Por mais que existam diferentes formas de chamar a atenção dos seus consumidores, o tráfego pago no e-commerce é uma das melhores alternativas. No entanto, sabemos que, em determinados momentos, é difícil dispor de um orçamento que permita o investimento nesses canais. Diante desse cenário, os lojistas podem (e devem) trabalhar outras maneiras de chegar a seus clientes, de maneira orgânica.

É comum encontrarmos comerciantes que trabalham apenas o tráfego pago em suas lojas virtuais, sem se preocuparem muito com o orgânico. Na verdade, essa não é a maneira mais eficiente de ter sucesso com as vendas online, uma vez que tanto as estratégias pagas quanto as orgânicas devem fazer parte do negócio.

Então, se você tem bons recursos para investir em mídia paga, este texto também será importante para sua loja. Afinal, como destacamos, é fundamental um e-commerce trabalhar com diferentes conteúdos.

Neste artigo, vamos mostrar a importância das estratégias orgânicas para as vendas, sobretudo quando o orçamento está apertado para se investir no tráfego pago no e-commerce. Além disso, vamos destacar algumas práticas bem interessantes para você aplicar no negócio e combinar essas duas formas de atrair seus clientes. Boa leitura!

O tráfego pago no e-commerce e sua relação com as vendas

Como destacamos na introdução deste artigo, o tráfego pago é fundamental para qualquer e-commerce. Isso porque, com esse recurso, podemos chegar a um número muito maior de potenciais clientes, levando-os para o site da loja virtual ou para qualquer outra página de destino. 

Além disso, dependendo da campanha que você fizer, ainda é possível coletar dados importantes desses consumidores, como nome, e-mail, telefone, entre outras informações. Para quem ainda não conhece o tráfego pago, é possível anunciar em redes sociais (principalmente Facebook, Instagram e TikTok), no Google, YouTube etc..

No entanto, não é só de mídia paga que se sobrevive na Internet. Inclusive, as marcas devem procurar sempre combinar estratégias de tráfego pago e orgânico, a fim de obter melhores resultados. Por meio de conteúdos orgânicos, embora o alcance seja menor do que o pago, é possível atingir em cheio o seu público, levando até ele soluções para seus problemas e fortalecendo a imagem do seu negócio.

E se pensarmos que nem sempre temos muitos recursos para investir em mídia paga, o tráfego orgânico torna-se ainda mais importante para as vendas. Por isso, nos próximos tópicos, destacamos algumas ações que podem agregar bastante ao seu negócio, com a produção de conteúdos de qualidade e o que é melhor: sem grandes investimentos.

Como conciliar outras estratégias com o tráfego pago

A seguir, separamos quatro dicas bem interessantes para você aplicar ou aperfeiçoar em sua loja virtual. Todas elas são essenciais para continuar tendo bons resultados, mesmo sem ter o tráfego pago no e-commerce. Portanto, observe com atenção e adote essas práticas em seu negócio!

Faça bom uso do e-mail marketing

Se você ainda não utiliza o e-mail marketing em sua loja virtual, está perdendo excelentes oportunidades de vendas. Uma boa lista de e-mail é composta por clientes e outras pessoas que já tiveram algum contato com o seu e-commerce, mas que por algum motivo não efetivaram uma compra naquele momento.

Por isso, ao manter uma base com esses contatos, é possível enviar periodicamente informações sobre sua loja, lançamento de produtos, promoções, entre outras ofertas. Assim, essas pessoas poderão ser incentivadas às compras, retornando ao seu site para adquirir novas mercadorias.

Portanto, é perfeitamente possível manter essa estratégia em sua loja virtual, mesmo quando os recursos para se investir em tráfego pago não estiverem disponíveis.

Trabalhe o SEO da sua loja virtual

O trabalho de SEO é fundamental para o sucesso da sua loja virtual. Por isso, os lojistas precisam observar as melhores práticas quanto a essa técnica, para que a empresa busque sempre um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Para tanto, definir bem as palavras-chave usadas no site é um dos pontos de partida para o sucesso.

Existem também outras estratégias importantes para melhorar o SEO de uma loja virtual, como otimizar a tag de título, a metadescrição e o URL. Por meio desses campos, o usuário consegue ter uma ideia do conteúdo que está presente naquela página, incentivando o clique. Nessa etapa, é essencial que se utilize palavras-chave específicas, pelas quais seu conteúdo será mostrado nos buscadores.

Use vídeos para divulgar seus produtos e serviços

Cada vez mais presente no mundo digital, os vídeos causam maior impacto do que imagens ou textos isolados. Além disso, esse tipo de mídia, quando bem produzida, possui grande relevância para mecanismos de busca, como o Google. Portanto, se você ainda não trabalha com vídeos em seu negócio, é bom começar a implantar esse recurso.

É claro que a produção de vídeos envolve um trabalho mais complexo e minucioso, diferente de outros tipos de conteúdos. No entanto, é possível fazê-los de forma mais simples, utilizando poucos recursos, mas ainda assim com bastante qualidade. Inclusive, existem ferramentas que permitem que você grave no próprio celular, observando, é claro, a qualidade do áudio e a presença de luz natural. 

Trata-se de uma grande alternativa para fortalecer a sua presença digital e impactar o seu público.

Explore as redes sociais em todas as suas possibilidades

É bem provável que você já use as redes sociais para algumas postagens do seu e-commerce, certo? Mas você faz isso com regularidade e planejamento? De nada adianta “postar quando der” e não manter um cronograma definido de posts em suas redes. Além disso, é preciso também explorar outros pontos desses canais, cada vez mais buscados pelos consumidores.

Você pode, por exemplo, divulgar promoções, tirar dúvidas, atender de forma ágil os usuários e, é claro, vender! Só para termos uma ideia, o Social Commerce deve crescer, em 2022, 44,9%, segundo divulgou o site E-commerce Brasil. Portanto, trata-se de uma excelente oportunidade para os lojistas aumentarem bastante suas vendas!

Viu só como é possível garantir bons resultados sem depender apenas do tráfego pago no e-commerce? Por isso, reúna sua equipe o quanto antes, elabore um planejamento eficiente voltado para a produção de conteúdos orgânicos e mãos à obra! Pode ter certeza que os resultados virão, com muito trabalho e dedicação!

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