O mercado e-commerce de peças automotivas apresenta um enorme potencial no Brasil. Quem entra nesse setor pode atuar em diferentes frentes, por exemplo, atendendo a outras revendedoras ou fazendo a venda direto para o consumidor final. Além disso, pode ter a certeza de que está começando em um mercado promissor, com números bastante expressivos na economia do país.
De acordo com a 41ª edição do Webshoppers do Ebit|Nielsen, as lojas de e-commerce do setor automotivo tiveram um crescimento de 8% no faturamento, em 2019, em relação a 2018.
Em um país com tantos apaixonados por carro e moto e onde o e-commerce não para de crescer, a certeza é de lucratividade.
Ainda segundo o 41° Webshoppers, o e-commerce aumentou em 16% seu faturamento em 2019, número quatro vezes maior que o registrado em 2010.
Quer conhecer o passo a passo para montar um e-commerce de peças automotivas? Você está no caminho certo. Siga a leitura!
Como montar um e-commerce de peças automotivas
Convergindo o potencial de uma loja e-commerce com as vantagens do setor automotivo, o resultado nas vendas pode ser incrível. Para isso, você precisa garantir a base, ou seja, fazer tudo certinho para atrair visitantes ao seu e-commerce. Além disso, é fundamental prestar um bom atendimento e sempre esclarecer todas as dúvidas. Com isso, você conseguirá conquistar uma fatia considerável das vendas online de autopeças.
Entre as funções mais importantes, estão a escolha da plataforma e-commerce, ou seja, onde seus produtos serão catalogados para chegar ao cliente. Você também precisará aprender a cadastrar os produtos de um jeito que facilite as buscas pelo cliente. Veja os detalhes a seguir!
Escolha de fornecedores
Para aproveitar o potencial do setor automotivo no mercado e-commerce, você precisa encontrar formas de se destacar e oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. Tão importante quanto isso, é buscar parceiros e fornecedores que conhecem bem o segmento e têm credibilidade.
Sua loja virtual precisa vender peças com qualidade para que o consumidor percorra o caminho da fidelização e não se sinta lesado. Os melhores fornecedores não erram na entrega e garantem que tudo chegue ao seu estoque no tempo estimado. Desse modo, o cliente também não irá esperar demais para receber os produtos que adquiriu.
A plataforma ideal
Uma loja virtual oferece muitos benefícios em comparação às lojas físicas. Citando alguns exemplos, o custo é menor, a visibilidade não tem fronteiras e é possível expandir o negócio sem fazer reformas – o que é quase impossível em um ponto físico.
Você pode criar uma loja virtual de auto-peças em diversas plataformas, mas escolhendo a que melhor se adequa ao seu negócio, as chances de faturamento sobem consideravelmente. Para otimizar as ações de marketing, por exemplo, você precisa que o site funcione bem, com navegação fácil e informações suficientes para os clientes.
A velocidade em que a compra acontece no site também é importante para as vendas. As melhores plataformas para loja e-commerce possuem um check-out otimizado, no qual o cliente finaliza suas compras sem gastar minutos preciosos preenchendo informações.
Loja diferenciada
Definida a plataforma para o seu e-commerce de peças automotivas, é chegada a hora de criar a loja virtual. Na internet, as pessoas conseguem acessar todo tipo de loja. Por isso, você deve pensar em diferenciais para atrair visitantes e transformá-los em compradores.
Montar uma loja virtual vai além de simplesmente bater uma foto do produto, colocar na internet e esperar que as vendas aconteçam. Para se destacar e obter sucesso, é fundamental aplicar algumas estratégias. Abaixo, explicamos em detalhes. Veja!
Simplicidade e responsividade
No universo online, a experiência de compra precisa ser fácil e agradável. Quando a navegação é simples, o cliente chega mais rápido ao momento de finalização da compra.
Cabe destacar que há muitos novos consumidores que estão experimentando suas primeiras compras online.
Em 2019, como também nos mostra o 41° Webshoppers, o e-commerce ganhou 10,7 milhões de novos consumidores, um crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Isso quer dizer que a sua loja precisa estar apta a atender tanto pessoas experientes como aquelas que nunca realizaram uma compra online.
Portanto, se a experiência no seu e-commerce de peças automotivas for difícil demais, o site da concorrência provavelmente vai suprir a demanda.
Dê atenção também ao visual da sua loja. É fundamental adotar critérios de excelência em relação a qualidade das fotos. Na internet, muitos clientes definem se um produto é bom ou não ao analisar as imagens disponibilizadas.
Da mesma forma, é importante que o site seja responsivo, ou seja, se for aberto em qualquer tela, inclusive celulares, a navegação permanece impecável.
Técnicas de SEO
As estratégias de SEO fazem seu e-commerce aparecer nas primeiras páginas dos sites de busca, como o Google. Esse resultado é primordial, pois aumenta as chances do público entrar na sua loja virtual e não na concorrência.
Pesquise algumas palavras-chave para referenciar bem a sua página. Esses termos devem ser inseridos nos títulos e descrições de produto. Dica: além de palavras-chave mais concorridas, use termos mais específicos.
Estratégia de conteúdo
Um blog para divulgação de conteúdo com qualidade e relevância para o público, também pode ser útil. Com isso, é possível aumentar a credibilidade da marca, atrair clientes e aproximar quem já utiliza seus serviços. Nos conteúdos, podem estar as palavras-chave relacionadas aos seus produtos, fazendo o usuário chegar até eles em apenas um clique.
Filtros de produto
Geralmente, quando o cliente visita o e-commerce de peças automotivas, ele procura por produtos específicos. Por isso, a estrutura e navegação no site também devem ser facilitadoras, com filtros na busca.
Sua tarefa é atender a essas necessidades sem que o cliente precise explicar o que quer. O filtro dos produtos devem informar ano, marca e modelo de cada peça.
Montar seu e-commerce de peças automotivas pode ser bastante rentável, mas você precisa escolher ótimos fornecedores, a plataforma certa e adotar as estratégias que diferenciam sua loja das demais. Entre elas, você pode apostar nas técnicas de SEO e nas estratégias de conteúdo para blog.
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