Homem com sacola na mão e um megafone, anunciando uma promoção

Você já percebeu que os consumidores são movidos por alguns gatilhos na hora da compra? Por exemplo, o próprio medo de perder algo (uma promoção ou desconto) pode ser determinante no momento de decidir pela aquisição de um produto. Dessa forma, saber como usar a urgência e escassez para aumentar as vendas pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Isso porque, criando um senso de urgência entre os visitantes da sua loja virtual, é possível fazer com que mais pessoas se decidam rapidamente e comprem suas mercadorias. Do contrário, esses mesmos indivíduos até visitam as suas páginas e acessam os produtos, mas acabam saindo do site para pensar mais na possibilidade da compra.

Portanto, com algumas medidas simples mas eficientes, você pode converter esses potenciais clientes e aumentar bastante as suas vendas. Quer saber como utilizar essa estratégia de maneira assertiva? Neste artigo, detalharemos mais sobre como usar a urgência e escassez para fazer com que seus consumidores tomem a decisão de compra mais rapidamente. Acompanhe!

Ofertas de produtos por tempo limitado

Usar as restrições de tempo a favor do seu e-commerce é fundamental para causar o senso de urgência e escassez. Trata-se de uma das maneiras mais fáceis e eficazes de aumentar suas vendas, já que os consumidores não querem perder ofertas e a possibilidade de adquirir produtos com uma boa condição.

Esse comportamento nos remete à teoria da aversão à perda, em que a maior parte dos consumidores preferem evitar perdas do que ter ganhos. Quando se usa a estratégia da “oferta por tempo limitado”, esse gatilho psicológico é ativado, fazendo com que as pessoas tomem a decisão de forma mais rápida, principalmente para não perder a oportunidade.

Coloque cronômetros com contagem regressiva nas páginas dos produtos

Muitas lojas até já utilizam a técnica de oferecer produtos em promoção por tempo limitado, simplesmente mostrando até quando será aquela oferta. O que esses lojistas não sabem é que existe uma outra forma de mostrar o prazo final daquelas ofertas, capaz de gerar resultados ainda mais relevantes para um e-commerce.

Experimente, em vez de apenas apresentar a data de encerramento da promoção, incluir um cronômetro com contagem regressiva na página do produto. Assim, os visitantes do seu site serão mais persuadidos por meio do gatilho da escassez de tempo daquele oferta. Diversas lojas virtuais têm usado essa estratégia e obtido excelentes resultados. 

Ofereça ofertas com frete expresso ou grátis

O consumidor da atualidade quer cada vez mais facilidades e comodidade, além de ter pressa. E você pode fazer bom uso desse comportamento de compra do cliente, oferecendo entregas expressas para pedidos finalizados dentro dos prazos estipulados.

Por exemplo, você pode oferecer entregas no dia seguinte (ou, dependendo, até no mesmo dia) para compras realizadas nas próximas duas horas. Assim, se um consumidor quiser que seu produto chegue até amanhã, ele deve agir rápido e finalizar o pedido dentro daquele período exibido no site.

Além disso, é possível fazer o mesmo também com o frete grátis, disponibilizando essa condição para os clientes que agirem rápido e fecharem uma compra. Essa medida faz com que os visitantes da sua loja virtual não adiem suas decisões ou até mesmo se esqueçam.

Ofertas de produtos com quantidade limitada

Para saber outra boa maneira de como usar a urgência e escassez para alavancar suas vendas, basta olhar para o seu estoque. Produtos que estão acabando podem ser fundamentais para mostrar aos clientes que, caso eles queiram aproveitar aquela oportunidade, precisam agir rápido. Saiba como usar essa técnica da melhor forma!

Exiba nas páginas dos produtos a quantidade existente no estoque

Mostrar para seus futuros clientes a quantidade de mercadorias que resta no estoque da loja é importante para ativar, nesses consumidores, o senso de escassez do produto. Ou seja, eles precisam adquirir logo aquele item, caso contrário outras pessoas farão a compra e não restarão outras unidades.

Portanto, essa estratégia consiste em exibir, logo abaixo ou ao lado da mercadoria, a quantidade restante em seu estoque. Você pode, inclusive, usar a criatividade na maneira em que vai exibir essa informação, causando ainda mais senso de urgência. 

Por exemplo, em vez de descrever “Estoque: 1 unidade”, coloque “Rápido, temos somente 1 unidade restante!”. Dessa maneira, você potencializa a urgência em que seus consumidores precisam adquirir aquele item, resultando no aumento das suas vendas.

Trabalhe com a venda de edições limitadas

Outra grande alternativa para causar urgência no comércio de seus produtos é vender mercadorias que foram produzidas com uma quantidade limitada. Por meio dessa técnica, você consegue mais uma vez ativar em seu público o gatilho da escassez, desta vez falando sobre itens que foram criados e serão vendidos em uma quantidade específica.

Por exemplo, existem lojas de brinquedos que vendem edições limitadas de alguns bonecos, chamando a atenção de colecionadores e outros consumidores. Não se esqueça de divulgar, ao lado da mercadoria, que se trata de um item de edição limitada, especificando a quantidade que foi produzida e será vendida.

Use a urgência também nos textos relacionados aos produtos

Para gerar urgência e escassez dos seus produtos, não é necessário que uma loja virtual mostre somente números restantes em estoque ou anuncie a quantidade de um item produzido. É possível, também, atingir bons resultados criando urgência nos textos relacionados ao que você vende em seu e-commerce.

Para isso, é importante adaptar a linguagem usada em seu site, nos e-mails marketing e nas redes sociais, entre outros meios, para que os clientes sintam a necessidade de adquirir logo seus produtos. 

Por exemplo, uma loja de roupas pode enviar um e-mail marketing para sua base de clientes informando sobre o lançamento de uma nova linha de camisas polo. No texto, existem diversas maneiras de causar urgência e escassez, como dizer que o último lançamento esgotou o estoque em pouco tempo; ou destacar termos como: “Corra, antes que acabem todas as unidades!”.

Como usar a urgência e escassez com responsabilidade

Para finalizar o nosso artigo, é importante reiterar que as técnicas de urgência e escassez têm grandes chances de sucesso em uma loja virtual. Contudo, mais importante ainda é ter atitudes honestas e respeitar o público, não criando escassez falsa ou tentando enganar os visitantes do seu site

Isso porque criar uma escassez que não existe pode trazer sérios prejuízos ao negócio, afastando seus consumidores em vez de aproximá-los. É preciso ter em mente que a escassez criada deve se basear em algo, e não simplesmente escolher qualquer produto e pronto.

Você está vendendo aquele sapato, por tempo limitado, por qual motivo? Não se pode, por exemplo, colocar um cronômetro com contagem regressiva na página de qualquer mercadoria e esperar que ela venda fácil. Portanto, pesquise bem, busque conhecimento e faça um planejamento detalhado antes de aplicar essa estratégia em sua loja virtual, ok?

Esperamos que tenha entendido como usar a urgência e escassez para aumentar as vendas do seu e-commerce. Se esse processo faz sentido em seu negócio, não deixe de aplicar uma ou mais das técnicas que destacamos neste texto. Uma simples mudança pode fazer uma diferença enorme na sua loja, e sem que você tenha que fazer grandes esforços para isso.

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