Um dos grandes vilões do segmento das vendas online, sem dúvida alguma, é o abandono de carrinho no e-commerce. É bastante comum vermos lojas virtuais de diferentes tamanhos e setores sofrerem com essa prática, e muitas vezes sem sequer entender os motivos que levam a esse acontecimento.
O que acontece é que os consumidores modernos estão cada vez mais em busca de uma jornada de compra satisfatória. O e-commerce que não oferece facilidades ao seu público, está sujeito a perder vendas, e o abandono de carrinho é uma ação que demonstra que sua loja virtual não atendeu ao cliente como ele esperava.
Os motivos podem ser vários, e para te ajudar a identificar o que pode melhorar em seu comércio, produzimos este conteúdo. Nos próximos tópicos, você vai entender que o abandono de carrinho no e-commerce não é um desafio exclusivo do seu negócio. Além disso, vai conferir também algumas das principais causas da desistência de compras em lojas virtuais. Acompanhe!
Os números do abandono de carrinho no e-commerce
O problema do abandono de carrinho não é de hoje, mas ganhou ainda mais força nos últimos tempos devido ao crescimento das vendas online. E se olharmos os números, percebemos que os e-commerces estão perdendo grandes chances de aumentar seus faturamentos e alavancar os negócios.
O site E-commerce Brasil, por exemplo, divulgou no primeiro semestre deste ano uma pesquisa realizada pela empresa britânica de Marketing Comportamental SaleCycle. Nesse estudo, constatou-se que a média global de abandono de carrinho gira em torno de 79%, sendo que o setor de Moda apresenta o menor percentual de abandono (74,13%), e o ramo de companhias aéreas possui o maior (87,87%).
Se pegarmos a média obtida com a pesquisa, 79%, verificamos que a cada 100 pessoas que acessam uma loja virtual e passam pelo checkout, 79 não concluem a compra. Mesmo o segmento de Moda, que possui o menor índice, ainda carrega consigo números expressivos e que merecem uma atenção especial por parte dos lojistas.
Por isso, é fundamental que cada e-commerce identifique os pontos que precisam ser melhorados e ajam o quanto antes para mudar esse cenário. Entender melhor o que motiva os consumidores a abandonarem o carrinho é o ponto de partida para essa mudança, e é sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos.
O que motiva os consumidores a abandonar o carrinho
A partir de agora, vamos destacar algumas importantes causas do abandono de carrinho no e-commerce. Leia com atenção, compreenda quais desses fatores estão prejudicando as vendas da sua loja virtual e elabore alternativas para mudar esse quadro.
Valor do Frete
Um dos principais vilões dos e-commerces, principalmente quando se trata de abandono de carrinho, é o valor do frete. Isso porque é muito comum os consumidores colocarem produtos no carrinho e, quando vão finalizar a compra, se assustarem com o valor. Diante disso, imediatamente abandonam o site da loja e não voltam mais.
Para corrigir isso, procure otimizar esse ponto da sua loja virtual, utilizando um gateway de frete moderno, por exemplo. Você também pode oferecer frete grátis a partir de determinado valor de compra, o que ainda motiva o cliente a consumir mais do seu negócio. Reúna sua equipe e pense em estratégias que amenizem essa dor do seu público.
Poucas formas de pagamento disponíveis
Mais um ponto que chama muito a atenção e que faz consumidores de todas as partes do país desistirem da compra: as poucas formas de pagamento disponíveis. De fato, é muito frustrante pesquisar produtos, fazer a escolha e, na hora de pagar, ver que a loja em questão não oferece a forma de pagamento que você precisa.
Atualmente, isso é ainda mais inadmissível, uma vez que existem várias possibilidades nesta etapa da compra. Portanto, ofereça facilidades para seus clientes e esteja sempre disponível para as vendas, seja por meio de cartão de crédito, transferência, PIX, boleto bancário, entre outras maneiras. O importante é não perder vendas por causa desse detalhe.
Checkout longo e complicado
Outro vilão do abandono de carrinho é o checkout longo, complexo e que só dificulta a conclusão da compra (em vez de facilitar, claro). Muitos consumidores se assustam, e desistem de comprar na loja, ao se depararem com longos formulários para serem preenchidos e solicitações de cadastro, login e senha.
Os lojistas precisam entender que em todas as etapas da jornada de compra, e em especial no checkout, é fundamental promover simplicidade, agilidade e comodidade para o consumidor. Otimizar o processo de checkout, com o login social, por exemplo, é uma boa alternativa de facilitar essa etapa e deixar os clientes satisfeitos e motivados para concluir a compra.
Entrega demorada
Uma das situações que também decepcionam bastante os consumidores e os fazem desistir da compra é o tempo de entrega dos produtos. Conforme destacamos várias vezes ao longo deste artigo, o consumidor espera por comodidade e agilidade, e um prazo de entrega demorado certamente os fazem abandonar o carrinho e ir para a concorrência.
Por isso, procure corrigir esse problema o quanto antes. Existem empresas que oferecem plataformas de e-commerce integradas aos principais gateways logísticos do mercado. Dessa forma, você estará conectado às melhores transportadoras do país, com todo o potencial de fazer entregas rápidas e seguras.
Site lento e que trava bastante, impedindo uma boa navegação
Para finalizar, imagine a seguinte situação: você acessa o site de uma loja para comprar produtos, mas sequer consegue navegar pelas páginas. As imagens não abrem, o sistema é lento e tudo demora bastante. Pois é, essa é outra grande frustração dos consumidores, que depois de um tempo nesses sites acabam desistindo (e com razão) das compras.
Para corrigir isso, os lojistas devem contar com plataformas eficientes, modernas e que proporcionem uma boa usabilidade do site para o público. Além disso, é essencial ter um serviço de suporte técnico sempre a postos e pronto para te ajudar, já que, em algumas situações, será mesmo necessário atualizar e corrigir algumas falhas. Mas quanto mais rápido isso for feito, melhor para todos, certo?
E então, gostou de conhecer as principais causas do abandono de carrinho no e-commerce? Saiba que você pode corrigir todos esses problemas contando com uma plataforma para lojas virtuais completa e tecnológica, como a da JN2. Você a conhece?
Desenvolvida em Magento 2, uma das melhores e mais usadas tecnologias do mundo, nossa plataforma é desenvolvida pensando em cada etapa da jornada do cliente, com processos altamente otimizados, ágeis e com possibilidades de integrações diversas.
Quer saber mais sobre nossa plataforma e como ela pode alavancar sua loja virtual? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e acabe de uma vez por todas com o abandono de carrinho em seu e-commerce! Até breve!