Imagem do texto - frequência ideal de posts para o Instagram

Para que um negócio prospere e obtenha sucesso, também nas redes sociais, é fundamental que haja planejamento e estratégia. Um dos maiores desafios de empresários e gestores de marketing, por exemplo, é descobrir qual a frequência ideal de posts no Instagram para o negócio. Você já parou para pensar (e analisar) o que tem feito com relação a isso?

De fato, não é uma tarefa tão simples e fácil de planejar e executar. Isso porque é preciso encontrar equilíbrio no que será feito, já que você não vai querer postar poucos conteúdos de maneira que ninguém veja seus posts e nem conteúdos em excesso, correndo o risco de o Instagram te considerar uma conta de spam. Tudo isso sem falar do tempo que você tem disponível para se dedicar a esse trabalho.

Portanto, reunimos neste artigo algumas informações valiosas para você se orientar acerca da frequência ideal de posts no Instagram. Além disso, trouxemos também dicas importantes para que sua equipe realize esse trabalho da forma mais eficiente possível, com ótimas chances de obter grandes resultados para o negócio. Acompanhe!

O que diz o Instagram a respeito do assunto?

Normalmente, o Instagram não costuma orientar as pessoas com relação às estratégias para ter um bom desempenho nos posts da rede. Contudo, ainda assim podemos absorver algumas dicas que, eventualmente, são transmitidas pelo canal.

Por exemplo, a conta @Creators, do Instagram, promoveu um evento com perguntas e respostas com ninguém mais, ninguém menos, que Adam Mosseri chefe do Instagram. Na ocasião (2021), ele foi perguntado sobre o que deve ser feito para aumentar o engajamento e o número de seguidores de uma conta.

Em sua resposta, Adam destacou que é fundamental usar hashtags e vídeos, mantendo um feed saudável. Segundo suas próprias palavras, é importante postar “alguns feeds por semana, alguns stories por dia”. Com isso, concluímos que as empresas precisam fazer bom uso, também, dos stories, com publicações diárias nesse canal.

Como o Instagram define o que é mostrado aos seus usuários?

Certamente você já se perguntou como o Instagram define o que deve ser mostrado e a quem, não é mesmo? Essa é uma dúvida que vive na cabeça de muitos usuários, e que também podemos tirar algumas conclusões a respeito do assunto. Isso porque de acordo com um blog post que o próprio Adam Mosseri escreveu, existem diversos algoritmos classificadores na rede, cada um com seu objetivo definido.

Todos esses algoritmos formam um sistema capaz de analisar uma variedade imensa de informações, como quantas curtidas um post recebeu, quantas vezes uma pessoa teve interação com sua conta, entre outros pontos. A notícia não muito boa é que esse sistema, frequentemente, passa por ajustes, o que impede as marcas de manterem uma única estratégia por muito tempo.

Isso acontece porque tudo é bastante dinâmico, não sendo possível garantir um alcance estável por um período longo de tempo. Se pararmos para analisar, os interesses das pessoas mudam constantemente; e cada vez mais, novos usuários entram para o Instagram, fazem mais postagens e aumentam a competição.

Por isso, o mais recomendado é que haja consistência nas postagens da sua empresa. Entenda e saiba utilizar de forma eficiente todos os recursos oferecidos pelo Instagram, como o feed, Stories, Reels e até mesmo as transmissões ao vivo, dependendo do seu negócio.

Mas afinal, qual é a frequência ideal de posts no Instagram?

Para que possamos falar com mais precisão sobre o assunto, é necessário termos como base outros fundamentos (além, é claro, do que disse Adam Mosseri). Por exemplo, segundo uma pesquisa realizada pelo Hubspot, a frequência média de posts, no feed, entre os usuários do Instagram foi de quatro por semana. 

Contudo, se considerarmos somente as contas comerciais, a média de postagens por dia é de 1,56 vezes no feed principal. Ainda de acordo com a pesquisa, 20% das contas comerciais no Instagram fizeram posts em seus Stories ao menos uma vez por semana.

Dessa forma, se pegarmos as dicas de Adam e combinarmos com a pesquisa que mencionamos acima, podemos fazer uma boa sugestão para sua empresa apostar: uma postagem no feed e dois Stories por dia. Assim, é bem provável que sua conta aumente bastante o engajamento com os seguidores, trazendo grandes benefícios para sua empresa.

Contudo, sabemos que essa quantidade de conteúdo a ser postado, diariamente, exige grandes esforços e uma equipe bem capacitada. Além disso, precisamos lembrar que não basta apenas postar “qualquer coisa”; é necessário produzir posts de alta qualidade, sempre com diversos conteúdos que possam, de fato, interessar ao público.

Portanto, a seguir, vamos dar algumas dicas bem legais para que você inicie esse trabalho com qualidade e eficiência.

O que fazer para criar posts consistentes e de qualidade?

