O marketing é, antes de tudo, uma atividade humana. E por ser uma atividade humana e ser usado no cotidiano das empresas, acaba tendo muitas divisões internas. Com o passar do tempo, a economia se tornou mais complexa e as necessidades mudaram, logo, surgiram variados tipos de marketing.
Essa variedade faz com que seja muito fácil se perder dentro dessa grande área, o que pode fazer a gente não perceber qual é o marketing mais adequado para cada situação.
Mas não se preocupe, vamos explicar aqui os tipos de marketing e como eles podem ser úteis em cada momento de seu empreendimento.
Mas o que é o marketing?
O marketing é uma disciplina que trata do apanhado de ações e estratégias que buscam aperfeiçoar o desempenho de uma instituição dentro do mercado, que é onde acontecem as trocas financeiras.
O objetivo é conquistar espaço junto aos públicos desse mercado e ampliar as áreas de atuação que já estão consolidadas criando novos relacionamentos.
Ou seja, trata-se de destacar a empresa através da propaganda e outras ações, baseadas no conhecimento do público-alvo através de métodos científicos (sociológicos, psicológicos, econômicos) de medição.
Não se sabe exatamente quando surgiu o marketing. Alguns especialistas afirmam que ele é tão antigo quanto o próprio mercado, mas isso também não é preciso.
Mesmo que não exista uma origem histórica clara, essa vinculação com a economia colaborou para o surgimento de diversos tipos de marketing, adequados para empresas de vários segmentos. A mesma empresa pode usar vários tipos de marketing! Que tal conhecer alguns deles e saber quando são úteis?
Quais são os tipos de marketing?
Todos esses tipos estão relacionados com o conceito de marketing, do qual já falamos, porque querem aperfeiçoar algo. Eles se diferenciam no canal e no público-alvo. O canal é a ferramenta de comunicação utilizada (panfletos, banners, postagens, etc.) e o público-alvo são as pessoas que você deseja alcançar com a comunicação para que elas se tornem clientes.
Isso é o que determina o tipo mais útil para cada caso. Separamos alguns deles levando em conta o canal e o público-alvo.
Marketing viral
Esse tipo de marketing acontece nas redes sociais (cada vez mais usada pelos consumidores), buscando fazer uma imagem positiva da empresa se espalhar da mesma maneira que uma epidemia. O seu público-alvo são os consumidores ativos e os clientes em potencial (leads).
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento busca aperfeiçoar a relação da empresa com o consumidor. Ou seja, o público-alvo é esse cliente.
O marketing de relacionamento usa a comunicação e a excelência no atendimento para alcançar a satisfação do consumidor. É um marketing de alta complexidade, porque exige um esforço contínuo e pode usar muitos tipos de canais (telefone, internet, atendimento pessoal).
Marketing Social
Embora não sejam instituições filantrópicas, as empresas podem usar o marketing social para promover ações assim em áreas de vulnerabilidade (comunidades desfavorecidas).
O marketing social elabora estratégias para atender necessidades, incentivando um sentimento coletivo de compaixão contra o individualismo. Os canais se voltam para divulgar ações desse tipo. O público-alvo é “criado” nesse sentimento de solidariedade, divulgando a marca para além do que oferece de produto.
Marketing Direto
O marketing direto trata de expor diretamente a marca para clientes e leads através de ações lógicas e práticas para a eficiência e a comunicação.
Por isso, o objetivo é o curto prazo e os estudos são bem intensos: pesquisas de mercado, investimentos, retorno, identificação do perfil dos clientes atuais e consumidores em potencial, formas de aumentar os lucros, entre outras. O público-alvo e o canal são definidos por essa rígida pesquisa interdisciplinar.
Marketing Indireto
O marketing indireto tem esse nome porque funciona por associação de uma marca a outra, promovendo a primeira pela segunda. A primeira aparece associada a produções culturais, programas de televisão, etc, sem estar no espaço isolado dos comerciais (que podem ser rejeitados pelo consumidor).
O objetivo é fixar a marca no subconsciente de quem toma contato. Por isso, o público-alvo é amplo (da TV ou da internet, por exemplo) e o canal tem que ser escolhido considerando onde está essa grande “massa”.
Marketing Digital
O objetivo do marketing digital é criar canais de comunicação nos meios digitais, aproveitando-se da possibilidade do cliente escolher o conteúdo que consumirá (o que torna mais fácil o alcance ao público-alvo).
Outra vantagem é que a internet permite medições muito mais precisas a partir do número de vezes que um conteúdo é acessado.
Cada vez mais as empresas têm investido nas potencialidades desse canal, porque ele permite utilizar diferentes recursos. Ele é muito útil para aquelas pessoas que:
- não dispõem de muitos recursos financeiros para o marketing, já que os custos de estar na internet são menores;
- desejam expandir seu negócio, porque são gerados resultados numéricos mais confiáveis;
- buscam revigorar (ou mesmo construir) a sua marca.
Nós falamos mais detalhadamente sobre o assunto aqui.
Marketing de Resposta
O marketing de resposta está relacionado a momentos de crise na imagem pública de uma empresa. Além do pedido de desculpas, é feita uma ação para reparar a imagem da marca.
Mas ele também pode ser usado para uma autocrítica da imagem, efetuando pesquisas e traçando estratégias para melhorá-la. O público-alvo acaba sendo menos preciso e os canais devem ser simultâneos (internet e televisão, por exemplo).
Endomarketing
Também é preciso “vender” a empresa para o próprio colaborador, e é isso que faz o endomarketing. Ele garante que a equipe de trabalho fique feliz e motivada, atraindo mais consumidores.
O público-alvo é composto pelos colaboradores da empresa, e os canais geralmente se restringem ao espaço físico e virtual da empresa.
Marketing de Guerrilha
A guerrilha é um método de combate militar que consiste em ataques isolados, que permitem a economia dos recursos gastos num combate longo. O marketing de Guerrilha funciona por essa mesma lógica: o objetivo é investir pouco dinheiro em campanhas e ações criativas e inovadoras.
Os ataques isolados são feitos em diversos canais: intervenções nas ruas, colocações de mídia em lugares inusitados, criações de espaços exclusivos para ações, entre outros. Por isso, o público-alvo não é tão bem definido como em outros tipos.
Você sabia que existiam tantos tipos de marketing? O que achou deles? Algum deles é o mais adequado ao perfil de seu negócio?