Homem mexendo no celular, com um notebook à frente.

Entre as inúmeras lojas virtuais que existem atualmente, muitas delas conseguem ter um excelente desempenho. No entanto, uma outra parcela importante de lojas ainda não conseguiu ter êxito nos negócios, e na maioria das vezes elas desconhecem os motivos. Mas afinal, o que um site de e-commerce precisa para se destacar, aumentar suas vendas e ter sucesso?

A resposta não é tão simples, tampouco é uma receita de bolo. Isso porque cada segmento tem sua particularidade, embora existam estratégias e funcionalidades que valham para todas as áreas. E o mais importante é avaliar se a sua loja virtual está levando em conta todas essas técnicas, que sem dúvida alguma são pontos-chave para atrair os consumidores.

Por isso, decidimos abordar esse assunto em nosso artigo. Diversos lojistas ainda têm dificuldades para entender o que precisa ser feito em um site de e-commerce, para que este desperte a atenção do público e se torne uma ferramenta crucial para o aumento das vendas e faturamento. 

Portanto, neste texto, vamos mostrar alguns aspectos importantes que envolvem os sites de compras. Daremos também algumas recomendações sobre o que as páginas da sua loja virtual precisam para proporcionar uma excelente experiência de compra para o cliente, resultando até mesmo em consumidores fidelizados e prontos para comprarem de você novamente. Acompanhe!

Por que dar uma atenção especial ao meu site de e-commerce?

Muitos comerciantes pensam que, para vender online, basta colocar os produtos em qualquer plataforma digital e pronto. De forma equivocada, esses lojistas acreditam que essa simples atitude já é o suficiente para chamar a atenção dos consumidores e realizar diversas vendas.

Mas não é assim que funciona. O comércio eletrônico exige cada vez mais preparo, estratégia e investimento em áreas importantes do negócio. E um dos principais pontos que sustentam uma loja virtual é a plataforma em que se dará toda a jornada de compra dos consumidores ou seja, o site de compras.

Se a experiência dos usuários em seu site for satisfatória, é sinal que você está entregando o que de fato seus clientes esperam. Mas e se não for? E se o seu site de e-commerce até recebe muitas visitas, mas sem de fato gerar conversões? Infelizmente, isso acontece em muitas lojas virtuais, sendo que o principal motivo é um site ruim, com péssima navegabilidade, ausência de recursos importantes, entre outras funcionalidades.

Por isso, é fundamental que os donos de e-commerce deem uma atenção especial às suas páginas na internet. Isso porque elas são a base onde tudo acontecerá, desde o primeiro contato dos usuários com a sua marca até a efetivação de uma compra. Dessa forma, é preciso pensar em cada detalhe da jornada do cliente em seu site, a fim de promover melhorias e fazer com que a experiência de compra dos consumidores seja única.

Do que um site de e-commerce necessita para melhorar a experiência de compra?

Existem diversas maneiras de trabalhar em seu site de e-commerce para deixá-lo pronto para cativar o público. A seguir, listamos alguns dos principais pontos para que os lojistas observem e analisem se isso está sendo feito em seus negócios. Caso a resposta seja negativa, não perca mais tempo e invista nestas melhorias em seu e-commerce.

Certamente, você sentirá em pouco tempo os reflexos destas boas práticas, com seus clientes ficando mais satisfeitos, sendo fidelizados e ainda indicando a sua marca para novos consumidores. Confira!

Segurança

Garantir total segurança no site é crucial para ganhar seus clientes. Além de garantir que todos os dados dos usuários estejam seguros em sua loja virtual, é preciso que eles percebam isso e tenham confiança em comprar do seu negócio. Por isso, você deve investir na segurança de suas páginas para ter sucesso no e-commerce.

Para termos uma ideia do quanto esse fator é importante, uma pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil mostrou que 79% dos brasileiros não fariam compras em sites pouco seguros. Portanto, faça todos os esforços necessários para garantir proteção aos dados dos usuários; segurança da camada de transporte; e outros programas que autenticam e criptografam links entre os computadores dos consumidores e o seu site.

Boas técnicas de SEO aplicadas

Em diversos artigos do nosso blog, já destacamos a importância do SEO para as lojas virtuais. Afinal, aplicar essas técnicas garante não só uma experiência mais agradável de compras para o seu consumidor, mas também o bom posicionamento do seu site em mecanismos de buscas, como o Google.

Assim, procure aplicar estratégias de SEO nas páginas do seu e-commerce. Algumas pŕaticas recomendadas são as seguintes:

  • use palavras-chave relevantes nas páginas dos produtos;
  • utilize fotos e vídeos com boa resolução;
  • faça a correta hierarquização de títulos e subtítulos na descrição dos produtos;
  • jamais copie as descrições de fábrica das mercadorias;
  • mantenha seu site com boa velocidade de navegação e carregamento de páginas.

Fazendo esse trabalho bem feito, você se destaca entre os concorrentes, já que boa parte dos e-commerces não se dedica a essas estratégias e perde grandes chances de alavancar o negócio.

Página de checkout rápida e otimizada

Dedicar-se à página de checkout da sua loja virtual, fazendo os ajustes necessários para uma efetivação mais rápida e menos burocrática da compra, é fundamental. Isso porque o número de consumidores que abandonam os carrinhos nessa etapa da compra é assustador. 

Tudo bem que existem outros motivos envolvidos, como o valor do frete e o tempo de entrega. Contudo, ter de preencher longos formulários na página de checkout, com várias informações desnecessárias para finalizar o pedido, é também um ponto-chave para o cliente desistir da compra.

Por isso, garanta que essa etapa da jornada do seu consumidor seja rápida, transparente e otimizada. Faça bom uso do login social recurso que garante que os usuários se cadastrem em sua loja por meio de suas informações já disponíveis nas redes sociais. Esse processo é bastante ágil e costuma agradar muitos os consumidores.

UX e UI design

Você conhece esses termos? O UX (abreviação das palavras em inglês “user experience”, ou experiência do usuário) e o UI, “User Interface”, ou interface do usuário, vêm ganhando cada vez mais espaço no comércio eletrônico. Tratam-se de estratégias que visam a boa experiência dos consumidores quando estes acessam o seu site.

Um bom site de e-commerce possui excelentes UI e UX. Para isso, há todo um trabalho desenvolvido em, por exemplo, filtros para que os clientes acessem o produto pretendido; barras de pesquisa; design limpo e comunicativo; recursos e ferramentas intuitivas; entre outros pontos.

Responsividade

Para finalizar as nossas recomendações, temos a questão da responsividade que o seu site de comércio eletrônico precisa ter. Atualmente, não se trata mais de um diferencial, mas sim de uma obrigação, já que a maior parte dos consumidores acessa a internet e realiza compras online por meio de dispositivos móveis.

Portanto, podemos concluir que não há chances de um e-commerce ser bem-sucedido se ele não oferece uma navegação responsiva. Caso a sua loja ainda não possua esse recurso, é essencial que você realize esse ajuste e torne o seu site mais acessível e disponível para os usuários, seja qual for a maneira de acesso que eles escolherem.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que tenha compreendido o que um site de e-commerce precisa para ter sucesso no mercado. Por isso, contar com uma boa plataforma de e-commerce é crucial para atingir esse objetivo. Você conhece a JN2 e todas as soluções que ela oferece?

Nossa empresa trabalha com diferentes serviços para lojas virtuais, desde a criação de plataformas, customização de e-commerces, suporte técnico amplo e humanizado e fábrica de softwares, entre outras soluções. Entenda melhor o que podemos fazer pelo seu negócio conversando com nossos especialistas! Certamente, faremos o que for preciso para sua loja aumentar as vendas! Até breve!

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