Quando o consumidor finaliza uma compra online, o próximo passo é aguardar o produto chegar. É uma das etapas mais aguardadas pelo cliente; portanto, usar esse momento para surpreendê-lo e encantá-lo pode fazer uma diferença enorme para a sua loja. É aí que o unboxing experience entra como um importante aliado do seu negócio.

Por meio dessa estratégia, é possível proporcionar uma ótima experiência para o seu consumidor, fidelizando-o. No mercado varejista, é comum as empresas direcionarem tempo e esforços para o processo de vendas, mas pouco é feito no pós-venda.

Por isso, aproveitar os benefícios que o unboxing experience pode trazer para a sua loja virtual é se destacar da concorrência, tendo, como consequência, o aumento das suas vendas. Neste artigo, falaremos sobre o conceito dessa técnica e daremos algumas dicas para você criar algo memorável para seus clientes, por meio do unboxing experience. 

Conceito de unboxing experience

Essa expressão da língua inglesa serve para descrever a experiência de tirar algo de uma caixa. Muito provavelmente, você, como consumidor, já recebeu algum produto que comprou pela internet e vivenciou pequenos instantes de ansiedade para sua abertura. Todo esse processo entre a tão aguardada chegada da mercadoria e o ato de a desembalar, consiste no unboxing experience.

Quando a entrega de um produto é trabalhada usando-se estratégias de unboxing, o cliente tem, logo de imediato, uma ótima sensação sobre o seu negócio. É como aquele velho ditado popular, em que “a primeira impressão é a que fica”. 

O sucesso dessa técnica é tão grande que existem até canais famosos no Youtube, direcionados ao ato de desembrulhar pacotes e detalhar como é a experiência. O Unbox Therapy, por exemplo, é um dos principais e possui mais de 17 milhões de inscritos. Portanto, dedicar-se ao unboxing experience pode fazer uma grande diferença para o pós-venda da sua loja.

Dicas para criar boas estratégias de unboxing 

Você pode estar se perguntando: mas como posso proporcionar uma ótima experiência ao meu público, fazendo bom uso do unboxing experience? Se esse é o seu caso, fique tranquilo! A seguir, vamos apresentar sete dicas bem criativas para criar algo memorável para seus consumidores.

1 – Dê atenção especial à embalagem dos produtos

Em primeiro lugar, a embalagem deve ser segura. De nada adianta empacotar o produto em uma caixa bonitinha e colorida, mas que não proteja a mercadoria, não é mesmo? Mas é perfeitamente possível ser criativo na criação de embalagens, sem deixar a segurança de lado.

Você pode, por exemplo, personalizar suas embalagens, de acordo com a ocasião e os gostos do cliente. Uma boa estratégia também é oferecer embrulhos para presente por um valor adicional. Com a pandemia, muitas pessoas passaram a presentar por meio de compras online, mas a maioria das lojas virtuais não oferece esse tipo de serviço.

Portanto, você ganha em duas frentes: causa uma boa impressão no consumidor, que verá o cuidado da sua loja com a embalagem, e ainda garante mais uma fonte de receita para a sua empresa.

2 – Evidencie a sua marca e seja coerente com a identidade da empresa

Ainda falando sobre embalagens, a sua marca deve se fazer presente em todos os pacotes de produtos. Trata-se de uma forma de reforçar sua identidade perante o público, deixando o nome da loja mais forte. Além disso, é preciso que suas mercadorias também estejam alinhadas com a embalagem.

Por exemplo, se a sua loja tem como foco a inovação e a tecnologia em seus produtos, nada melhor do que o cliente receber, em casa, uma embalagem que também condiz com esses valores. Dessa forma, o consumidor terá uma experiência completa e coerente, em todas as etapas, com aquilo que ele espera da sua empresa.

3 – Envie recadinhos personalizados para seus clientes

Quer a receita de algo prático, que não toma muito tempo e tem custo praticamente zero? Mande recadinhos personalizados para seus clientes, junto com os produtos! Além de possuir todas essas vantagens, os bilhetinhos impactam o consumidor, que não esperava por isso.

Se possível, escreva esses recadinhos à mão; isso vai demonstrar para o comprador que você dedicou um tempo exclusivo para ele, o que contará pontos a seu favor. Em tempos de pandemia, em que todos não sabemos ao certo quando as coisas voltarão ao normal (ou ao novo normal), mensagens personalizadas podem trazer esperança e alegrar o dia das pessoas, fazendo com que sua marca seja sempre lembrada.

4 – Ofereça brindes, sobretudo em datas comemorativas

Quem não gosta de ganhar brindes, não é verdade? Até mesmo quando esses presentinhos não têm muito valor agregado, ainda assim são bem vistos e geram satisfação no consumidor.

Não é necessário nada que demande um alto valor; basta apenas você mostrar para o cliente que sua loja se preocupa com ele, e que isso se estende ao pós-venda. Uma boa alternativa é enviar brindes junto aos produtos, aproveitando datas comemorativas.

Você pode enviar amostras de produtos da sua loja, ou até mesmo fazer parcerias com outras empresas que tenham o mesmo público-alvo que o seu negócio. Assim, o consumidor fica satisfeito e, com certeza, se tornará fiel.

5 – Disponibilize cupons de desconto 

Outra excelente maneira de melhorar a experiência do cliente em sua loja, usando o unboxing, é oferecer cupons de desconto. Nesse caso, a ideia é um cupom de desconto impresso, dentro da embalagem, convidando e incentivando o consumidor a uma nova compra.

Você pode oferecer:

  • desconto de 10% em determinados produtos;
  • frete grátis nas próximas compras;
  • crédito de R$ 20 nas compras acima de R$ 100;
  • entrega no dia seguinte à compra;
  • entre outras opções.

6 – Mantenha-se focado, também, na qualidade dos produtos

Um fato que acontece muito quando se tenta fazer bom uso do unboxing experience é investir na embalagem, mas se esquecer do produto em si. Dessa forma, o cliente fica até encantado ao receber sua mercadoria, mas logo fica insatisfeito com a qualidade do material ou algum outro item que possa causar sua frustração.

Por isso, faça com que seu cliente se encante com todos os processos da sua empresa, desde a navegação em seu site até a qualidade do material com que são feitos seus produtos. Afinal, de nada adianta caprichar na embalagem, se a própria mercadoria não agradar o comprador, não é mesmo?

7 – Promova engajamento com seus clientes nas redes sociais

Mais uma vez as redes sociais e o seu poder. Promover um bom engajamento com seu público no Instagram, Facebook e Youtube, entre outros canais, é certeza de bons resultados nas vendas. Por esse motivo, incentive seus consumidores a postarem os produtos e as embalagens nas redes sociais, e a marcar a loja!

Você terá publicidade gratuita e fará com que o cliente fique satisfeito, se sentindo parte do seu negócio; já que a sua loja também poderá compartilhar a publicação dele na página da empresa. Portanto, não se esqueça de enviar um cartão, junto com o produto, fazendo esse convite, ok?

Gostou das nossas dicas de como criar algo memorável para seus consumidores, por meio do unboxing experience? Sem dúvida alguma, trata-se de uma importante estratégia de pós-venda, que pode complementar a boa experiência do cliente em sua loja. Contudo, seu negócio só conseguirá agradar o cliente, de forma completa, se contar com uma boa plataforma de e-commerce.

A JN2 é uma empresa que trabalha no desenvolvimento dessas plataformas, disponibilizando no mercado o seu mais novo produto: a Boost Commerce. Desenvolvida a partir da tecnologia Magento 2, a mais usada no mundo, essa plataforma é moderna, robusta e com inúmeros recursos que farão as suas vendas aumentarem consideravelmente.

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