fbpx Skip to main content

Tecnologia Magento 2: principais desafios da plataforma e como vencê-los

Início » Blog » Tecnologia Magento 2: principais desafios da plataforma e como vencê-los
Imagem de computadores com linguagens de programação

O lojista que deseja trabalhar com uma plataforma de e-commerce que seja moderna, robusta e que atenda de fato às demandas do seu negócio, tem à disposição a tecnologia Magento 2. Uma das mais usadas no mundo, essa plataforma oferece o que há de melhor para os donos de lojas virtuais; contudo, é preciso superar alguns desafios desse produto. Você conhece todos eles?

Como toda boa solução, o Magento 2 exige alguns cuidados para que o lojista consiga usufruir de todos os seus recursos. Portanto, o objetivo deste texto é mostrar para você, que tem um e-commerce ou que pretende iniciar nesse meio, como aproveitar tudo o que a tecnologia Magento 2 tem a oferecer para seu negócio, sem sustos ou surpresas.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens de uma plataforma Magento 2 e o que sua loja ganhará com esse tipo de solução. Depois, mostraremos alguns desafios que a plataforma impõe ao lojista e como superá-los da melhor maneira possível. Acompanhe!

Benefícios da tecnologia Magento 2

Talvez você já saiba, mas é sempre bom destacar o quanto sua loja virtual ganhará com a tecnologia Magento 2. Desde os processos iniciais, até as diversas opções de personalização que o lojista tem, essa plataforma se mostra diferente no mercado de e-commerce.

Confira a seguir algumas das principais vantagens dessa tecnologia!


Open Source (código aberto)

Para começar a nossa lista de vantagens, é importante ressaltar que uma plataforma Magento é open source, ou seja, possui código aberto. Isso quer dizer que diversos profissionais podem acessar o código-fonte, tornando possível a criação de lojas online de forma flexível e de acordo com as demandas do lojista.

O sistema também conta com diferentes recursos nativos, dispensando assim a instalação de alguns módulos. Isso reflete muito no desempenho do seu site de compras, melhorando bastante a forma com que os usuários navegam na página.

Centenas de possibilidades de integração

Outro ponto que faz a diferença a favor das lojas que contam com a tecnologia Magento 2 são as inúmeras integrações que ela oferece. Tornar disponível aos clientes mais recursos durante a sua jornada de compra é uma forma de promover uma experiência satisfatória com sua marca. Isso, com toda certeza, fará com que eles voltem a comprar em sua loja.

Por isso, quanto mais integrações sua loja virtual oferecer, mais completa e acessível ao consumidor ela será, além de contribuir bastante para o seu trabalho no dia a dia. São diversas opções de integração para:

  • meios de pagamento;
  • soluções de logística;
  • Google Analytics e outras ferramentas;
  • SEO;
  • ERPs;
  • recursos de e-mail marketing;
  • sistema de gerenciamento de conteúdos;
  • entre vários outros.

Checkout rápido e otimizado

É preciso fazer a diferença nas etapas que mais prejudicam a jornada de compra do consumidor, não é mesmo? O checkout é uma dessas etapas, inclusive uma das que mais ocorrem abandono de carrinho no e-commerce. Por isso, oferecer um sistema rápido e eficaz contribui muito para a conversão do cliente.

Por meio de uma plataforma Magento 2, esta etapa da compra é muito tranquila, pois não exige o preenchimento de longos formulários ou cadastros desnecessários. Além disso, você pode customizar o checkout da sua loja online, tornando-o mais rápido, simples e acessível ao cliente.

Integração com marketplaces

Esta parte poderia estar no tópico em que falamos sobre as integrações possíveis com o Magento 2, mas resolvemos dar mais alguns detalhes sobre ela. Uma plataforma com essa tecnologia possibilita a integração da sua loja virtual com diversos marketplaces do mercado, expandindo ainda mais o alcance da sua marca.

No entanto, algumas plataformas vão além. A Boost Commerce plataforma de loja virtual da JN2 — disponibiliza aos lojistas uma plataforma com integração nativa a mais de 50 marketplaces no mercado. Quase todos os planos da empresa contam com essa opção, que favorece bastante o aumento das vendas no e-commerce.

Como falamos ao longo deste texto, destacamos apenas algumas das principais vantagens da tecnologia Magento 2. Existem diversos outros benefícios para os lojistas, inclusive já produzimos vários conteúdos falando mais sobre isso. No entanto, vamos agora entender os principais desafios que essa ferramenta impõe para os donos de lojas virtuais.

Principais desafios da plataforma

Como vimos, o Magento 2 pode fazer a diferença em seu negócio online. Contudo, o lojista precisa entender que deverá superar alguns desafios com relação a essa tecnologia, o que é muito importante no momento de decidir qual plataforma Magento 2 você vai contar em seu e-commerce. Por isso, abordaremos a seguir alguns desses desafios. Confira!

Mão de obra especializada

A tecnologia Magento 2 oferece muitas facilidades aos lojistas. São vários recursos que podem ser gerenciados de forma simples, sem exigir conhecimentos técnicos. No entanto, trata-se de uma plataforma com inúmeras possibilidades que agregam bastante ao seu negócio, e muitas delas demandam o trabalho de profissionais especializados.

