O uso das redes sociais cresceu muito nos últimos anos. Entre julho e setembro de 2020, cerca de 180 milhões de pessoas utilizaram algum aplicativo pela primeira vez. E, muitas vezes, essas redes servem como forma de comunicação e divulgação de uma marca. Porém, para você lojista, o social listening é a melhor estratégia para mídias sociais.

Mas, afinal, você sabe o que é isso? Entenda neste artigo o que é social listening e sua importância, além de como adotar as estratégias dessa metodologia nas redes sociais e quais ferramentas podem ajudar para uma aplicação correta. 

Você ficou interessado? Então, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

O que é social listening?

O termo em inglês social listening remete à tradução literal “escuta social”. Assim, podemos interpretar como uma maneira de escutar a voz dos consumidores. De certa forma, é isso o que a estratégia propõe para o empresário! Porém, é necessário aplicar alguns conceitos e técnicas.

Muitas pessoas confundem essa prática com a famosa profissão de social media. O social listening tem, sim, a missão de monitorar as redes sociais para saber como estão os feedbacks sobre uma empresa. Contudo, não é somente isso. Essa estratégia busca entender como os consumidores se relacionam com a marca e manter uma comunicação saudável com os mesmos.

Ou seja, serviços de atendimento pelas redes sociais, coleta de feedbacks e até mesmo procura de palavras-chave que mais estão em destaque no mercado são medidas que essa metodologia busca aplicar dentro de uma empresa. 

Por que é importante usá-la em lojas?

Os lojistas devem dar atenção redobrada para o social listening. Por meio das redes sociais é possível entender o que o público está achando sobre os serviços/produtos de seu comércio e até mesmo manter um relacionamento próximo com os consumidores da empresa. 

Quanto maior for a comunicação e análise de opiniões, mais fácil fica interpretar os indicadores e saber quais os próximos planejamentos estratégicos para aplicar.

A importância de adotar estratégias de social listening

Para isso, separamos aqui algumas estratégias que vão auxiliá-lo a aplicar o social listening em sua loja. É importante salientar que essas são dicas gerais e que você, empresário, deve adequá-las de acordo com a sua empresa. Confira:

  1. Definição dos objetivos

Em primeiro lugar, para adotar o social listening você precisa ter em mente quais são os objetivos a serem alcançados com essa estratégia. Mesmo que ela vise monitorar os feedbacks das redes sociais, manter uma comunicação próxima com os consumidores e até gerenciar possíveis tags que estão famosas, colocar na ponta do lápis todas essas medidas e planejá-las é o passo número 1. 

Portanto, tire um momento para se reunir com a equipe responsável por esse serviço e defina o que cada pessoa do time irá realizar. Dessa forma, fica mais fácil desempenhar todas as funções corretamente e com mais eficiência. 

  1. Estabelecer as áreas a serem monitoradas

Além disso, é primordial que você saiba dividir e selecionar as áreas a serem monitoradas. Como falamos, o social listening não se trata somente de acompanhar redes sociais e ver o que os usuários estão falando.

Então, busque saber o que você precisa mais para a sua loja: comunicação direta com os consumidores, acompanhamento das opiniões sobre a sua empresa ou monitoramento sobre as tendências do mercado. Caso queira os três, possivelmente será necessário uma equipe maior e que atenda a todos os serviços. 

  1. Determinar os canais de monitoramento

Para que o seu planejamento estratégico fique completo é fundamental estabelecer os canais monitorados. Nos dias de hoje, redes sociais como Instagram e Facebook são as mais usadas. Mas, mesmo que a movimentação seja maior nelas, você precisa analisar em qual rede o público mais dá feedback sobre o seu negócio e mantém um relacionamento.

Por isso, estude qual mídia se encaixa com o seu plano e estabeleça canais de monitoramento. Colocar todas na lista pode sobrecarregar o time responsável e não chegar a nenhuma conclusão efetiva. 

  1. Mapeamento das tendências e do comportamento do público

Mesmo que você não queira aplicar muitas estratégias sobre tendências do mercado, o social listening colabora para que pelo menos você saiba quais são elas e como o público está reagindo diante desse cenário.

Além de poder entrar na moda, você entende melhor como está o comportamento dos consumidores em relação a diversas situações e até mesmo toma medidas protetivas para que não cometa erros em relação ao assunto em tendência. Essa é uma maneira de mapear e fazer o marketing social para a sua loja. 

  1. Feedback e aperfeiçoamento

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a estratégia mais comum dentro do social listening, o aperfeiçoamento por meio de feedbacks. A internet é um mundo em que as pessoas possuem voz e falam tudo o que acham sobre determinado assunto, seja sobre a marca ou até mesmo o produto. 

Por isso, a cada comentário negativo, busque otimizar o seu serviço. A cada comentário positivo, procure melhorar ainda mais. Essas são medidas de crescimento para a sua empresa, que geram credibilidade no mercado. 

Quais ferramentas podem ajudar?

Para você que está criando o planejamento estratégico de sua loja e quer usar o social listening como técnica, separamos aqui algumas ferramentas bastante interessantes, que podem ajudá-lo nesse processo. Veja:

  • Brandwatch: oferece ferramentas que coletam dados dos consumidores da loja e das principais tendências do mercado; 
  • Buzzsumo: mostra quais são os conteúdos com melhores desempenhos nas redes sociais e influenciadores digitais que podem ser bons parceiros;
  • Hootsuite Insights: programa postagens em redes sociais e permite que você acompanhe o nível de engajamento, além de palavras-chave famosas;
  • Hubspot: automatiza campanhas de marketing e faz a função de agendamento de postagens em redes sociais;
  • Keyhole: analisa o desempenhos das hashtags nas redes sociais e acompanha os feedbacks sobre marcas, postagens e influenciadores;
  • Talkwalker Alerts: mostra os temas mais importantes no mundo e cria alertas para quando novos assuntos surgirem, para servirem como base para as mídias digitais;
  • Google alerts: por fim, este permite criar alertas sobre quais são os assuntos mais discutidos no mundo atualmente e quais palavras-chave são tendência nas redes sociais.

Conclusão

Para você que chegou até aqui, entendemos que o social listening é uma excelente estratégia para dar voz às redes sociais e criar um relacionamento mais próximo com o público. Por meio dessa estratégia, é possível coletar insights valiosos e otimizar diversos aspectos de sua loja. Aproveite este momento para ler um pouco mais e veja o nosso ebook Como reinventar seu e-commerce e garantir a alta performance.

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