Antes de começar as nossas dicas, devemos lembrar de uma premissa fundamental no Instagram: a consistência é mais importante do que o volume. Por isso, seja qual for a frequência ideal de posts no Instagram, que você definir para sua empresa, seja consistente e mantenha aquele planejamento semanal, ok?

Agora, vamos com algumas dicas cruciais para que, além da consistência, suas postagens tenham também qualidade e eficiência. Confira!

Faça um planejamento que você será capaz de cumprir

De nada adianta ler este artigo, ver a sugestão que demos acima (sobre a quantidade de posts ideal por semana) e querer aplicá-la, a todo custo, em seu negócio. Como dissemos, esse trabalho exige grande dedicação e esforços, além de outros fatores. Se a sua empresa ainda não consegue cumprir com esse cronograma, não há mal algum em começar com o que pode.

Lembre-se que o mais importante é ser consistente; portanto, dê um passo de cada vez e faça um planejamento que você e sua equipe serão capazes de cumprir. Se o que é possível agora é fazer três posts no feed e três Stories por semana, vá em frente, dedique-se ao máximo e seja eficiente.

Crie um cronograma e defina os dias exatos das postagens

É recomendável que você distribua bem os conteúdos que serão postados, criando um cronograma com os dias exatos dos posts. Assim, seus seguidores saberão quando sua empresa vai disponibilizar novos conteúdos, gerando expectativa nesse público. Além disso, ao fazer essa distribuição, sua conta agradará bastante aos algoritmos do Instagram, que entenderão que sempre há novas informações para os usuários.

Por exemplo, você pode agendar seus posts no feed para toda segunda, quarta e sexta-feiras; enquanto no Stories, as publicações podem ser feitas às terças, quintas e sábados. Isso também é importante para que seu conteúdo possa respirar, além de não permitir que os posts compitam entre si por comentários e curtidas. Já pensou nisso?

Faça bom uso de aplicativos e outras ferramentas para agendar posts

A fim de otimizar todo o trabalho da sua equipe, economizando tempo e outros esforços, você pode (e deve) usar aplicativos de gerenciamento bastante úteis para esse trabalho. Com ferramentas como o Hootsuite, por exemplo, é possível criar diversos posts de uma só vez e agendá-los e isso não somente no Instagram, mas também para outras redes sociais.

Assim, não é necessário ter que parar todos os dias, criar um conteúdo e postar; basta apenas entrar nas redes, verificar curtidas e comentários e interagir com seus seguidores. Agindo dessa maneira, com o passar do tempo, você se sentirá mais preparado para criar cada vez mais postagens e com ainda mais qualidade, resultando em grandes ganhos para sua empresa.

Não tenha medo de experimentar e testar novas possibilidades

Para ter sucesso no Instagram, é preciso seguir dicas, tendências, estudos e outros materiais que embasam melhor as nossas decisões. No entanto, além de tudo isso, é preciso algo que poucos empreendedores tentam: experimentar o novo, fazer testes e ousar!

E a receita para isso não é tão difícil, afinal, você conhece o seu público como ninguém. Portanto, procure entender seus novos comportamentos, seus hábitos e o que o agrada no momento. A partir disso, pense em estratégias e conteúdos que possam atingir em cheio esses novos interesses, fazendo com que haja ainda mais engajamento com os usuários.

Você pode experimentar novos formatos de conteúdo que ainda não utiliza, como vídeos, hashtags, legendas inteligentes e geotags. O mais importante é você ousar e não ter medo de experimentar novas possibilidades. Pense nisso!

Monitore seus resultados e faça os ajustes necessários

Para fecharmos as nossas dicas, um ponto que certamente você deve estar lembrado, mas que não custa nada destacarmos aqui, certo? É fundamental ficar de olho em suas métricas, monitorando todos os resultados de suas postagens no Instagram e fazendo os ajustes necessários.

Assim, verifique o que está funcionando e o que não está. Se o post não atingiu bons resultados, procure entender o porquê e teste novas possibilidades. Não é sempre que vamos conseguir um ótimo engajamento logo nas primeiras postagens, ou em todos os conteúdos. Por isso, diante de postagens que não foram bem-sucedidas, mantenha a calma, faça os ajustes necessários e siga em frente!

E então, gostou do nosso artigo sobre a frequência ideal de posts no Instagram para sua empresa? É muito importante entender que, como destacamos várias vezes neste texto, a palavra-chave para o sucesso nessa rede é: consistência. E, claro, mantenha também a paciência, dê tempo para que seu público entenda a sua proposta e produza conteúdos relevantes para ele, certo?

Por falar em Instagram, você já conhece o Instagram Shopping? Sabe a importância que essa ferramenta pode ter para seu negócio? Se não, leia o artigo que produzimos sobre o assunto e fique ainda mais informado sobre todas as possibilidades que o Instagram oferece para sua empresa! Até o próximo post!

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