determinado assunto e conquistando a confiança dos clientes. E isso não acontece da noite para o dia, tampouco ocorre sem planejamento.
Outro ponto importante é conhecer bem o público do seu e-commerce, saber das suas preferências e os canais pelos quais ele gosta de ser atendido. Inclusive, conhecendo bem os seus consumidores, é possível oferecer um atendimento personalizado e voltado para a conversão. O bom relacionamento com o cliente é um grande diferencial para as lojas online, e por isso deve ser muito bem trabalhado.
Mas da mesma forma que o e-commerce apresenta alguns desafios e cenários que precisam ser melhor compreendidos, ele também oferece boas oportunidades. No comércio digital, por exemplo, uma pequena loja virtual pode brigar de frente com as médias e até as grandes; basta, para isso, utilizar diferenciais importantes e ganhar a confiança dos seus consumidores.
Como vencer os principais desafios do e-commerce
Para mostrar, com exemplos, de que maneira é possível superar os principais desafios do e-commerce, elencamos alguns pontos importantes. Nos próximos tópicos, os destacaremos com mais detalhes, para que você saiba exatamente como agir para chegar ao sucesso nas vendas online. Acompanhe!
Saiba aproveitar as redes sociais
As redes sociais são ferramentas poderosas para as marcas, podendo ser aproveitadas de diferentes formas e possibilitando os mais diversos formatos de conteúdo. Além disso, essas plataformas são fundamentais para criar e aperfeiçoar o relacionamento com o seu público, fator essencial para que uma loja virtual consiga obter bons resultados.
Contudo, é preciso chamar a atenção para duas questões muito importantes. A primeira é sobre a diversificação de conteúdos postados, não bastando apenas divulgar promoções. É necessário criar autoridade, postar dicas e fazer outras publicações que tenham como foco resolver uma dor dos consumidores. Assim, o público enxergará em sua empresa não somente uma marca que quer vender, mas que também se preocupa, de fato, com o cliente.
O outro ponto é a constante necessidade de atualização sobre as redes sociais. Isso porque, com certa frequência, essas plataformas modificam seus algoritmos, exigindo que os lojistas entendam a melhor maneira de postar seus conteúdos. Além disso, é importante ficar antenado para saber quais formatos de posts estão mais chamando a atenção dos usuários em dado momento, para adequar seu planejamento.
Foque em um atendimento personalizado
Um dos grandes diferenciais que uma loja virtual deve oferecer aos clientes diz respeito ao atendimento prestado. Isso porque, cada vez mais, os consumidores têm valorizado esse ponto, fazendo com que as lojas virtuais deem atenção especial à forma com que o público é tratado no negócio.
Nesse contexto, atender de maneira personalizada é ainda mais benéfico para o cliente e vantajoso para a empresa. Para fazer isso, um e-commerce deve conhecer bem o seu público, saber sobre suas preferências e planejar estratégias que atinjam em cheio o que esses consumidores necessitam.
Se você ainda não atende dessa forma em sua loja virtual, invista nisso! Além de convencer seu cliente a comprar em seu comércio, você ainda o fidelizará, já que ele terá passado por uma excelente experiência em seu negócio.
Entenda e utilize bem as suas ferramentas de marketing
Não há como vencer os vários desafios do e-commerce, sem aproveitar todos os benefícios das ferramentas de marketing existentes. Uma loja virtual de sucesso tem à frente um lojista ou uma equipe que entende bem e sabe explorar as potencialidades que esses recursos oferecem.
Portanto, é crucial trabalhar diferentes estratégias que envolvam excelentes ferramentas de marketing, como:
- Google Analytics;
- e-mail marketing;
- segmentação de mercado;
- benchmarking;
- CRM;
- entre outras.
Seja eficiente em sua logística de entrega
Uma das maiores causas da insatisfação de clientes no e-commerce é referente à logística de entrega dos produtos. É comum vermos muitas falhas acontecendo nessa etapa, como atrasos, mercadorias que não chegaram (ou chegaram danificadas), entre outras.
Por isso, ser eficiente em sua logística de entrega pode te colocar à frente dos seus concorrentes. Sabemos que não é uma tarefa fácil, uma vez que é necessário encontrar bons parceiros para executar esse serviço com excelência. No entanto, no mercado há ótimas empresas que cumprem o que prometem, com todo o cuidado e profissionalismo.
Além disso, você pode otimizar ainda mais o seu trabalho, caso sua plataforma de e-commerce ofereça importantes integrações nessa etapa. Por exemplo, existem plataformas para lojas virtuais que são integradas aos principais gateways logísticos, conectando sua loja virtual às melhores transportadoras do país.
Trabalhe com uma plataforma moderna e responsiva
E por falar na importância das plataformas para e-commerce, é fundamental destacar também outras questões relacionadas a esse produto. Para superar as adversidades que o comércio eletrônico nos apresenta, os lojistas precisam trabalhar com plataformas modernas, repletas de possibilidades e, claro, que sejam responsivas.
Cada vez mais, as pessoas estão comprando por meio de seus celulares e outros dispositivos móveis. Portanto, se a sua loja virtual não oferecer uma boa navegabilidade nesses aparelhos, certamente terá problemas. Para que isso não aconteça com o seu negócio, conte com a segurança de uma plataforma confiável e que não vai te deixar na mão quando você mais precisar.
E então, gostou de saber como superar os principais desafios do e-commerce? Para que o seu trabalho, de fato, dê resultado, é essencial que você conte com ferramentas que contribuam para esse fim (e não o contrário). Por isso, a JN2 E-commerce pode ser a parceira ideal para sua loja virtual, e sabe por quê?
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