Em novembro de 2020, um novo meio de pagamentos do Banco Central passou a funcionar no país: o Pix. A modalidade, que possibilita a transferência instantânea de valores entre pessoas e empresas, além de pagamentos, promete também revolucionar o segmento das lojas virtuais. Afinal, o Pix no e-commerce chega com grandes vantagens também para essas empresas.

Plataformas de lojas online desenvolvidas em Magento 2 — a maior tecnologia de e-commerce do mundo —, por exemplo, já disponibilizam essa funcionalidade. Assim, o empresário que conta com essa solução em sua loja já pode aproveitar o Pix como uma das formas de pagamento.

Para detalhar mais sobre como esse novo sistema de pagamentos pode alavancar seu negócio, elencamos neste artigo sete benefícios do Pix no e-commerce. Acompanhe!

1 – Democratização nos processos de compra online

Para quem ainda não sabe muito sobre o Pix, trata-se de um método criado pelo Banco Central para transferências e pagamentos, que funciona de forma imediata. Assim, sete dias por semana, 24 horas por dia, é possível realizar as operações, que acontecem em tempo recorde: em até 10 segundos.

As possibilidades de pagamento em um e-commerce podem ser várias, mas dificilmente uma pessoa que não tivesse cartão conseguia comprar. O jeito era pagar por meio de boletos, aguardando o prazo de compensação bancária para, enfim, a compra ser confirmada.

Com a chegada do Pix no e-commerce, houve também maior democratização nos processos de compra. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha saldo em sua conta bancária pode efetuar uma compra, e o que é melhor: sem ter de aguardar dias para confirmar a aquisição do produto.

2 – Redução de custos

Outro importante benefício proporcionado pelo Pix é a redução de custos. Entre pessoas físicas, não há cobrança nas operações. Já para pessoas jurídicas, há uma cobrança, mas ainda assim bem menor do que as antes praticadas.

Com isso, o lojista poderá utilizar essa economia em outras estratégias, como na atração de clientes para o negócio.

3 – Atração de novos consumidores

O Pix proporciona uma redução de custos na empresa, conforme vimos no tópico anterior. Desse modo, os lojistas podem utilizar essa economia e planejar boas estratégias de vendas, como promoções e descontos.

Isso possivelmente atrairá mais clientes para a sua loja, resultando em um aumento considerável de vendas. No final, não só o consumidor sai beneficiado, mas também o lojista — que aumentou seu volume de vendas e receberá os valores em menos tempo.

4 – Melhora da logística de estoque e pagamento

Imagine a seguinte situação, muito comum antes do Pix: o cliente efetua o pagamento de uma compra via boleto, em um fim de semana; o prazo de compensação do pagamento poderá demorar até três dias. Nesse período, o lojista precisou bloquear o produto em seu estoque, aguardando a confirmação (ou não) da venda. Isso certamente gerou perda de tempo e dinheiro para o empreendedor.

No entanto, o novo sistema promete resolver esse problema, já que o usuário pode utilizar o Pix para fazer pagamentos, instantaneamente. Dessa forma, haverá confirmação da venda em pouquíssimo tempo, sem a necessidade de retenção do produto até que a compensação aconteça. Sensacional, não?

5 – Melhoria do fluxo de caixa

Nada melhor do que manter um bom fluxo de caixa, sem as constantes necessidades de capital de giro e créditos externos, não é mesmo? Com o Pix no e-commerce, há uma melhora significativa nesses procedimentos. Isso porque o dinheiro entra imediatamente na conta do recebedor; diferentemente de outras modalidades de pagamentos.

Outro fator que também é beneficiado é a saúde financeira do seu negócio, pois o recebimento imediato das vendas contribui para o processo de conciliação de pagamentos. 

6 – Aperfeiçoamento das estratégias de omnichannel

As estratégias de omnichannel consistem na integração de todos os canais da empresa, de forma que o cliente não perceba diferenças entre os mundos online e offline. Um bom exemplo disso no varejo é a possibilidade de comprar no site e retirar na loja.

Contudo, era preciso aguardar a confirmação do pagamento, que poderia durar dias. Só então era possível ir até uma loja física e retirar o produto. Agora, com a chegada do Pix, esse processo tende a ser muito mais dinâmico e eficiente.

7 – Checkout mais otimizado

Não há dúvidas de que os e-commerces proporcionam muita comodidade e facilidade para os consumidores. No entanto, é comum encontrar pessoas insatisfeitas com os processos de compra, principalmente nas páginas de checkout.

O Pix promete também resolver esse problema, fazendo com que o procedimento se torne mais simples e ágil. No momento de fechamento da compra, basta o cliente optar pelo pagamento via Pix, gerando um QR Code na tela.

Depois, é só o comprador escanear o QR Code utilizando o aplicativo do seu banco, caso realize a compra no computador. Caso compre pelo celular, é só copiar o código gerado e colar no aplicativo do seu banco. Simples e prático, não é mesmo?

Considerações importantes sobre o Pix no e-commerce

É fundamental destacarmos que esse novo sistema de pagamentos não chegou para substituir as outras opções existentes no mercado. O Pix é uma alternativa a mais que os consumidores têm para pagar suas compras e realizar transferências.

Os cartões de crédito, por exemplo, continuam tendo seus diferenciais e preferências, uma vez que permitem o pagamento a prazo e de forma parcelada. Portanto, as lojas virtuais podem manter as opções utilizadas anteriormente e agregar o Pix, aumentando as possibilidades para os consumidores.

O Pix na Boost Commerce, a nova plataforma da JN2

A Boost Commerce, nova plataforma da JN2, é desenvolvida em Magento 2. Isso possibilita que importantes integrações sejam feitas em sua loja virtual, inclusive nas formas de pagamento.

Com toda essa tecnologia e funcionalidades diversas, a Boost Commerce já conta com o Pix em sua plataforma. Desse modo, o lojista pode usufruir de todos os privilégios proporcionados pelo novo sistema de pagamentos.

Viu só como a chegada do Pix no e-commerce trará importantes benefícios para sua loja online? Portanto, não perca mais tempo e aplique já essa nova modalidade de pagamento em seu negócio!

Quer continuar se informando sobre novidades e tendências do e-commerce no Brasil? Então, leia em nosso blog o artigo: Loja virtual sem estoque: entenda como funcionam as vendas!

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

2 thoughts to “Pix no e-commerce: conheça 7 benefícios que ele pode trazer para sua loja virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *