O marketing ganhou novas perspectivas nos últimos anos. O modelo tradicional, conhecido somente pelos outdoors e anúncios, perdeu espaço para o digital e ganhou novas formas. Hoje em dia vemos estratégias orgânicas e pagas nas redes, além de muitas técnicas que auxiliam na visibilidade de uma empresa por meio dessa ciência. Um método bastante conhecido é o uso de palavras-chave.
Para você que está em busca de crescimento para a sua loja virtual, entenda a importância das palavras-chave como instrumento de marketing digital, além de dicas de como fazer a escolha certa desta estratégia para que o seu e-commerce ganhe destaque no mercado.
Se você ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.
Você sabe a importância das palavras-chave?
O uso de palavras-chave é primordial para que uma loja virtual apareça nas pesquisas do Google. Atualmente, este site é o mais visitado da web, somando cerca de 74 bilhões de visitas em um período de 6 meses. Ou seja, para que o seu e-commerce ganhe visibilidade é essencial estar presente nas páginas de pesquisa do Google.
Para isso, é possível utilizar as keywords (palavras-chave) para que o seu negócio esteja nas primeiras pesquisas.
Contudo, não pense que é tão fácil assim! Mesmo que essa técnica auxilie a entrar nos lugares mais altos é preciso saber aplicá-la da maneira correta, principalmente com a ajuda de uma plataforma, que seja otimizada para esse fim.
Por isso, se você estiver abrindo agora a sua loja virtual, busque saber se a plataforma possui ferramentas que ajudam no posicionamento da página mediante o uso dessa estratégia.
A escolha correta das palavras-chave
A técnica para encontrar palavras-chave é conhecida como SEO (Search Engine Optimization). E é importante lembrar que para que você faça a escolha correta destes termos, existem sites específicos que fazem a medida de tráfego orgânico e tráfego pago sobre a keyword e dizem se vale a pena ou não usá-la em sua loja.
Você pode utilizar os termos nas descrições de produtos, em textos produzidos para blogs e até mesmo para cadastro de mercadorias. Por isso, como mencionamos, é tão importante averiguar quais plataformas são mais otimizadas para o uso dessa técnica no mercado digital.
Aproveite e veja o nosso artigo sobre “Magento para e-commerce: por que criar a sua plataforma com ele?”.
Dicas de como definir e escolher as melhores palavras-chave
Vamos então ao ponto mais importante? Agora que já entendemos o que são as palavras-chave e a importância de utilizá-las para ajudar no crescimento de uma loja virtual, separamos 5 dicas fundamentais, que vão ajudá-lo a crescer no meio digital e ganhar visibilidade.
Por isso, preste muita atenção, pois todas as informações a seguir são essenciais!
- Defina a persona
Em primeiro lugar, para alavancar as vendas de seu negócio por meio das palavras-chave é primordial que você defina a persona do seu público. Mesmo que você acredite que determinado perfil seja a maioria dos seus visitantes e consumidores, ter uma medida real, que entenda qual o verdadeiro cliente que está em busca de seu produto, é uma maneira de escolher a keyword certa.
Portanto, ofereça em sua plataforma opções de assinatura de newsletter, por exemplo, para que os usuários preencham e você receba informações sobre faixa etária, gênero, região e até mesmo formação do público. Esses dados são muito importantes para a construção da persona.
- Faça uma boa estratégia
Além disso, não basta apenas descobrir qual a persona que acompanha a sua loja virtual para escolher as palavras-chave, mas também é preciso criar planos e estratégias que sejam eficazes e que façam o usuário acessar e consumir os produtos de seu e-commerce.
Utilizar técnicas de tráfego orgânico em redes sociais e tráfego pago na página de vendas é um plano bastante interessante. Contudo, é preciso que você faça testes e entenda qual a melhor forma de gerar visitas em seu endereço eletrônico com o auxílio dessas palavras.
- Acompanhe a concorrência
Entender como os concorrentes estão no mercado também é fundamental para o seu crescimento. Com essa análise é possível acompanhar quais são as estratégias de sucesso de outras empresas e aquelas que não foram tão certeiras e não resultaram tantas vendas para a loja concorrente.
Com essa assimilação é possível ter noção do que pode ser bom para o seu e-commerce e medidas que você deve evitar. As palavras-chave que cresceram em outras páginas são exemplos disso.
- Monitore os resultados orgânicos
É imprescindível acompanhar os resultados orgânicos de sua loja virtual para saber se as palavras-chave realmente estão trazendo resultados. Para isso, existem sites indicadores, como o Ubersuggest, que mostram a variação de visitas que acontece de acordo com a keyword.
Além disso, na plataforma que você migrar o seu e-commerce é possível também acompanhar os resultados (somente de sua loja) e entender se realmente essa estratégia valeu a pena. Portanto, por meio das métricas é possível criar novos planos e crescer cada dia mais.
- Utilize boas práticas de SEO
Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre as boas práticas de SEO. Como já falamos ao longo do texto, essa estratégia é fundamental para que as palavras-chave realmente levem resultado para a sua página e que converta usuários comuns em verdadeiros consumidores.
É importante que você busque entender sobre essa metodologia e também conte com a ajuda de um especialista na área para compreender como funcionam essas estratégias. Com isso, você terá uma loja virtual visível e que gera muitas vendas na internet.
Conclusão
Para você que chegou até aqui, temos uma dica muito interessante: a JN2 pode ser a sua parceira no mercado digital e ajudá-lo não somente na aplicação de palavras-chave, mas também na adoção de qualquer outra estratégia de marketing digital.
Por meio do Magento 2, nova plataforma para migração de loja virtual, é possível aplicar as melhores técnicas de SEO e fazer com que o seu e-commerce ganhe destaque no mercado digital. Por isso, fale agora com um de nossos experts e conheça mais sobre as nossas soluções!