Da mesma forma que as vendas online vêm crescendo nos últimos anos, aumentaram também, infelizmente, o número de fraudes. Nunca foi tão importante falar em segurança no e-commerce, ainda mais levando em conta que os consumidores optam, cada vez mais, por lojas virtuais que garantam um ambiente seguro para se fazer compras.

Portanto, oferecer para o público uma jornada de compra fácil e segura é um desafio para os lojistas. O avanço da tecnologia proporcionou ganhos incalculáveis para o comércio, tanto para donos de negócio quanto para os consumidores. Você imaginava, há alguns anos, poder comprar eletrodomésticos, móveis ou eletrônicos pelo celular?

Nesse ponto, a tecnologia surge como um divisor de águas em nossas vidas. No entanto, todo esse conhecimento também é usado para o mal, com inúmeros riscos que existem nas transações feitas pela internet. Por isso, é fundamental saber como agir para diminuir as chances de fraudes nas compras online, garantindo assim um ambiente seguro para os clientes.

Neste conteúdo, vamos detalhar mais sobre esse assunto. Além de fazer um panorama geral sobre os riscos de fraudes no comércio eletrônico, traremos algumas dicas importantes para você aplicar em seu negócio e garantir mais segurança no e-commerce. Acompanhe!

A segurança no e-commerce e sua relação com as vendas

Muitas pessoas, até pouco tempo atrás, tinham certo receio de comprar pela internet. Essa atitude é perfeitamente compreensível, afinal, para finalizar o pedido, é necessário digitar informações pessoais e de cartões de crédito, dependendo do tipo de transação. Por isso, até hoje — mesmo com o grande crescimento do e-commerce —, muitos consumidores ainda agem com cautela nas compras online.

É o que nos mostra uma recente pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil. De acordo com o estudo, 79% dos brasileiros não fariam compras em sites pouco seguros, por preocupação com seus dados pessoais. Portanto, a loja virtual que não se preocupa com a segurança do site, ou não apresenta uma plataforma sem riscos, está perdendo vendas.

Para que toda a jornada do cliente seja satisfatória, em especial com relação à segurança, é necessário investir em sistemas de pagamento de qualidade. Isso porque essas empresas estão frequentemente aperfeiçoando seus processos, a fim de encontrar soluções para minimizar os riscos de fraudes no e-commerce.

Mas existem outros passos que os lojistas podem seguir para ter mais segurança em seus negócios. Nos próximos tópicos, destacamos algumas práticas recomendadas que farão com que seu e-commerce transmita maior credibilidade aos clientes, justamente por oferecer um ambiente seguro.

 

O que fazer para diminuir os riscos de fraudes nas lojas virtuais

Antes de começar as nossas dicas, é essencial ressaltar que algumas das recomendações abaixo dependem da interação entre seu negócio e os consumidores. Portanto, tente demonstrar a eles a importância da segurança no e-commerce, e que suas opiniões, bem como o consumo de informações relacionadas ao assunto, só trarão benefícios para todos. Confira! 

Conheça seu público-alvo e entenda as suas preferências

O ponto de partida para boas estratégias que garantam a segurança em sua loja é saber bem quem é o seu público. Você já conhece bastante os seus consumidores e as suas preferências? Por meio dessa atitude, é possível entender quais as formas de pagamento que seu público mais gosta de usar, facilitando assim a escolha de qual solução investir.

No mercado, existem inúmeras plataformas que oferecem ferramentas e outros recursos que garantem mais segurança nas transações. Ao investir em meios de pagamento mais direcionados ao seu público, você evita outras opções que serão pouco usadas e que podem facilitar fraudes, já que sua loja ampliará muito o leque de possibilidades.

Não que seu e-commerce não deva oferecer variadas formas de pagamento, mas o principal é disponibilizar meios seguros e que, de fato, condizem com as preferências de seus clientes.

Acompanhe as tendências de pagamento e novidades em seu setor

Como a tecnologia e as plataformas de pagamento estão em constante evolução, é fundamental estar por dentro das novidades e tendências do setor. Por isso, seja curioso e busque sempre por conhecimento, procurando saber quais empresas investem mais em ferramentas contra fraudes.

