Talvez você já faça publicações nas redes sociais e crie conteúdo rico, mas não está vendo resultados. Se for esse o caso, vale uma reflexão; você tem uma estratégia?
O que mais vejo por aí é a produção de conteúdo feita sem planejamento ou propósito, apenas para cumprir tabela, com o compromisso de um determinado número de posts por semana.
Na hora de publicar, ou planejar suas postagens, algumas considerações são fundamentais, tais como pensar no público, nos objetivos e como você vai monitorar o desempenho. Sem pensar sobre isso, fica complicado melhorar o desempenho das postagens.
Então, vamos pensar a partir do funil de vendas. Das muitas pesquisas sobre mercado digital e e-commerce, grande parte aponta que cerca de 70% dos consumidores começam pelo Google. Destes, a maioria possui clara intenção de compra, mas ainda não está qualificada, isto é decidida.
É nesse momento que o conteúdo é importante e o marketing de conteúdo contribui para a qualificação do seu futuro cliente.
Para que seu conteúdo seja mais efetivo, é importante mapeá-lo em relação à etapa da venda que você pretende abordar seu público. Por isso, é muito importante que você tenha bom conhecimento da Persona (Buyer Personas) em seus vários estágios do ciclo de compra.
Qual é o ciclo de compra?
No contexto do comércio eletrônico ou conversão online, cada usuário passa por um ciclo antes e depois de fazer uma compra. Normalmente, isso é dividido nas seguintes fases distintas:
- Consciência
- Consideração
- Decisão
- Retenção
A Jornada do consumidor
Refere-se ao tempo que leva entre o pensamento da compra até a aquisição do produto. Esse tempo dependerá do usuário e da complexidade dos produtos e serviços que estão sendo adquiridos.
Portanto, para tornar o processo mais eficiente e aumentar as chances de conversão, é necessário garantir a produção de conteúdo para reforçar ideias e estreitar a relação do usuário com sua marca e o produto.
Exemplos de conteúdo em função da etapa da venda
Consciência
Meta: atraia visitantes e clientes potenciais por meio de mecanismos de pesquisa e canais sociais.
Objetivo: crie conteúdo compartilhável, memorável e otimizado.
Tipos de conteúdo:
- Postagens de blog (guias, dicas e listas)
- Artigos
- Vídeos
- Infográficos
- Memes
Ações desejadas:
- assinatura de e-mail
- adicionar feed
- seguir nas redes sociais
- compartilhar conteúdo
- Deixar um comentário
Consideração
Meta: ajude os visitantes a encontrar uma solução para seus problemas.
Objetivo: crie conteúdo para mostrar sua oferta, para ajudar na pesquisa e orientar a decisão.
Tipos de conteúdo:
- Estudos de caso
- Testemunhos
- Guias do comprador
- Artigos comparativos
- Demonstrações de vídeo
- Webinars/Lives
- Tutoriais
Ações desejadas:
- Visite as páginas do produto, assista a um vídeo de demonstração, participe de um webinar ou tutorial, inicie uma avaliação gratuita ou baixe um recurso.
Decisão
Meta: convença e converta os visitantes sobre por que sua oferta é a melhor.
Objetivo: forneça evidências e torne mais fácil para os usuários compreenderem o valor.
Tipos de conteúdo:
- Estudos de caso
- Testemunhos
- Tutoriais
- Ofertas especiais
- Como fazer (artigos e vídeos)
- Solução de problemas (artigos e vídeos)
- Preços comparativos
Ações desejadas:
- Comprar
- Inicie um teste gratuito
- Reivindique um desconto ou oferta especial
Retenção
Meta: obtenha um retorno personalizado e espalhe o conhecimento da marca.
Objetivo: crie conteúdo compartilhável, memorável e otimizado.
Tipos de conteúdo:
- Pesquisas
- Promoções
- Descontos e brindes
- boletins informativos
- Marketing de e-mail
Ações desejadas:
- Diga a um amigo
- Dê aos usuários existentes um motivo para compartilhar
- Conte e informe aos outros
Lembre-se: você vai precisar medir tudo
Para medir a eficácia de seu marketing de conteúdo, você precisa conhecer os KPIs específicos disponíveis. Claramente, o KPI de escolha dependerá da ação desejada de cada estágio dos ciclos de compra, mas um exemplo do que você pode escolher deve incluir:
- KPIs sociais: compartilhamentos, seguidores, curtidas, comentários, etc.
- Menções de marca: em redes sociais, esforços de relações públicas, links/compartilhamentos, etc.
- KPIs de pesquisa: pesquisas de palavras-chave, tráfego orgânico, páginas de destino, etc.
- Vendas: consultas, leads, upsell,
O que considerar?
O pensamento deve ser sistêmico; considere seu público, seu produto, conheça a concorrência, considere o momento (épocas do ano e sua relação com o consumo).
Planeje com antecedência de pelo menos 45 dias. Procure entender como seus usuários usarão e interagirão com o conteúdo.
Abraços e até a próxima!