Em um mercado tão competitivo como o de lojas virtuais, os comerciantes precisam de estratégias eficazes para se diferenciar da concorrência. Nesse contexto, entender o que os clientes mais valorizam em um e-commerce é fundamental para esse planejamento, uma vez que, com essas informações, é possível elaborar planejamentos sólidos e que deem bons resultados.
E como saber o que os clientes mais valorizam em um e-commerce? Existem diversas formas de entender seus consumidores, e neste texto falaremos mais sobre esse assunto. Mais do que isso, vamos apresentar os principais pontos de uma loja virtual que mais encantam o público.
Assim, você terá uma ideia do que pode fazer ou aperfeiçoar em seu negócio, com a finalidade de se diferenciar no mercado e ter a sua marca reconhecida e valorizada. Continue a leitura e compreenda melhor sobre o assunto!
Importância de conhecer seu público para encantá-lo
Sabe aquela antiga história de que fazer o básico já é suficiente para vender um produto ou serviço? Pois então, esqueça tudo isso! O consumidor da atualidade é muito diferente, e para cativá-lo e fazer com que ele se encante por sua loja virtual, é preciso bem mais do que simplesmente fazer o básico.
Por isso, os lojistas devem primeiro conhecer seu público para, então, aplicar estratégias que possam surtir efeito. Por meio do próprio relacionamento com os consumidores, é possível entender suas dores, anseios e expectativas referentes ao seu produto.
Você também pode fazer pesquisas com os clientes, enviando questionários para que eles indiquem pontos de melhorias no negócio. Nos atendimentos e nas vendas realizadas, é fundamental também solicitar o feedback dos compradores, para que assim você compreenda o que, de fato, pode fazer para elevar a satisfação dos consumidores.
E como todos nós sabemos, cliente satisfeito é um ótimo negócio, não só para se tornar fiel à sua loja virtual, mas também para ser um embaixador da marca. Dessa forma, além de voltar sempre para comprar em seu e-commerce, ele fará propagandas e indicações de seus produtos, atingindo mais pessoas. E o que é melhor: tudo isso gratuitamente!
Principais pontos que os clientes mais valorizam em um e-commerce
Para auxiliar os comerciantes a entender como encantar mais o consumidor, vamos apresentar a seguir os principais pontos que os clientes mais valorizam em um e-commerce. Leia com atenção, perceba o que já funciona ou não em seu negócio e avalie a implantação dessas medidas na loja virtual. Você e seu público só terão a ganhar!
Entrega rápida
Abordamos em um artigo recente os principais problemas que os lojistas têm com relação à logística em seus e-commerces. E essas adversidades na hora de despachar os produtos passam pela dificuldade em se fazer entregas rápidas. Inclusive, é muito comum clientes navegarem por lojas virtuais, escolherem as mercadorias e, na hora de fechar a compra, abandonarem o carrinho.
Isso acontece bastante por causa do tempo estimado de entrega. Muitos consumidores têm urgência para a chegada dos produtos, e até não se importam em pagar um pouco mais por isso. No entanto, as lojas não conseguem reduzir os prazos, causando grande insatisfação nos compradores.
Por isso, atente-se a esse ponto em sua loja virtual. Existem plataformas de e-commerce que conectam seu negócio a grandes transportadoras do país, facilitando e agilizando bastante as entregas de produtos.
Atendimento ágil e humanizado
Os consumidores valorizam cada vez mais o bom atendimento prestado por uma loja virtual. E com os diversos canais de comunicação que temos hoje — telefone, SMS, WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, entre outros —, é preciso manter um atendimento ágil e humanizado em todos esses locais.
Quando o cliente procura por determinado produto ou serviço, ele normalmente quer resolver uma dor, algum problema que o esteja incomodando. Ao ouvi-lo com muita atenção, demonstrando que seu e-commerce está ali para ajudá-lo, você ganha pontos preciosos com esse consumidor.
Portanto, reúna sua equipe, faça treinamentos e aumente o potencial de atendimento em sua loja virtual. Rapidamente os clientes vão perceber esse diferencial em seu negócio, passando a valorizá-lo ainda mais.
Frete grátis
Mais um ponto importante, e que agrada bastante os clientes no e-commerce, é o frete grátis. Quando falamos sobre entrega rápida neste texto, destacamos que era uma das principais causas de abandono de carrinho, certo? Pois saiba que o valor do frete também influencia muito para o consumidor desistir da compra.
Por isso, é preciso pensar em estratégias para aplicar o frete grátis nas compras de seus produtos. É bom salientar que os lojistas precisam planejar bem essa etapa, afinal não pode haver prejuízos para o negócio. Dessa forma, procure negociar com as transportadoras algumas condições sobre isso.
Uma boa alternativa, e muito utilizada, é oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor. Assim, além de dar o que o cliente procura (frete grátis), você o incentiva a adquirir mais produtos em sua loja virtual.
Facilidade de pagamento
Já comentamos em outros textos do nosso blog sobre os meios de pagamento de um e-commerce, e a importância de fazer escolhas certas para os clientes. Disponibilizar o maior número de opções possível é algo muito valorizado pelos compradores e, portanto, precisa ser aplicado pelos lojistas.
Com a chegada do Pix no ano passado, os e-commerces puderam ampliar ainda mais suas formas de pagamento. Seja por meio dele, de cartão de crédito ou débito, boleto, QR Code, entre outras, é essencial ter um planejamento eficiente nesse processo, facilitando ao máximo para o cliente.
Comprometimento
O comprometimento de um e-commerce (ou a falta dele) com seu público pode influenciar na reputação da marca, tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Isso porque se você promete algo, gera expectativas no cliente e depois não cumpre, sua imagem será bastante prejudicada.
Esses consumidores insatisfeitos costumam descrever suas péssimas experiências em redes sociais e sites de reclamação, expondo sua marca e fazendo uma grande publicidade negativa. Portanto, evite dores de cabeça em seu negócio e seja responsável com o que promete para os clientes.
Certamente isso será bastante valorizado pelo público, pois ele terá confiança em sua loja. Para resultados ainda melhores, busque superar as expectativas dos compradores. Por exemplo, entregar produtos antes do dia informado, oferecer cupons de desconto para compras futuras, entre outras.
Conseguiu compreender o que os clientes mais valorizam em um e-commerce? Agora não perca mais tempo, faça uma análise em sua loja e veja o que pode ser melhorado. E se precisar de qualquer ajuda, conte com a JN2! Nossa empresa é especialista em e-commerce e oferece as melhores soluções para o seu negócio!
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