Imagem de uma mulher animada com a Black Friday 2022

Já destacamos aqui, em nosso blog, por que você deve iniciar os preparativos para a Black Friday desde agora. E nesse planejamento, é fundamental entender de que forma sua loja virtual pode atingir em cheio os consumidores e turbinar as vendas. Por isso, vamos abordar, neste artigo, mais alguns pontos essenciais para seu e-commerce ter sucesso na Black Friday 2022.

Não se trata apenas de uma ou outra estratégia a ser aplicada; uma data de tamanha importância como essa, requer inúmeras ações. Contudo, ainda é grande o número de lojistas que não se preparam para a Black Friday de maneira antecipada, acumulando assim diversas tarefas para serem feitas em cima da hora.

Inclusive, uma das formas de se destacar entre a concorrência é exatamente esta, planejando-se com bastante antecedência e entendendo o que pode ser feito. Portanto, este texto será de grande utilidade para compreender algumas tendências e pontos de atenção característicos dessa grande data do varejo.

Continue a leitura e saiba como ter sucesso na Black Friday 2022!

Entendendo como foi a Black Friday do ano passado

O ponto de partida para ter bons resultados no dia 25 de novembro (data da Black Friday deste ano) é olhar para trás e entender o cenário. E isso vale tanto para o contexto nacional da data, observando os números do ano anterior, quanto para as especificidades do seu próprio negócio. Neste último caso, aprender com os erros é fundamental, assim como repetir as estratégias que deram certo no período.

No que diz respeito aos números da Black Friday em 2021, os dados são animadores. Isso porque, mais uma vez, tivemos um cenário com crescimento em diversos pontos, o que, sem dúvida alguma, aumenta as expectativas para este ano. Dessa forma, compreender essas informações e usá-las a favor do seu negócio pode ser determinante para o sucesso das vendas.

Para melhorarmos nossa compreensão sobre o assunto, vamos com alguns dados da NielsenIQ Ebit sobre a Black Friday do ano passado. Sabe aquele “esquenta” que muitas lojas oferecem na semana anterior à grande data? Em 2021, o faturamento nesse período foi de R$ 2,8 bilhões, sendo 31% maior do que em 2020. 

Outro dado interessante: a quinta-feira que antecede à Black Friday teve um aumento nas vendas maior do que a própria sexta-feira, em relação a 2020 (crescimento de 10% e 4%, respectivamente). Mais um fator a ser observado é que, na sexta-feira, o horário de maior volume de faturamento das lojas foi entre 11h e 11h59, passando dos R$ 220 milhões. Os setores que mais venderam foram os de eletrodomésticos, casa e decoração e moda e acessórios.

Algumas práticas importantes para ter sucesso na Black Friday 2022

Por meio dos números referentes ao ano passado, destacados no tópico anterior, é possível elaborar estratégias para se diferenciar na grande data do varejo e obter bons resultados. Além disso, é importante também se atentar a algumas práticas importantes para ter sucesso na Black Friday 2022. Vamos a elas!

Aproveitar as oportunidades trazidas pelas lives commerce

Você já conhece as lives commerce? Tratam-se de transmissões realizadas ao vivo, em que um apresentador mostra os produtos de uma loja e oferece excelentes descontos para quem comprar naquele momento. Esse tipo de evento foi criado pelos chineses e ganhou popularidade durante a pandemia, sendo bem utilizado por grandes marketplaces e lojas virtuais.

No ano passado, as lives commerce trouxeram bons resultados para quem apostou nessa estratégia; e para 2022, promete ser ainda mais eficiente. Por isso, vale muito a pena considerar essa prática e planejar apresentações do seu e-commerce no período da Black Friday.

Fazer bom uso do Pix

Sabia que, ainda de acordo com a NielsenIQ Ebit, 54% das compras realizadas na Black Friday 2021 foram à vista? E principalmente nas compras online, nada melhor do que oferecer o Pix como uma das formas de pagamento, não é mesmo? Apesar de não ser mais nenhuma novidade, esse meio de pagar as compras foi sucesso no ano passado e não deve ser esquecido pelos lojistas em 2022.

