Entre as diversas estratégias usadas atualmente para criar relacionamento com o público, gerar valor para sua marca e fazer negócios, estão os ativos digitais. Por meio deles, sua empresa pode planejar ações para atrair e reter clientes, produzir conteúdos diversificados, fazer divulgações, entre inúmeras outras possibilidades. Mas você sabe exatamente o que são ativos digitais?
Para que você entenda um pouco melhor sobre o assunto, decidimos produzir este artigo. A seguir, você saberá o que são ativos digitais e qual a importância dessas ferramentas para as empresas. Além disso, vamos apresentar alguns exemplos de ativos muito usados por empreendimentos de todos os tamanhos e segmentos.
Você verá que tratam-se de recursos muito valiosos para as empresas e que, por isso, devem ser usados de forma estratégica. Continue a leitura e informe-se sobre o assunto!
O que são ativos digitais
Em primeiro lugar, vamos entender melhor sobre o significado do termo ativo digital. “Ativo” é um conceito contábil que faz referência ao patrimônio de uma empresa, e que pode ser compreendido de duas maneiras:
- ativos tangíveis: é tudo aquilo que pode ser quantificável dentro de uma organização, como mesas, cadeiras, equipamentos etc.;
- ativos intangíveis: nesse caso, a quantificação é mais complexa, sendo os ativos digitais um bom exemplo disso.
Portanto, os ativos digitais são recursos intangíveis de uma empresa, que, embora não possam ser quantificados, conforme vimos, são bastante valiosos. Podemos citar como exemplos vídeos, imagens, base de leads, sites, perfis nas redes sociais, softwares, entre vários outros. Ao longo deste texto, vamos detalhar mais sobre alguns tipos de ativos digitais.
Importância desses recursos para as empresas
Uma vez entendido o conceito de ativos digitais, não é difícil compreender a sua importância dentro de uma organização. A começar pelo próprio site da empresa, que pode ser considerado um grande patrimônio do negócio e a porta de entrada para usuários e futuros clientes.
Por isso, é fundamental cuidar desse ativo e saber usá-lo a seu favor, deixando-o bem estruturado, responsivo e com boa navegabilidade. Ainda no site, podemos encontrar outros ativos digitais e entender sua importância, como imagens, fotos, vídeos etc..
Diversas estratégias de empresas passam pelo uso desses recursos. Outro bom exemplo é a produção de ebooks, que são materiais mais extensos, também com fotos e outros ativos essenciais para captar leads para o seu negócio e gerar valor.
Tipos de ativos digitais
Nada melhor do que apresentar alguns exemplos para facilitar ainda mais o nosso entendimento sobre o assunto, certo? A seguir, você verá cinco tipos de ativos digitais e saberá mais detalhes sobre eles. É provável que boa parte de gestores e empresários já lidem diariamente com esses recursos, mas ainda não tinham percebido que se tratam de grandes patrimônios da empresa.
Site
Já falamos anteriormente sobre o site ser um importante ativo digital da empresa — podemos dizer que ele é a sede do seu empreendimento no ambiente online. É nele que você apresenta seus produtos e serviços, disponibiliza contatos para que os clientes se comuniquem com a empresa, divulga informações institucionais, entre várias outras possibilidades.
Em se tratando de lojas virtuais, o site é um ativo digital ainda mais importante, já que é por meio dele que os consumidores farão todo o processo de uma compra. Por isso, dê a devida atenção que o seu site merece e cuide bem dele.
Base de leads
A base de leads de uma empresa é ponto-chave para estratégias de vendas e relacionamento com clientes. A começar pela formação dessa base, que é considerado um trabalho de muita paciência, dedicação e esforço.
Apesar de o mercado oferecer listas prontas de e-mails para que você construa sua base, sabemos que essa não é uma alternativa a se considerar. Isso porque sua empresa pode enviar conteúdos para pessoas que não autorizaram esse envio e, portanto, não estão interessadas em seus produtos. Além disso, seu e-mail pode ir para um banco de dados com endereços acusados de enviar spam, o que é péssimo para a imagem do seu empreendimento.
Por isso, faça esse trabalho do jeito certo. Construa sua base com calma, eficiência e com transparência. Depois de pronta, você terá em mãos um ativo digital muito valioso, composto por consumidores que conhecem (ou querem conhecer mais) sua empresa e estão interessados em seus produtos.
Páginas e perfis nas redes sociais
É fundamental que gestores e empresários compreendam a importância das redes sociais para o negócio. Nesses canais, as empresas podem divulgar seus produtos, fazer vendas, atender clientes, manter um bom relacionamento com o público, entre outras ações.
Por isso, mantendo sua marca ativa nas redes sociais, com produção de conteúdo e agilidade nas respostas a clientes, sua empresa terá um ativo digital valiosíssimo, construído com muito trabalho e eficiência. Valorize isso!
Blog
O blog é muito usado para estratégias de marketing de conteúdo de uma empresa. Por meio da publicação de textos e artigos, é possível falar sobre as dores dos clientes e como curá-las, apresentando assim o seu produto como uma solução.
Além disso, os textos de blogs podem conter links que direcionam a audiência para conteúdos diversos, como ebooks e artigos complementares. Dessa forma, sua empresa gera mais leads e amplia as possibilidades de vendas.
Softwares
Este é, talvez, um dos ativos digitais que empresários e gestores mais tenham dúvidas, mas vamos explicar. Ao contar com profissionais que desenvolvem softwares personalizados para o negócio, as empresas passam a ter um grande ativo digital como patrimônio da organização.
Isso porque os profissionais que desenvolvem essas soluções trabalham sob demanda, de acordo com as necessidades da empresa. Assim, após o desenvolvimento desses softwares, você pode usá-los não só para melhorar o trabalho do seu empreendimento, mas, dependendo, também para gerar valor para a marca e conseguir ainda mais clientes.
Esperamos que tenha entendido o que são ativos digitais e a importância desses recursos para sua empresa. Você sabia que a JN2, além de trabalhar em soluções para e-commerce, também desenvolve softwares personalizados para empreendimentos de todos os tamanhos e segmentos?
Nossos profissionais, com habilidades únicas e conhecimento avançado, desenvolvem projetos específicos para atender às necessidades do seu negócio. Afinal, já são mais de 1.000 projetos entregues, com soluções inovadoras que transformaram empresas.
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