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Principais desafios das vendas em marketplaces e como superá-los

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Celular com pacotes de presentes ao lado

Para comercializar produtos no ambiente online, muitos lojistas optam, além do e-commerce próprio, pelas vendas em marketplaces. De fato, é uma excelente escolha, uma vez que existem inúmeras vantagens de utilizar esses grandes players do mercado e aumentar o faturamento do negócio. Contudo, é preciso também muita atenção e entendimento sobre essa alternativa, para que não haja surpresas desagradáveis.

Isso porque muitos comerciantes imaginam que tudo funciona como num “passe de mágica”, que basta expor os produtos nos marketplaces e as vendas acontecem naturalmente. Quem pensa dessa maneira, precisa ficar atento e entender que existem desafios nesse modelo de negócio, sendo necessário muito trabalho e estratégias eficientes.

Justamente para alertar os lojistas sobre essas questões, elaboramos este conteúdo. Ao longo deste texto, você vai conferir os principais desafios das vendas em marketplaces e como superá-los. São pontos de atenção importantes e que, se bem compreendidos e ajustados, farão seu negócio ter sucesso nesse ambiente. Boa leitura!

Por que investir nas vendas em marketplaces

Antes de falarmos sobre os desafios dos marketplaces, é fundamental destacarmos o quanto é importante estar nesses ambientes. Inclusive, já mencionamos em diversos artigos deste blog as vantagens de comercializar produtos nesses grandes sites e como a sua marca amplia o alcance e ganha relevância no mercado.

Outro ponto que ressaltamos é que você não precisa deixar de vender suas mercadorias, em sua loja virtual própria, para estar nos marketplaces. É perfeitamente possível vender nos dois ambientes, aumentando suas chances de vendas e, como consequência, o faturamento do seu e-commerce.

Além disso, é preciso destacar que seus concorrentes diretos certamente estão vendendo nos mais diversos marketplaces do país. É o que nos mostra uma pesquisa realizada há alguns meses, pelo site E-commerce Brasil. Nesse estudo, constatou-se que 74% dos lojistas de e-commerce vendem por algum marketplace.

Portanto, se você também não estiver nesses ambientes, competindo com outras marcas, sua loja perderá boas oportunidades de vendas e de fortalecimento da imagem, que é outra grande vantagem dos marketplaces. Por isso, se você ainda não vende nessas plataformas, é hora de mudar esse cenário, mas sempre observando os desafios que existem, conforme veremos nos próximos tópicos.

Quais são os desafios e como vencê-los

Agora que você já entendeu a importância de se investir nos marketplaces, que tal conferir alguns dos principais desafios encontrados nesses ambientes? É importante ressaltar que, para todos esses desafios, existem soluções eficientes e que possibilitam à sua loja virtual otimizar boa parte do trabalho, obtendo assim grandes resultados. Acompanhe.

Administrar diferentes canais de vendas

O primeiro desafio que destacamos é uma dúvida que muitos lojistas têm; afinal, a grande maioria dos comerciantes que vende em marketplace também possui e-commerce próprio. Eles demonstram um certo receio de ter de administrar diferentes canais de vendas, ainda mais que vários deles ainda vendem, também, por meio das redes sociais.

Todas essas preocupações podem ser solucionadas com uma boa plataforma de e-commerce. Isso porque existem plataformas que conectam sua loja virtual aos marketplaces, integrando diversos processos automaticamente, como: cadastro de produtos; recebimento de pedidos; controle de estoque; entre outros.

Assim, fica bem mais fácil administrar os canais de vendas, otimizando diversos procedimentos e te fazendo economizar bastante tempo. Além disso, é fundamental a sua loja virtual ser integrada a um bom sistema ERP, para facilitar ainda mais a gestão de tarefas como administração do estoque, emissão de notas fiscais e outras rotinas contábeis.

Saber competir com a concorrência

Ao longo deste texto, mencionamos o fato de seus concorrentes estarem nos marketplaces. Esse é um dos desafios encontrados por lojistas, já que, da mesma forma que essas plataformas oferecem grande visibilidade à sua marca, elas também atraem outros comerciantes para venderem seus produtos.