Além de sua segurança e agilidade, o Pix também permite que os comerciantes tenham o dinheiro na mão de forma mais fácil e com taxas menores do que as de intermediadores de pagamento. Dessa forma, é possível oferecer descontos mais atrativos aos clientes e fazer bonito em novembro!

Utilizar bastante as campanhas de marketing digital

As campanhas de marketing digital são cruciais para se ter sucesso na Black Friday 2022 e, por isso, precisam ser bem planejadas. Dessa forma, essas ações devem ser iniciadas desde já, para que seus clientes e potenciais consumidores reconheçam sua marca como uma autoridade e ganhem confiança. Quando chegar o período da Black Friday, sua loja virtual já terá se posicionado de maneira assertiva para gerar boas vendas. 

Existem várias formas de realizar campanhas eficientes, com excelentes ferramentas. O e-mail marketing, por exemplo, é fundamental para manter o relacionamento com seus clientes e conduzir os potenciais consumidores rumo à decisão de uma compra. Além disso, é um dos principais recursos para divulgar promoções e descontos da sua loja virtual.

E não podemos nos esquecer das redes sociais, que também são essenciais para divulgação das campanhas e engajamento com os consumidores. Portanto, comece o quanto antes suas campanhas e garanta que o público se lembre do seu e-commerce, em especial quando chegar a grande data.

Oferecer diferenciais além do preço

A Black Friday é uma data, como todos sabem, voltada para oferecer descontos e condições especiais. No entanto, não são todas as lojas que conseguem competir nesse período e disponibilizar o maior desconto. Muitos negócios, inclusive, trabalham com a margem de lucro apertada, o que inviabiliza quedas muito bruscas nos preços.

Mas isso não quer dizer que esses e-commerces não possam faturar na Black Friday. Se você se encaixa no exemplo que demos acima, é importante trabalhar diferenciais em sua empresa que incentivem o público a comprar de sua loja. Isso porque os consumidores estão, cada vez mais, priorizando a qualidade dos produtos e uma boa experiência de compra.

Portanto, se o seu comércio não pode competir com outras grandes marcas oferecendo descontos, identifique diferenciais que possam te colocar em lugar de destaque. Além do que já mencionamos, os clientes costumam valorizar muito o atendimento, o tempo de entrega das mercadorias, valor do frete, entre outros pontos que podem ser trabalhados por sua loja. Pense nisso!

Dedicar-se também às mídias orgânicas

Mais uma estratégia que não pode faltar em seu planejamento é a produção de conteúdo para mídia orgânica. Como a Black Friday é um período em que os consumidores vão muito às compras, o investimento em tráfego pago precisa ser bem acima do habitual, já que diversas marcas também procuram esse serviço.

E como sabemos que nem todas as empresas possuem recursos para grandes investimentos em tráfego pago, as mídias orgânicas tornam-se uma excelente saída. Por meio de estratégias de SEO, por exemplo, é possível trabalhar seus conteúdos para que fiquem bem posicionados em buscadores como o Google.

Isso pode ser feito em artigos do seu blog e, principalmente, nas páginas de produtos, com descrições completas, imagens de alta qualidade, entre outros pontos. Dessa forma, seu e-commerce consegue se destacar e, mesmo sem grandes investimentos em mídia paga, aparecer para seu público. Mas essa é uma ação que precisa de tempo para surtir efeito (médio e longo prazos), daí a importância de ser aplicada desde já.

Essas foram as nossas dicas para que você entenda o que pode ser feito em seu negócio e, assim, tenha sucesso na Black Friday 2022. E se quiser saber mais sobre estratégias eficientes para se dar bem nessa grande data do varejo, temos um convite especial para te fazer!

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