Imagem com corações e embrulhos de presentes

No calendário do e-commerce, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para lucrar mais. Se você costuma aproveitar essas chances, já deve ter planejado ações para ter sucesso nas vendas do Dia dos Namorados período que se aproxima e que é marcado pelo aumento da procura por produtos. Mas se você ainda não tem nada em mente, ou se pretende apostar em mais alguma estratégia, este texto vai te ajudar muito!

É claro que se planejar com antecedência é fundamental para ter bons resultados nas datas comemorativas. No entanto, algumas alternativas ainda são viáveis, mesmo a poucos dias da grande data. Por isso, vamos focar nessas ações, destacando dicas importantes e que podem ser aplicadas em seu e-commerce, potencializando as chances de sucesso.

Nos próximos tópicos, portanto, falaremos mais sobre as vendas do Dia dos Namorados, a importância da data para o comércio e o que fazer para aumentar o faturamento nesse período. Continue a leitura e conheça algumas estratégias que ainda podem ser implementadas, com grandes possibilidades de retorno para o seu negócio!

O Dia dos Namorados no e-commerce

 

 

Como diversas outras datas sazonais, o Dia dos Namorados é uma grande oportunidade para os lojistas alavancarem suas vendas. E não é só isso: se pensarmos bem, a ocasião é ótima também para fortalecer a marca, apresentar diferenciais da sua loja virtual e, principalmente, fidelizar clientes.

Afinal, oferecendo uma boa experiência de compra para os consumidores, e com um bom planejamento de pós-venda, é muito provável que seu e-commerce consiga incentivar os clientes a novas compras. Portanto, o Dia dos Namorados é muito mais do que uma chance para aumentar os lucros, e os lojistas precisam enxergar dessa forma.

Outro ponto animador é que, mais uma vez, os consumidores devem comprar bastante e comemorar em grande estilo o 12 de junho. Inclusive, o site E-commerce Brasil mostrou uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com a previsão de crescimento de 5% no faturamento do e-commerce, em relação ao mesmo período de 2021.

Portanto, os donos de negócio que ainda não planejaram qualquer ação para o período devem agir o quanto antes. Se olharmos a última data comemorativa deste ano, até então, (o Dia das Mães), houve um crescimento de 13% nas vendas, se comparado a 2021. Esses dados mostram que os consumidores estão comprando bastante, sobretudo em datas sazonais, apesar do momento de instabilidade econômica do país.

Como aumentar as vendas no Dia dos Namorados

Apresentadas todas essas informações, que comprovam ainda mais a necessidade de promover ações para vendas do Dia dos Namorados, é hora de agir. Listamos a seguir cinco dicas cruciais para você aplicar em sua loja virtual. Leia com calma e avalie quais delas (ou todas elas) podem ser implementadas em seu e-commerce!

Faça campanhas em seus canais digitais

 

Falar em campanhas realizadas nos canais digitais da empresa é até um pouco óbvio, mas ainda assim vamos reforçar. Atualmente, sobretudo no segmento de comércio eletrônico, não há como promover ações e campanhas sem usar o poder dos canais online. Esses meios conseguem atingir um número enorme de consumidores, seja por mídia paga ou orgânica.

Dessa forma, crie anúncios em plataformas como o Google Ads e Facebook Ads, para que suas campanhas cheguem a mais pessoas. Nas redes sociais, invista no design da sua página, com temas pertinentes à data e posts com dicas de presentes e outros conteúdos.

É importante mostrar para o seu público que você também quer ajudá-lo na hora de presentear seus companheiros, e não somente oferecer produtos. Portanto, saiba trabalhar bem a comunicação utilizada e entenda a melhor maneira de divulgar suas ações de marketing.

Ofereça e divulgue o atendimento omnichannel

Em diversos artigos do nosso blog, destacamos o novo comportamento do consumidor, que busca cada vez mais por facilidades e novas formas de adquirir produtos e serviços. Nesse cenário, o omnichannel entra como uma estratégia ideal, já que o atendimento nessa modalidade abrange diferentes canais do seu negócio, além de outras possibilidades.

Assim, ofereça um atendimento omnichannel em sua loja virtual, permitindo ao consumidor que ele entre em contato com seu e-commerce pelo canal de preferência dele, seja por e-mail, telefone, WhatsApp, chatbot, entre outros. O importante é estar sempre pronto para atendê-lo, tirando suas dúvidas e transmitindo confiança, para que então ocorra a compra.

Se você trabalha também com lojas físicas, ou possui pontos de entrega de mercadorias, é interessante também oferecer essa possibilidade ao cliente. As pessoas estão cada vez mais valorizando o fato de comprar no site e pegar o produto na loja, economizando inclusive com o frete. Pense nisso e faça bom uso do omnichannel!

Disponibilize promoções especiais para seus consumidores

Em um período como o Dia dos Namorados, em que as pessoas compram bastante, é essencial elaborar promoções especiais para o público. Caso você não ofereça nenhum atrativo para os consumidores, pode ter certeza que seus concorrentes o farão, e adivinha onde esses clientes vão fazer as suas compras? Pois é, você não pode perdê-los.

Por isso, avalie o que mais faz sentido para o seu negócio e o que pode trazer mais resultados. Você pode oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor; cupons de desconto; cashback; embalagens especiais; combos de produtos; entre outras possibilidades.

Mantenha a qualidade em seus serviços, em especial no pós-venda

De nada adianta caprichar no seu site, oferecer boa navegabilidade e uma excelente experiência de compra, se você pecar no pós-venda. Todos os seus esforços para cativar esse cliente e fidelizá-lo irão por água abaixo, não despertando nele o desejo de adquirir produtos em sua loja novamente.

Portanto, prepare-se para o pós-venda. Naturalmente, como é uma data comemorativa e com um aumento do número de pedidos, as trocas também devem ocorrer em maior quantidade. Assim, ofereça um excelente atendimento nessa etapa, promovendo facilidades para os consumidores e sem dores de cabeça. Lembre-se que o bom tratamento com o público sempre trará vantagens, e você pode se beneficiar de tudo isso futuramente.

Dê dicas e sugestões de presentes para a data

 

Mais do que ser uma loja que só disponibiliza produtos para venda, seu negócio pode (e deve) fazer muito mais pelos consumidores. E uma boa oportunidade para isso é dar dicas e sugestões de presentes no Dia dos Namorados, já que uma parcela considerável de pessoas ainda não sabe o que comprar.

Então, nada melhor do que auxiliar esses consumidores sugerindo produtos da sua loja, não é mesmo? Essa estratégia soa muito melhor do que simplesmente oferecer de forma direta a sua mercadoria, já que, ao dar dicas e ideias de presentes, você demonstra uma preocupação maior em resolver o problema dos clientes. Isso tem sido cada vez mais valorizado no comércio, permitindo bons resultados para as lojas que adotam essa ação.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e entendido o que deve ser feito para ter sucesso nas vendas do Dia dos Namorados. Por meio das nossas dicas, será possível potencializar as suas chances de chegar a mais consumidores e aproveitar bastante essa data comemorativa. E se precisar de qualquer auxílio em sua loja virtual, conte com a JN2!

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