Dessa maneira, é preciso muito planejamento e estratégias eficientes para se destacar. Fazer uma boa divulgação, explorando até mesmo o potencial das campanhas de anúncios pagos, pode ser uma boa solução. Capriche também no atendimento ao cliente e faça disso um diferencial do seu negócio; afinal, os consumidores da atualidade estão cada vez mais valorizando a forma como são atendidos.

Garantir um bom atendimento nessa plataforma

E por falar em atendimento, aqui está ele como um dos principais desafios encontrados nas vendas em marketplaces. Isso porque, com a visibilidade proporcionada por esses grandes sites, há um aumento considerável de usuários querendo tirar dúvidas, buscando por mais informações e esperando um pouco de atenção para resolver a sua dor.

Como muitos lojistas não tomam os devidos cuidados nessa etapa, o consumidor sai insatisfeito com o seu negócio e vai para a concorrência. Por isso, é preciso reunir a sua equipe e fazer um planejamento detalhado de atendimento ao cliente. Oferecer diferentes canais para isso, como telefone, redes sociais (incluindo o WhatsApp), e-mail, entre outros, é crucial para o sucesso da estratégia.

Após se mostrar disponível, o desafio é responder o consumidor o mais rápido possível, ouvindo-o com atenção e apresentando diferentes soluções para o seu problema. Quando um cliente sente que está recebendo uma atenção especial, ele valoriza bastante isso, pois percebe que você quer solucionar a sua dor. Invista no atendimento humanizado e colha resultados incríveis para sua loja nos marketplaces!

Obter as melhores taxas cobradas pelos marketplaces

Muitos donos de e-commerce desistem da ideia de vender em marketplaces devido às taxas cobradas por essas plataformas. É válido destacar que essa comissão paga aos marketplaces não diz respeito somente às vendas em si, mas também a vários outros pontos que envolvem a operação, como análise de fraude, geração de mídia online etc..

Por isso, o valor de algumas taxas (que podem variar de 16% a 20%, na maioria dos marketplaces) assustam diversos lojistas. O que pode ser feito é uma pesquisa bem detalhada antes de escolher a plataforma para expor seus produtos, a fim de encontrar as melhores taxas, e elaborar estratégias para que esse custo não seja um peso para o negócio.

Entender que estar nesses grandes portais não é garantia de vendas

É comum encontrarmos empreendedores que pensam que estar nos marketplaces é garantia de vendas. As coisas não funcionam dessa maneira, e é fundamental os lojistas entrarem nesses grandes sites sabendo disso, para que não sejam surpreendidos de forma negativa.

É claro que sua marca passa a ter um alcance maior e, certamente, chega a um número considerável de consumidores, mas não basta somente isso. É preciso se destacar entre os inúmeros comerciantes que também estão nessas plataformas, para só assim conseguir aumentar as vendas. 

Portanto, aqui entra mais uma vez a necessidade de um bom planejamento para chamar a atenção do seu público.

Fazer a integração da loja virtual com o marketplace

Já mencionamos neste artigo sobre a importância de contar com uma plataforma de e-commerce que possua integração com os marketplaces, certo? Esse processo facilita bastante a vida dos lojistas, uma vez que muitos deles têm dificuldades de entender e fazer a integração da loja virtual com esses grandes players do mercado.

Por isso, a melhor saída é ter o seu e-commerce desenvolvido com uma plataforma que possibilite essa integração. Existem no mercado, inclusive, empresas que desenvolvem plataformas para lojas virtuais já integradas de forma nativa aos melhores marketplaces do país. Dessa maneira, tudo fica mais fácil e tranquilo, otimizando bastante o trabalho dos comerciantes.

Sabia que a plataforma de e-commerce da JN2 é exatamente assim? Além de ser desenvolvida com a tecnologia Magento 2 — a melhor e mais utilizada no mundo —, ela já é criada com integração nativa a mais de 50 marketplaces, além de possibilitar outras inúmeras integrações.

Com essa valiosa ferramenta nas mãos, você consegue superar qualquer desafio das vendas em marketplaces. Quer entender melhor como isso pode mudar o seu negócio de patamar? Converse agora mesmo com um de nossos consultores e aumente bastante as suas vendas!

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