Dessa forma, você pode aplicar todo esse conhecimento adquirido em sua loja virtual, sabendo investir nas ferramentas certas para ter mais segurança no negócio. E tão importante quanto isso, é o seu cliente saber que o e-commerce em que ele está comprando é liderado por pessoas que estão sempre bem informadas sobre os melhores procedimentos para oferecer um ambiente seguro de compras.

Procure orientar os consumidores por meio de conteúdos de qualidade

Outra maneira interessante e eficiente de ter mais segurança no e-commerce é produzindo conteúdos de qualidade para os consumidores. Isso porque, infelizmente, nossos compradores precisam ser melhor informados digitalmente, em especial sobre os riscos de fraudes existentes e o que fazer para evitá-las.

Para tanto, criar conteúdos em blogs e redes sociais, abordando os cuidados necessários para uma compra tranquila, torna-se vital para os donos de e-commerce. Assim, quanto mais os clientes da sua loja consumirem informações sobre segurança e melhores práticas no momento da compra, menores serão as chances de fraudes em seu negócio.

Tenha um canal para tirar dúvidas sobre segurança nas compras online

Mais uma maneira de informar seus clientes, transmitindo credibilidade e confiança na jornada de compra, é manter um canal para tirar suas dúvidas. É muito comum surgirem incertezas durante o processo de aquisição de produtos na internet, principalmente na hora do pagamento.

Dessa forma, oferecendo um canal direto e ágil, como um chat, você não só tira as dúvidas de seu potencial comprador, como também contribui para que ele finalize o pedido com segurança. Mas essas respostas precisam ser rápidas e objetivas, de maneira que o consumidor não precise sair da página e esperar um retorno posterior de sua equipe, ok? Afinal, quem garante que depois ele voltará para concluir a compra?

Peça feedbacks aos clientes sobre dificuldades com os meios de pagamento

Além de tirar dúvidas imediatas que surgirem durante o processo de aquisição de produtos, uma loja virtual precisa coletar feedbacks de seus clientes após as compras. Para tanto, envie e-mails no pós-venda ou entre em contato via telefone ou WhatsApp, perguntando a eles como foi a experiência em seu e-commerce e se houve alguma dificuldade no momento de efetuar o pagamento.

Muitos consumidores, como já destacamos, têm receio de comprar online e até finalizam o pedido, mas é importante saber como foi o processo para que haja mais segurança nas próximas vezes. Dessa forma, você não só tem a oportunidade de levar mais conhecimento ao seu cliente, como também entende o que pode ser melhorado em seus recursos de pagamento para que se obtenha mais confiança nas compras.

Trabalhe com parceiros confiáveis e de credibilidade

De nada adianta todas as dicas mencionadas acima, se você não trabalha com parceiros confiáveis e que tenham credibilidade no mercado. Quando o assunto é pagamento e segurança das informações, tanto da loja quanto do cliente, não há de se falar em “pechinchar” e procurar preços mais em conta.

É claro que devemos sempre procurar pelas melhores condições, mas faça isso depois de selecionar empresas que realmente sejam confiáveis e de renome no mercado. Assim, você trabalha com muito mais tranquilidade e com a certeza de que essa etapa do seu negócio está em boas mãos.

E então, conseguiu entender como garantir uma compra sem riscos para seus clientes, com total segurança no e-commerce? Além de aplicar as nossas dicas em seu negócio, é fundamental que você saiba que existem plataformas de lojas virtuais com importantes integrações de pagamento. Você conhece a JN2?

Nossa empresa trabalha com inúmeros serviços para e-commerce, incluindo a criação de plataformas para lojas virtuais já integradas com as melhores formas de pagamento do mercado. Além disso, nossas soluções contam com a análise de fraude nos processos, tornando as vendas mais rápidas e seguras. 

Fale agora mesmo com um de nossos consultores e comece a vender de forma ágil e segura, por meio da nossa plataforma! Até breve!

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