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SEO para lojas virtuais: 6 dicas para você aplicar em seu negócio

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Notebook-SEO para lojas virtuais

Para que um e-commerce prospere e aumente suas vendas, ele precisa de muitas estratégias além, é claro, da qualidade dos produtos ou serviços. Além de todos esses processos, a sua marca também precisa ser vista; o usuário precisa encontrá-la quando fizer alguma pesquisa nos buscadores da internet. É aí que entra a importância do SEO para lojas virtuais, tema central do nosso post de hoje.

Você conhece as técnicas para seu e-commerce se destacar nos mecanismos de buscas? Já usou alguma em sua loja virtual? Neste texto, vamos falar sobre a utilização dessa estratégia nos negócios digitais, e como isso influencia diretamente nas suas vendas.

Além disso, daremos seis dicas cruciais para você aplicar o SEO em sua loja online e, assim, ser ainda mais visto pelos consumidores na busca por serviços e produtos. E não precisamos nem falar que, sendo mais visto, o seu e-commerce aumenta de forma considerável as chances de venda, não é mesmo?

Portanto, continue a leitura e conheça mais esta estratégia para a sua loja decolar!

O que é o SEO para lojas virtuais

A sigla SEO, na língua inglesa, significa “Search Engine Optimization”. Em uma tradução livre para o português, temos algo como “Otimização do Sistema de Buscas”. Trata-se de uma série de técnicas usadas com a finalidade de melhorar o posicionamento de um site nos resultados das páginas de pesquisa, como Google, Yahoo e Bing.

Trazendo para o mundo do e-commerce, o SEO, quando bem aplicado, possibilita que o site da sua loja virtual apareça logo no topo das listas de pesquisas. E o melhor é que tudo isso acontece de maneira orgânica, sem que haja qualquer investimento de dinheiro para tornar a sua loja mais visível.

Importância dessa estratégia para o negócio

A maioria dos usuários na internet, ao fazer pesquisas nos buscadores, dificilmente segue a busca na página seguinte à primeira. Além disso, geralmente, costumamos dar mais atenção aos sites que aparecem nas primeiras posições, clicando nesses links e encerrando as pesquisas por ali mesmo.

Conseguiu perceber a importância de sua loja virtual estar bem posicionada nos buscadores? Os consumidores tendem a dar mais atenção aos primeiros resultados das pesquisas, por isso é fundamental usar técnicas de SEO para que seu e-commerce apareça com destaque nessas buscas.

E se engana quem pensa que essas estratégias são só para grandes marcas. Seja qual for o tamanho do seu negócio, ou segmento, ele precisará do SEO para obter visibilidade e atrair cada vez mais compradores. 


Dicas para aplicar o SEO em seu e-commerce

Depois de entendermos o conceito de SEO e a sua importância para as lojas virtuais, chegou a hora de conhecermos algumas dicas vitais para o sucesso da técnica. Confira!

1 – Escolha as palavras-chave

Saber usar as palavras-chave corretamente contribui bastante para que sua loja fique bem posicionada nos buscadores. Isso porque são essas palavras, que os usuários digitam, que farão com que eles encontrem o seu site e os seus produtos. 

Para quem ainda não sabe, existem dois tipos de palavras-chave que podem ser usadas: as head tail, que são mais curtas e abrangentes; e as long tail, que consistem em termos maiores e mais específicos. As duas técnicas são interessantes, mas atenção: com as long tail, há uma tendência de maior efetividade no ranqueamento do seu site, garantindo assim melhores taxas de conversão.

2 – Organize as páginas do site com títulos atrativos

Uma vez definidas as palavras-chave, é o momento de criar títulos (title tag) para todas as páginas da loja virtual. Esta etapa também é muito importante e contribuirá bastante para o bom ranqueamento do seu e-commerce.

Para isso, inserir as palavras-chave no título é crucial para obter sucesso na ação. Contudo, o lojista precisa ficar atento ao tamanho desses termos, para que tenham entre 60 e 70 caracteres, que é o limite exibido pelo Google.

3 – Faça a distribuição correta das heading tags

Você sabe o que são as heading tags? Tratam-se de meios usados no SEO para destacar e hierarquizar títulos e subtítulos. Compostas por códigos HTML chamados H1, H2, H3, e assim por diante, contribuem de forma considerável para que os buscadores entendam qual assunto está sendo tratado.

O H1 é o título principal da página e, por isso, se deve usá-lo apenas uma vez. Os demais devem seguir a hierarquia e ser elencados de forma correta, na ordem e sem exageros. Dessa forma, o seu conteúdo ficará claro e permitirá que os mecanismos de busca o encontrem com mais facilidade.

4 – Dedique-se e use a criatividade na descrição de produtos

Quando uma pessoa decide comprar um produto em lojas físicas, ela vai até o local, conversa com o vendedor e obtém as informações necessárias para realizar (ou não) a compra. No e-commerce, funciona quase da mesma forma, mas, na ausência de um vendedor, é a descrição do produto que fará toda a diferença para que a mercadoria seja ou não vendida.

Por isso, capriche nas descrições das suas mercadorias. Muitos lojistas não dão a devida atenção a esta etapa, repetindo os mesmos textos dos fabricantes. Evite fazer isso, pois além de não serem descrições tão atrativas, muitos outros sites certamente também estão usando.

Portanto, use a criatividade e inove na descrição de suas mercadorias. Além de os mecanismos de busca privilegiarem esse tipo de conteúdo, os clientes ficarão mais satisfeitos e poderão tomar decisões mais certeiras com relação à compra.

5 – Trabalhe na otimização de imagens

As imagens de um site de compras são verdadeiros atrativos para o consumidor, não é mesmo? Por isso, trabalhar na escolha de boas fotos é muito importante para chamar a atenção dos potenciais clientes da sua loja.

No entanto, é preciso fazer mais. O lojista precisa ter cuidado e fazer o uso das tags de forma correta. A tag <alt>, por exemplo, mostrará o texto que será exibido caso a imagem, por algum motivo, não carregue.

Já a tag <src>, diz respeito ao nome original do arquivo (nome-do-arquivo.jpg), e também precisa ser preenchida com palavras que tenham relação com o que está na foto. 

6 – Melhore a velocidade com que sua página é carregada

Outro ponto fundamental para um bom ranqueamento do seu site de compras é melhorar a sua velocidade. Páginas lentas, com imagens que demoram a ser carregadas, prejudicam a navegabilidade do usuário, deixando-o insatisfeito. Os buscadores podem penalizar a sua loja virtual por isso, o que não é nada bom.

Por isso, dê a devida atenção a esse ponto no seu e-commerce. Ofereça aos clientes uma página com rápido carregamento das imagens, contribuindo para uma boa navegação e a satisfação do usuário. Com isso, suas chances de vendas aumentam bastante, além de ter gerado uma ótima experiência para o comprador.

Viu só como existem ótimas técnicas de SEO para lojas virtuais, e que você pode aplicá-las em seu negócio? Contudo, é importante saber também que existem plataformas de e-commerce no mercado que oferecem recursos cruciais para suas estratégias de SEO.

A Boost Commerce, plataforma de loja virtual da JN2, dispõe de inúmeras funcionalidades para fazer o seu e-commerce crescer sem limitações. Entre elas, está uma suíte completa de recursos para SEO, para que você aplique com muito mais praticidade e eficiência o que viu neste texto. Incrível, não?

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