Por exemplo, o fato de ser uma solução open source, com código aberto, permite opções de personalização para seu e-commerce, conforme dissemos. Mas esse trabalho de acessar o código-fonte e dar ao seu negócio a cara que ele precisa, precisa ser feito por especialistas, caso contrário você pode não ter o resultado que espera.

Existem diversas outras possibilidades com o Magento 2, justamente por ser uma ferramenta robusta e flexível. Por isso, na hora de adquirir a sua plataforma, procure por uma empresa que ofereça soluções completas para o seu negócio, com o trabalho de desenvolvedores preparados para fazer o melhor para a sua loja virtual.

Serviço de implantação

Infelizmente, este é um desafio muito encontrado pelos comerciantes do varejo online. Diversas empresas oferecem a tecnologia Magento 2 sem nenhum tipo de auxílio ao lojista para a implantação da plataforma. Isso gera muita insatisfação nos empreendedores, pois muitos deles não sabem como gerenciar a ferramenta e aproveitar todas as suas vantagens, o que é até normal.

Por isso, é preciso contar com empresas que oferecem esse tipo de serviço. Inclusive, algumas delas possuem equipes com profissionais preparados para esse trabalho, justamente por entenderem que o lojista não pode ficar sem essa orientação.

Atualizações periódicas

A plataforma Magento oferece um mundo de funcionalidades para serem exploradas, como já dissemos. E esses recursos, obviamente, são atualizados com frequência, a fim de oferecer o que há de mais atual para o pleno funcionamento de uma loja virtual. Contudo, para contar com essas atualizações, é necessário o trabalho de profissionais capacitados para promover esses upgrades.

Novamente, é fundamental o comerciante contar com uma empresa que já possui esses serviços de atualização periódicas para seu e-commerce. Assim, você poderá usufruir de todas as vantagens que a plataforma vai oferecer para a sua loja.

Investimento

Outro ponto importante diz respeito ao investimento que o lojista deverá fazer para ter a plataforma. Por ser uma solução robusta, completa e que permite centenas de integrações, várias empresas comercializam essa solução com valores bem altos, muitas vezes fora da realidade dos lojistas.

No entanto, o empresário precisa ter cuidado com isso, pois não é sempre assim. Existem empresas que trabalham com preços acessíveis e oferecem um ótimo custo-benefício. Essas soluções são bem transparentes, com o comerciante entendendo para onde vai o valor investido e o que ele vai ganhar com tudo o que está sendo feito. Portanto, procure por esse tipo de serviço e não caia em armadilhas!

Suporte 

Do que adianta contar com uma tecnologia de ponta em sua plataforma de e-commerce, como o Magento 2, mas sem o suporte de especialistas para te auxiliar durante todo esse processo? Infelizmente, esse é um cenário também comum, em que muitas empresas se preocupam apenas em vender a plataforma e deixam o lojista sem qualquer tipo de suporte.

Mas felizmente, existem outras instituições que se preocupam não apenas com a venda da solução, mas também com a evolução e o trabalho no dia a dia. Dessa forma, essas empresas oferecem suporte aos comerciantes, resolvendo qualquer tipo de problema que aparecer durante o funcionamento da loja virtual.


Como vencer esses desafios e aumentar suas vendas com a tecnologia Magento 2

Como vimos, os desafios que apresentamos nos tópicos anteriores são muito encontrados no mercado. Existem, inclusive, várias outras dores que os empresários encontram ao adquirir uma plataforma Magento 2. Contudo, é preciso entendermos que todas essas adversidades podem ser vencidas, fazendo com que o lojista tenha sempre o melhor à sua disposição.

E uma das maneiras mais fáceis e eficientes de encontrar a forma ideal para superar esses desafios, é contar com a plataforma de e-commerce da JN2, a Boost Commerce. Essa plataforma foi desenvolvida a partir da tecnologia Magento 2, absorvendo o que existe de mais moderno e eficiente nessa solução, somado ao que há de melhor no modelo SaaS.

Inclusive, a Boost Commerce se diferencia no mercado por trazer o universo open source do Magento 2 para o modelo SaaS (Open SaaS), algo que poucas empresas conseguem fazer atualmente. Assim, o lojista conta com uma plataforma com mais de 20 mil horas de desenvolvimento técnico em evolução a partir do Magento, unindo o melhor dos dois mundos — a robustez e flexibilidade do Magento e a acessibilidade de uma plataforma SaaS.

Portanto, todos os desafios apresentados neste artigo (e muitos outros) podem ser superados por meio de uma plataforma completa, como a Boost Commerce. Com um time de especialistas altamente qualificados e certificados em Magento 2, a JN2 possibilita que você se concentre em outros pontos importantes do seu negócio, pois a parte tecnológica fica com a nossa empresa!

Conclusão

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e entendido os principais desafios encontrados nas plataformas com tecnologia Magento 2. Mais do que isso, é fundamental que você perceba que a JN2 tem as soluções ideais para essas adversidades.

Quer contar com uma plataforma Magento 2 em seu e-commerce? Não perca tempo e fale agora mesmo com nossos consultores! Podemos ajudar a sua loja virtual a vender muito mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *