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Novembro chegou: quais os últimos preparativos para a Black Friday?

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Carrinho de compras - últimos preparativos para a Black Friday

Um dos meses mais importantes para o varejo brasileiro chegou! Já estamos em novembro, e com isso aumenta a proximidade para uma data fundamental no comércio. Todo o planejamento, e as estratégias elaboradas nos meses anteriores, será aplicado agora, mas ainda vale a pena ajustar alguns detalhes. Afinal, quais os últimos preparativos para a Black Friday?

A verdade é que muitos lojistas deixam para resolver várias questões na última hora. No entanto, espera-se que a maioria tenha feito seu planejamento há mais tempo, com cada ação sendo organizada com calma e estratégia. Para esses comerciantes, vamos destacar neste texto alguns itens que precisam ser verificados e que exigem atenção especial.

Se você não se planejou de forma antecipada, fique atento. Ao abordarmos neste artigo os últimos preparativos para a Black Friday, é possível que você corra contra o tempo e avalie a possibilidade de aplicar algumas dessas dicas em seu negócio, obtendo sucesso nesta data. Acompanhe!

O cenário para a Black Friday em 2021

Como não poderia deixar de ser, as expectativas dos lojistas para uma Black Friday de sucesso são enormes em 2021. Os próprios números contribuem para esse otimismo, sobretudo para quem vende de forma online.

Para termos uma noção, segundo pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil, as pequenas e médias empresas estimam aumentar em mais de 25% seu faturamento na Black Friday. A comparação é feita com relação ao mês anterior, outubro. Se pegarmos os números da última Black Friday (2020) e os compararmos com o ano anterior (2019), o cenário é ainda mais animador.

Por exemplo, se pegarmos o faturamento das lojas virtuais em 26 e 27 de novembro de 2020, este chegou a R$ 5,1 bilhões de acordo com um estudo feito pela Social Miner, em parceria com outras instituições. Isso significou um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2019. 

Os números foram tão positivos que a Black Friday de 2020, quando falamos em vendas online, superou até mesmo o Natal. Portanto, para 2021, o cenário é muito otimista, uma vez que os consumidores já se acostumaram às compras no meio digital e não vão abrir mão desse hábito daqui para frente. 

Dicas para ajudar nos últimos preparativos da Black Friday

Como vimos, estamos diante de uma excelente oportunidade para os comerciantes. Por isso, é necessário preparar sua equipe para que todos os pontos definidos no planejamento sejam seguidos. Com dedicação e muito trabalho, será possível cativar o consumidor e fazê-lo comprar em sua loja virtual.

Para te ajudar nessa reta final, vamos lembrar alguns pontos cruciais para você fazer os últimos preparativos para a Black Friday. Siga a leitura e não perca tempo!

Lembre-se de oferecer um atendimento de excelência

Em um mercado com muitas oportunidades como é o comércio eletrônico, mas também bastante competitivo, é fundamental se diferenciar dos concorrentes. E uma das maneiras mais eficientes de ganhar destaque e conquistar o público é por meio do atendimento. Seu e-commerce tem um plano específico para isso na Black Friday?

Lembre-se que um consumidor bem atendido é um consumidor satisfeito, e que, portanto, tende a comprar em sua loja virtual várias outras vezes. Seja cordial, resolva o problema do do cliente e não o deixe esperando. Seja por meio das redes sociais, e-mail ou telefone, tente ser o mais ágil possível.

Se for o caso e você perceber, dias antes, que terá uma demanda muito maior que o planejado, faça contratações temporárias e estruture mais a equipe. No final, você vai ver que tudo terá valido a pena, e que o retorno será satisfatório.

Se possível, antecipe o período de descontos

Muitos lojistas fazem um planejamento que abrange um período maior de promoções e descontos, e não somente o dia da Black Friday (que em 2021, será em 26 de novembro). A ideia é válida e tende a funcionar, uma vez que os consumidores terão mais oportunidades para efetuar compras e até mesmo comprar mais de uma vez.

Portanto, se ainda não está em seu planejamento, procure se organizar e oferecer, conforme as suas possibilidades, um período maior de descontos. Pode ser por uma semana inteira — a chamada Black Week — e até mesmo durante todo o mês, também chamado de “Black November”. Aproveite e explore bastante essas chamadas em suas divulgações, sobretudo nas redes sociais.

Dê uma atenção especial às redes sociais

Fechamos o tópico anterior falando das redes sociais, e vamos detalhar mais alguns pontos aqui. É fundamental que o lojista, entre todas as suas estratégias para a Black Friday, dê uma atenção especial para as mídias sociais. Isso porque o seu público está lá, fazendo pesquisas e até comprando por esses canais.

Portanto, todo esforço é válido para produzir posts divulgando as promoções e descontos, apresentando sua empresa e destacando os benefícios que seus produtos oferecem. Além disso, não se esqueça de usar esses canais também para atender o seu cliente, engajá-lo e, claro, realizar vendas.

Avalie também a possibilidade de realizar anúncios, para que sua marca chegue a um número bem maior de pessoas. Em um período como a Black Friday, que atrai muitos consumidores para as compras, é importante investir para que seu produto seja mais visto e, consequentemente, comprado. E os anúncios são uma excelente estratégia para isso!

Diversifique as suas plataformas de vendas

Ainda falando das redes sociais, elas também são muito importantes para vendas, como mencionamos. Por isso, para aumentar seu faturamento, é essencial que os comerciantes diversifiquem suas plataformas de vendas, oferecendo seus produtos em mais de um canal.

Além da loja virtual própria, um e-commerce pode vender por meio do Instagram Shopping, do Facebook e do WhatsApp, fazendo bom uso do poder e alcance dessas redes. Além disso, é possível vender também em grandes marketplaces do país — inclusive, algumas empresas oferecem plataformas de e-commerce já integradas de forma nativa a esses canais.

Aproveite a Cyber Monday

Você já ouviu falar da Cyber Monday? Trata-se de uma ação especial de vendas online, que ocorre anualmente na segunda-feira seguinte à Black Friday. Neste ano, a Cyber Monday será em 29 de novembro.

Esta data é mais uma grande oportunidade para oferecer um dia a mais de descontos, e pegar principalmente o público que, por algum motivo, não conseguiu comprar na Black Friday. Avalie se a sua loja virtual pode fazer essa ação e, se der, aproveite! A Cyber Monday vem crescendo a cada ano e já está consolidada no calendário do varejo brasileiro.

Esperamos que tenha gostado do nosso texto, e que aplique essas dicas nos últimos preparativos para a Black Friday em seu e-commerce. E se quiser saber mais sobre o assunto, baixe agora mesmo o nosso ebook: Guia para ter um faturamento recorde na Black Friday. Afinal, sempre há tempo para aprender algo e aplicar em sua loja virtual!

Até a próxima!

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