Uma das maiores insatisfações dos consumidores no processo de compras online é, sem dúvida alguma, relacionada aos prazos de entrega no e-commerce. E não é para menos, já que muitos empreendedores não conseguem fazer com que suas lojas virtuais sejam eficientes nessa etapa da jornada de compra dos clientes.
O que percebemos é que diversos lojistas não compreendem bem a importância dos processos logísticos para um e-commerce. Dessa forma, deixam de dedicar os devidos esforços à essa área do negócio, contratando empresas que não possuem a qualidade e a expertise necessárias.
No entanto, não é só isso. Para falar mais sobre o assunto e trazer todas as informações para corrigir essa falha em sua loja virtual, fizemos este artigo. Nos próximos tópicos, você vai entender a evolução dos prazos de entrega no e-commerce ao longo dos anos, além de valiosas dicas para aperfeiçoar esse procedimento em seu negócio.
Boa leitura!
O desenvolvimento dos processos e prazos de entrega no e-commerce
Essa etapa da jornada de compra do cliente é uma das mais aguardadas, sem dúvida alguma. Afinal, quando o consumidor adquire uma mercadoria em seu e-commerce, ele não pode vê-la ou tocá-la, e precisa esperar sua chegada para o primeiro contato. Assim, é possível entender melhor por que é fundamental que não haja falhas nesse processo.
Com o grande crescimento do e-commerce nos últimos anos, tornou-se necessária também a evolução dos procedimentos logísticos de uma loja virtual. No início, os Correios dominavam esse segmento, sendo a principal e mais viável opção para as entregas de mercadorias. Só para termos uma ideia, de acordo com a ABComm, 93% das empresas usavam os Correios em 2013.
Isso acontecia porque, além do alcance geográfico e da política de preços praticada à época, havia também outro importante atrativo: o Sedex. Com essa modalidade, os pedidos eram entregues de forma mais rápida, chegando às casas dos consumidores no dia seguinte à compra. Isso agradava bastante esses compradores, que não se importavam em pagar um pouco mais para ter os produtos mais rapidamente.
No entanto, como falamos, os números do comércio eletrônico cresceram bastante ao longo dos anos, o que deixou o cenário mais competitivo e abriu espaço para as transportadoras. Segundo uma recente pesquisa da Webshoppers, a utilização dos Correios caiu para 37%; já as transportadoras, subiram de forma expressiva, representando 53% do total de envios de mercadorias.
Entrega expressa
Com essas novas opções logísticas no mercado, foi possível inclusive oferecer mais praticidade e agilidade aos consumidores. É o caso da entrega expressa, em que o lojista pode estudar a viabilidade de sua implantação no e-commerce. Isso porque nem sempre é possível atender todas as localidades, devendo o empreendedor fazer uma análise para saber até onde pode ir, sem falhas na operação.
Quanto aos consumidores, eles poderão visualizar, ao final da compra, se a opção de entrega expressa está disponível para sua região. Em se confirmando, a entrega é feita em um curto espaço de tempo, normalmente no mesmo dia ou até no dia seguinte.
Entrega super expressa
Além da modalidade que vimos no tópico anterior, temos uma outra também bastante usada nos últimos tempos: a entrega super expressa. Nessa opção, o cliente escolhe pagar uma taxa de envio um pouco maior, para então receber a mercadoria em sua casa depois de algumas horas.
Esse serviço gera bastante comodidade e agilidade para o consumidor, que pode comprar produtos até determinado horário (normalmente até as 14 horas) e receber no mesmo dia. Trata-se de uma modalidade de entrega voltada para o consumidor moderno, que é mais exigente, tem pressa e, ao mesmo tempo, busca por praticidade. Cabe às lojas virtuais se adaptarem a esse perfil de cliente.
Dicas para aperfeiçoar seus prazos de entrega
Após entendermos aspectos importantes da evolução dos prazos de entrega no e-commerce, chegou o momento de verificarmos alguns pontos que podem ser melhorados nas lojas. Para tanto, destacamos três dicas cruciais para tornar os processos logísticos do seu negócio mais eficientes. Confira!
Atente-se à gestão do seu estoque
Talvez você se pergunte o que uma boa gestão de estoque tem a ver com a logística. Na verdade, tem muita coisa a ver, uma vez que vários problemas identificados nos processos logísticos de um e-commerce são por causa do estoque. Se pensarmos nas datas sazonais — como Black Friday, Natal, Dia dos Namorados, entre outras —, a situação piora bastante.
Isso acontece porque diversas lojas virtuais não preparam seus estoques para épocas de alta demanda. Com isso, vendem produtos que muitas vezes não estão mais em estoque, causando a insatisfação do consumidor. Uma boa solução para esse problema é manter a sua plataforma de e-commerce integrada a recursos como o ERP, que garante, entre várias outras tarefas, um controle de estoque integrado e automatizado.
Negocie com transportadoras confiáveis
Mais um ponto que precisa ser analisado pelos donos de e-commerces é a negociação com transportadoras que levarão seus produtos. O tempo de entrega das mercadorias, bem como a preservação dos itens transportados, é fator crucial para a satisfação do consumidor. Caso haja falhas nesses processos, o lojista pode pagar caro, vendo o cliente cancelar a compra e nunca mais comprar da sua loja virtual.
Por isso, é fundamental contar com transportadoras confiáveis, que possuem experiência no mercado e garantem qualidade nas entregas. Uma excelente opção é ter uma plataforma de e-commerce integrada aos principais gateways logísticos do país, o que possibilitará ao seu negócio o acesso às melhores transportadoras do Brasil.
Tenha a tecnologia como aliada em todos os processos
O e-commerce é um segmento que tem a tecnologia como base de praticamente todos os processos. Portanto, nada mais eficiente do que ter a tecnologia como aliada em sua loja virtual. Dessa forma, os procedimentos passam a ser integrados, mais assertivos e muito mais práticos.
E isso, certamente, influencia diretamente na satisfação do consumidor. Existem recursos que permitem aos compradores, por exemplo, acompanharem em tempo real a entrega, diminuindo assim a ansiedade pela chegada do produto e transmitindo uma boa imagem da sua empresa.
Viu só como os prazos de entrega no e-commerce podem ser um grande diferencial do seu negócio? Para isso, como vimos, é preciso entender o atual cenário logístico do nosso país, estudar todas as possibilidades e, claro, contar com uma empresa de tecnologia séria ao seu lado. Você conhece tudo o que a JN2 pode fazer para a sua loja?
Há mais de 15 anos no mercado, a JN2 é uma empresa de soluções para e-commerce que trabalha com diferentes serviços: desenvolvimento de plataformas para lojas virtuais, suporte técnico humanizado, personalização de e-commerces, criação de softwares e muito mais!
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