O uso da internet cresceu de forma descontrolada nos últimos anos. No Brasil, uma pesquisa de 2018 mostrou que 70% da população brasileira utiliza a web para diversos fins, somando cerca de 126,9 milhões de pessoas. Assim, nos serviços virtuais oferecidos se deve assegurar a segurança em troca da confiança do consumidor. A política de privacidade obriga essa relação para que seja legal no mercado online.

Mas, afinal, você sabe o que é a política de privacidade e como ela funciona no mundo digital? Entenda a importância dessa ferramenta nos dias de hoje, além de formas de criar uma estratégia de segurança como essa para que os clientes e demais usuários se sintam seguros na hora de navegar em seu site.

Para você que ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

O que é política de privacidade?

No ano de 2018, após a explosão de novos usuários de internet que surgiram no Brasil, o Governo Federal lançou a Lei nº 13.709 de Proteção de Dados para que as empresas virtuais mostrassem quais informações pessoais coletavam de seus usuários.

Essa medida foi tomada para que os e-commerces não utilizassem de forma ilegal dados pessoais dos consumidores, uma vez que as informações foram disponibilizadas para fins de acesso a conteúdos, compra de itens em lojas virtuais, entre outros.

Podemos dizer, então, que a política de privacidade foi uma medida tomada pela União para que os empresários respeitassem a coleta de dados dos usuários, informando-os sobre o que é guardado com os negócios. Além disso, com ela, é informado o que vai ser utilizado para outros fins (como e-mail marketing) e até mesmo para gerar credibilidade na relação empresa e cliente. 

Como criar uma política de privacidade para loja virtual?

Para você, empresário, que precisa aplicar a política de privacidade em sua loja virtual, é preciso estar atento quanto a alguns pontos, que são fundamentais na hora de elaborar essas normas. Para além de uma Lei, existem medidas éticas, que tornam o seu negócio muito bem visto pelos consumidores.

Por isso, listamos aqui 9 formas de como criar uma política de privacidade para o seu e-commerce, de maneira que respeite todos os pontos necessários dentro da Lei e que também conquiste o usuário. Confira:

  1. Respeite a legislação do seu setor

Em primeiro lugar é importante que você respeite a legislação de seu setor. Se você trabalha, por exemplo, com um e-commerce de venda de roupas, deve acessar a Lei de Proteção de Dados e analisar quais as informações que essas normas autorizam a coleta de informações. Caso você extrapole essa margem, pode ocorrer até mesmo um problema judicial. 

  1. Entenda as preocupações dos seus usuários

Também é de suma importância que a política de privacidade esteja atenta às preocupações de seus usuários. Na hora de comprar, o consumidor preza a sua segurança nessa comercialização e espera que a empresa garanta sigilo de todas as suas informações. Por isso, entenda quais são os medos desses clientes e absorva-os para levar soluções viáveis de proteção. 

  1. Evite usar termos de difícil compreensão

Além disso, é fundamental que se utilize termos fáceis, que todos compreendam. Mesmo que você tenha uma persona desenhada para o seu e-commerce, nem todas as pessoas entendem facilmente as informações da política de privacidade e acabam ficando receosas na hora de comprar. Por isso, seja didático na hora de informar. 

  1. Guarde apenas os dados necessários

Em hipótese alguma guarde dados que não sejam necessários para a sua loja virtual. Se você, por exemplo, criou uma landing page e está oferecendo um Webinar, as informações úteis são aquelas para entender a persona do seu produto. Caso seja apenas um lead, as informações precisam se reduzir ainda mais, visto que o usuário ainda não se compactuou completamente com a empresa. 

  1. Esclareça quais são as informações coletadas

Muito provavelmente você já entrou em um site e viu uma nota de rodapé esclarecendo que haveria coleta de cookies. Esse nome em inglês remete aos dados que a empresa virtual vai coletar, junto à descrição de quais são as informações. Sempre lembre de colocar esse adendo, visto que é uma obrigação legal do e-commerce. 

  1. Observe os concorrentes

Aproveite esse momento para observar os seus concorrentes. A política de privacidade possui algumas normas, porém você pode aprimorar ainda mais essa ferramenta vendo como outras lojas virtuais apresentam essa ferramenta e como ela é utilizada para bem próprio. 

  1. Deixe o acesso ao documento visível no site

O maior erro do empresário que abre um e-commerce é de colocar a política de privacidade em um espaço escondido, em que o usuário não consegue achar quais são as normas. Esse documento precisa estar visível para que a sua loja virtual tenha credibilidade diante dos consumidores mais atentos. 

  1. Comunique alterações na política de privacidade

Caso seja realizada alguma mudança nessa política, avise ao consumidor. Isso pode ser realizado por meio de um pop-up no site ou até mesmo um e-mail marketing já com as informações que foram coletadas desses usuários. Mas, não deixe de informá-lo sobre essa alteração. 

  1. Forneça o máximo de informações de contato

Por último, mas não menos importante nessa lista de criação de uma política de privacidade, está no ato de divulgar todas as informações de contato da empresa. Estes meios podem ser telefone, e-mail e até mesmo CNPJ para consulta. Isso aumenta a confiança do cliente e faz que ele realmente realize a compra na loja virtual. 

Conclusão

Por fim, entendemos que a política de privacidade é uma ferramenta fundamental para garantir a segurança de dados dos usuários, além de trazer confiança para esses consumidores durante as compras na internet.

Para você que curtiu o assunto e se interessou em iniciar sua loja virtual, aproveite também para ver o nosso checklist “Passo a passo para criar o e-commerce do seu negócio” e conhecer um pouco mais sobre a JN2!

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