Mulher ajeitando os óculos para enxergar melhor

Ansiosos em começar a vender logo pela Internet, e aproveitar as grandes chances que o e-commerce oferece, muitos lojistas cometem algumas falhas. Uma delas, e talvez a principal, é não se preocupar com fatores de extrema importância antes de criar uma loja virtual. Assim, esses comerciantes já começam errando, colocando o negócio em risco logo no início do funcionamento.

Por mais que abrir um site de vendas online não seja algo tão complexo, existem diversas questões que os lojistas precisam levar em conta. Afinal, a jornada de compra na Internet abrange várias etapas, como o acesso e a navegação em um bom site, os meios de pagamento disponíveis, as formas de entrega, entre outros itens.

E se pensarmos também no lado de dentro, ou seja, nas diversas ferramentas para gestão da loja virtual, veremos a necessidade de muitos cuidados. Mas não se preocupe, pois, neste artigo, vamos detalhar bastante esse assunto.

Você saberá dos principais pontos de atenção antes de criar uma loja virtual. Além disso, entenderá também se é melhor abrir um e-commerce sozinho, ou contar com o auxílio de empresas especializadas uma dúvida muito frequente na cabeça de comerciantes que pretendem começar a vender online. Confira!

Quais os principais pontos de atenção para criar uma loja virtual?

Se você pretende começar a vender online e não vê a hora de aproveitar essa grande oportunidade, entenda, a seguir, alguns fatores importantes. É fundamental iniciar seu e-commerce já sabendo os principais itens que farão parte de todo o processo. Assim, você se prepara com eficiência e não corre o risco de ser pego de surpresa, após iniciar sua operação. Veja alguns pontos cruciais!

Pesquisa sobre o mercado de atuação

Essa etapa é uma das mais essenciais para quem vai começar com uma loja virtual. Afinal, iniciar um negócio sem saber onde se está pisando pode causar prejuízos enormes para seu e-commerce. Por isso, os lojistas devem fazer uma pesquisa detalhada sobre o mercado de atuação, antes de começar a vender online.

Isso inclui uma análise apurada do seu público-alvo, identificando o perfil ideal das pessoas que vão comprar da sua loja. Além disso, é importante estudar os melhores fornecedores; os preços praticados no mercado (incluindo seus concorrentes); possíveis oportunidades; e, claro, as tendências do setor.

Dessa forma, você já entra no jogo muito mais preparado e capaz de elaborar estratégias mais assertivas para ter sucesso no e-commerce.

Definição da plataforma que será usada

Após entender melhor sobre o mercado de atuação, é hora de escolher a plataforma de e-commerce do seu negócio. Trata-se de um fator fundamental para obter bons resultados, uma vez que a plataforma é onde funcionará toda a operação da sua loja virtual.

Por isso, os lojistas precisam ter cuidado nessa etapa. Existem diversas possibilidades por aí, mas é preciso identificar aquela que melhor se encaixa às suas necessidades (e a que não te causará dores de cabeça). Portanto, avalie não somente os preços, mas também os recursos disponíveis em cada uma delas, as integrações permitidas, as formas de administração, entre outros pontos.

Possibilidade de integrar sistemas

Por falar em integrações, vamos detalhar um pouco mais esse assunto. Isso porque, em sua loja virtual, diversos sistemas vão trabalhar em conjunto, como o ERP, antifraude, CRM, gateways de frete e de pagamentos, entre outros. Assim, é preciso que todas essas ferramentas funcionem em harmonia, para evitar problemas como a duplicação de dados.

Nessa etapa, torna-se ainda mais importante uma boa escolha da plataforma de e-commerce que será usada em seu negócio. Isso porque existem plataformas com integração nativa a algumas dessas ferramentas, além de permitirem outras integrações fundamentais para a loja virtual. Por isso, lembre-se de observar bem essa alternativa.

Meios de pagamento que serão disponibilizados

Você já definiu as formas de pagamento que serão oferecidas em seu e-commerce? Essa escolha é crucial para as vendas que serão feitas, uma vez que, quanto mais opções forem disponibilizadas aos clientes, maiores serão as chances de negócio. No entanto, aqui também entra a importância da pesquisa de mercado, pois conhecer o perfil do seu público poderá te auxiliar bastante na definição dos meios de pagamento.

É importante não esquecer das opções que vêm sendo usadas no mercado e que diferem um pouco das formas de pagamento tradicionais; é o caso do Pix, o boleto parcelado e a possibilidade de pagar com dois cartões. 

Você poderá estruturar essa etapa em sua loja por meio de gateways e intermediadores de pagamento. Novamente, uma boa plataforma de e-commerce poderá te auxiliar bastante nesse processo, permitindo integrações a essas ferramentas e otimizando todo o seu trabalho.

Segurança da loja virtual

Muitos consumidores demoraram a aderir às compras online justamente por medo das transações. Como nas operações são usadas muitas informações confidenciais, como números de cartões de crédito, telefones e e-mails, existe até hoje um certo receio de boa parte do público com relação a isso. Além disso, informações importantes sobre a sua loja virtual também correm perigo, caso você não conte com um sistema de segurança eficiente.

Portanto, é fundamental observar esse ponto, tanto para a segurança dos seus clientes quanto para seu próprio negócio. Antes de criar uma loja virtual, avalie bem as plataformas que vão garantir tranquilidade para todos vocês, também no que diz respeito à segurança dos processos.

Formas de entrega oferecidas

Já pensou quais possibilidades de entrega você vai oferecer para seus clientes? Será só por frete tradicional, ou sua loja vai possibilitar entregas expressas? E a retirada do produto em algum ponto físico do seu negócio, vai ter? Essas são questões importantes que também precisam ser definidas antes de criar seu e-commerce e começar a vender online.

Para tanto, entenda as suas possibilidades e o que pode ser feito agora, no início. Não adianta oferecer inúmeras formas de entrega, se você ainda não pode cumpri-las com eficiência. Seja quais forem suas opções, trabalhe para que tudo seja feito com qualidade e competência, pois essa é uma etapa decisiva para a fidelização dos seus consumidores.

Criar uma loja virtual sozinho ou contratar uma empresa?

Para finalizar nosso artigo, temos uma dúvida que normalmente surge nas cabeças dos comerciantes: criar a loja virtual por conta própria, ou contar com o apoio de profissionais especializados? De fato, caso escolha abrir seu e-commerce sozinho, há diversas opções no mercado que possibilitam essa alternativa, pois são fáceis de serem manuseadas e administradas.

Contudo, quando se contrata uma empresa especializada, você sai ganhando em muitos outros aspectos. Isso porque, além de desenvolver a plataforma do seu e-commerce, uma empresa poderá personalizá-la de acordo com as suas necessidades; aplicar técnicas de UX e UI Design; oferecer suporte técnico, entre outros serviços.

É preciso, portanto, entender que a manutenção de um e-commerce envolve constantes evoluções, correções na plataforma, melhorias de funcionalidades e várias outras tarefas. Quando se tem o apoio de uma empresa especializada, fica mais fácil lidar com todas essas atividades e se concentrar em pontos mais estratégicos do negócio, não é mesmo?

E se você quer a indicação de uma excelente empresa para criar uma loja virtual, conte com a JN2! Trabalhamos com diferentes soluções para e-commerce, como o desenvolvimento de plataformas, personalização de lojas virtuais, suporte técnico amplo e humanizado, desenvolvimento de softwares e diversos outros serviços para seu e-commerce!

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